quarta-feira, 27 de abril de 2011

Plano de Estudos de Arte

PLANOS DE ESTUDOS 
SÉRIES FINAIS
ARTE

PLANO DE ESTUDOS
Componente curricular: ARTE
6ºs, 7ºs, 8ºs e 9ºs anos Ano: 2014
Número de aulas anuais: 80 aulas
Professoras: Isaura Santoro, Marize Polenz del Fabro

FILOSOFIA DA ESCOLA
Contribuir para a construção de uma sociedade formada por cidadãos éticos e politizados, com conhecimentos e valores necessários para que o Ser Humano possa ser feliz dentro de suas relações interpessoais, respeitando as diferenças individuais. 

OBJETIVOS DA ÁREA DO CONHECIMENTO
Desenvolver os conhecimentos estéticos e artísticos nas quatro linguagens da arte (visual, teatral, musical e dança), sendo a mesma entendida em sua globalidade, interagindo igualmente os aspectos relativos ao conhecimento, percepção, sensibilidade e reflexão.
Possibilitar a produção de trabalhos individuais e em grupo, para que possa progressivamente apreciar e valorizar o patrimônio artístico de distintos povos e culturas, produzidos ao longo da história e na contemporaneidade, tornando assim um leitor mais crítico do mundo, sensível em seus posicionamentos e agente de produção cultural.

METODOLOGIAS
Apreciação, análise e contextualização de diversas produções artísticas e culturais através da utilização de fotografias, vídeos, DVD e também assistir ao vivo. Produzir individualmente ou em grupo os fazeres artísticos.

ARTE: CONTEÚDOS E HABILIDADES DO 6º E 7º ANO

SABER (CONTEÚDOS)
FAZER (HABILIDADES)
ARTES VISUAIS
Elementos da Linguagem Visual.
Elaborar produções artísticas, utilizando os elementos básicos da linguagem visual.
Produções artísticas locais e regionais, incluindo os fazeres e as manifestações populares.
Patrimônio cultural e artístico local e regional.
Valorizar e estabelecer relações com as manifestações artísticas e outras manifestações presente na cultura local e regional.
Construção poética (elaboração de produções visuais)
Entender a arte como forma de construção poética, que adquire sentido em um contexto sociocultural.
Leitura se imagens de arte e da cultura visual.
Apreciar imagens que estabeleçam significado interpretativo.
Estudo de momentos da história da arte, de movimentos artísticos e de artistas relevantes no contexto da aprendizagem.
Conhecer alguns dos principais aspectos da produção artística brasileira no século XX e algumas de suas relações com contextos mais amplos.
A arte e a vida cotidiana.
A produção contemporânea em arte e cultura.
Relacionar os conhecimentos construídos em arte com o cotidiano e com experiências pessoais.
DANÇA
Movimentos Axiais (torcer, saltar, explodir, girar e outros que sugiram ação) e movimentos locomotores em dança (caminhar, correr, saltar, pular, deslizar, saltitar).
Níveis (alto, médio, baixo)
Espaço pessoal ou individual.
Direções.
Uso variado das partes do corpo.
Dois estilos de dança, com seus passos, terminologias, posições e padrões.
Tempo musical.
Executar elementos do movimento e da dança, apropriando-se de terminologia básica.
Sequências com inicio, meio e fim.
Improvisações simples.
Criar frases de movimento, experimentando diferentes estímulos.
Leituras de dança e discussão de sentidos.
Apreciar a dança, demonstrando olhar atento e sensível.
Entender a dança como linguagem, uma maneira de atribuir sentidos.
A dança local e seu contexto.
Conhecer a dança em contextos culturais e históricos variados.
MÚSICA
Apreciação de musicais (dança/teatro/musica)
Estudo do patrimônio artístico e cultural do RS com ênfase na musica.
Apreciar e reconhecer o patrimônio musical de seu entorno.
Improvisação de instrumentos de percussão alternativos e convencionais.
Arranjar ou recriar músicas com base em experiências individuais ou coletivas do fazer artístico-musical, exercitando seu potencial de autoria.
Estudo da música do RS e do cotidiano dos alunos.
Apreciar músicas com senso crítico, entendendo-as como linguagem.
Elementos formadores da música (timbre, forma, textura, harmonia, melodia, ritmo)
Utilização progressiva da leitura e grafia musical tradicional e alternativa.
Classificação dos instrumentos musicais.
Reconhecer os elementos formadores da música em exercícios auditivos e escritos.
Entoação de canções a uma e duas vozes, com ou sem acompanhamento instrumental.
Confecção de instrumentos musicais.
Executar instrumentos musicais alternativos com ênfase na percussão.
Cantar a uma ou mais vozes com ou sem acompanhamento.
TEATRO
Mobilização das diferentes partes do corpo.
Jogo, regra e brincadeira.
Sensibilização vocal e auditiva dos elementos graves e agudo, lento e rápido.
Utilizar o corpo no espaço em diferentes planos, direções e formas de deslocamento.
 Perceber as diferenças e possibilidades dos sentidos da visão, audição e tato.
Usar a voz em diferentes volumes, ritmos e alturas.
Narração e dramatização de histórias e fábulas.
Criação de cenas estruturadas com inicio, meio e fim a partir de estímulos diversos como imagens, filmes, músicas e textos.
Atuar na convenção palco/platéia.
Utilizar e demonstrar elementos básicos da linguagem teatral e habilidades no fazer teatro, participando de improvisações.
Apreciação e crítica de peças teatrais apresentadas ao vivo ou por vídeo, DVD, TV.
Desenvolver interesse e hábitos para assistir teatro, discutindo opiniões com os colegas de maneira construtiva.
Conhecimento de artistas e suas produções em diferentes contextos e períodos.

Desenvolver saberes sobre história e estética do teatro que ampliam o conhecimento da linguagem e dos códigos cênicos.
Conexões entre o teatro e a vida cotidiana.
A arte e o teatro dos povos primitivos de diferentes locais
Relacionar os conhecimentos construídos em teatro com o cotidiano e com experiências pessoais.


ARTE: CONTEÚDOS E HABILIDADES DO 8º ANO

SABER (Conteúdos)
FAZER (Habilidades)
Elementos da linguagem visual.
Princípios de composição e de relação entre elementos.
Elaborar produções artísticas, utilizando os elementos básicos da linguagem visual.
Relações das artes visuais com outras áreas do conhecimento, com a cultura visual, com diferentes culturas e com o cotidiano.
Os fazeres e as manifestações populares.
Contato com espaços de exposição de arte e artistas.
Reconhecer a pluralidade e a diversidade cultural, presentes no conjunto de manifestações artísticas produzidas na contemporaneidade e na história.
Refletir sobre imagens presentes na mídia.
Leitura de imagens da arte e da cultura visual objetivando a compreensão e a interpretação da arte de diversos contextos de produção.
Abordar a leitura de imagens de forma contextualizada, percebendo relações entre diversos tipos de produção artística.
Estudo de momentos da história da arte, de movimentos artísticos e de artistas.

Estabelecer relações entre as manifestações artísticas e outras manifestações presentes na cultura local, regional, nacional e mais ampla.
A arte e a vida cotidiana.
Relacionar os conhecimentos construídos em arte com o cotidiano e com experiências pessoais.
Combinações de maior complexidade de movimentos axiais e locomotores de dança.
Uso articulado do corpo das partes do corpo.
Memorização de sequências. 
Executar elementos do movimento e da dança, demonstrando e relacionando princípios do movimento.
Memorizar e reproduzir sequências de movimentos.
Contraste, clímax, repetição e variação.
Práticas corporais de improvisação
Criar frases de movimento, compreendendo princípios, processos e estruturas coreográficas básicas.
Experimentar dança como uma maneira de criar sentido.
Leituras de dança e discussões de sentidos.
Apreciar dança, demonstrando olhar atento e sensível.  
Dança no Brasil
O papel da dança em culturas diferentes.
Pesquisar e históricos, variados, relacionando-a com suas próprias experiências pessoais.
Dança e manifestação da arte visual em relação ao uso do espaço.
Relacionar dança com outras manifestações artísticas ou aspectos do cotidiano.
Apreciação das musicas (shows), analise musical em espetáculos de dança.
Observar e reconhecer o patrimônio cultural musical de seu entorno, bem como de outras etnias.
Elaboração de arranjos de musicas. Composição de peças musicais como o rap, entre outros.
Arranjar ou recriar musica com base em experiências individuais ou coletivas do fazer artístico-musical, exercitando seu potencial de autoria.
Apreciação e estudo de música de diferentes estilos e culturas – gêneros musicais do Brasil, música erudita, popular, folclórica.
Apreciar músicas com senso crítico.
Entender música como uma das maneiras de criar sentido.
Percepção e identificação da divisão rítmica.
Reconhecer os elementos formadores da música em exercícios auditivos e escritos.
Ler partituras simples de percussão.
Utilização progressiva da leitura e grafia musical tradicional.
Entoação de canções a uma ou mais vozes, com ou sem acompanhamento.
Executar instrumentos musicais alternativos e convencionais com ênfase na percussão.
Ampliação da percepção dos sentidos.
Uso da voz: respiração, volume, altura, articulação.
Utilizar o corpo no espaço em diferentes planos, direções e ritmos.
Criação de roteiros para cenas.
Criação de cena a partir de textos.
Significação dos objetos cênicos, cenários, vestimentas, sons e imagens.
Utilizar e Demonstrar elementos básicos da linguagem teatral e habilidades no fazer teatro.
Aplicar e demonstrar habilidades de pensamento crítico e criativo em teatro.
Conhecimento de períodos da história de teatro.
A produção teatral local.
Desenvolver saberes sobre aspectos da história e estética do teatro.



ARTE: CONTEÚDOS E HABILIDADES DO 9º ANO

SABER (Conteúdos)
FAZER (Habilidades)
Elementos da linguagem visual.
Princípios de composição e de relação entre elementos.
Elaborar produções artísticas, utilizando os elementos básicos da linguagem visual.
Relações das artes visuais com outras áreas do conhecimento, com a cultura visual, com diferentes culturas e com o cotidiano.
Os fazeres e as manifestações populares.
Patrimônio cultural e artístico.
Contato com espaços de exposição de arte e artistas.
Reconhecer a pluralidade e a diversidade cultural, presentes no conjunto de manifestações artísticas produzidas na contemporaneidade  e na história.
Refletir sobre imagens presentes na mídia.
Estabelecer relações entre uma produção artística e seu período histórico.
Leitura de imagens da arte e da cultura visual objetivando a compreensão e a interpretação da arte de diversos contextos de produção.
Abordar a leitura de imagens de forma contextualizada, percebendo relações entre diversos tipos de produção artística.
Elaborar formas criticas de pensamento sobre manifestações artísticas e culturais.
Estudo de momentos da história da arte, de movimentos artísticos e de artistas.
Transformações e rupturas na história da arte.
Estabelecer relações entre as manifestações artísticas e outras manifestações presentes na cultura local, regional, nacional e mais ampla.
A arte e a vida cotidiana.
Relacionar os conhecimentos construídos em arte com o cotidiano e com experiências pessoais.
Combinações de maior complexidade de movimentos axiais e locomotores de dança.
Uso articulado do corpo das partes do corpo.
Memorização de sequências. 
Executar elementos do movimento e da dança, demonstrando e relacionando princípios do movimento.
Memorizar e reproduzir sequências de movimentos.
Contraste, clímax, repetição e variação.
Práticas corporais de improvisação
Criar frases de movimento, compreendendo princípios, processos e estruturas coreográficas básicas.
Experimentar dança como uma maneira de criar sentido. 
Leituras de dança e discussões de sentidos.
Apreciar dança, demonstrando olhar atento e sensível.
Dança no Brasil
O papel da dança em culturas diferentes.
Pesquisar e históricos, variados, relacionando-a com suas próprias experiências pessoais.
Dança e manifestação da arte visual em relação ao uso do espaço.
Relacionar dança com outras manifestações artísticas ou aspectos do cotidiano.
Apreciação das musicas (shows), análise musical em espetáculos de dança.
Observar e reconhecer o patrimônio cultural musical de seu entorno, bem como de outras etnias.
Elaboração de arranjos de musicas. Composição de peças musicais como o rap, entre outros.
Arranjar ou recriar musica com base em experiências individuais ou coletivas do fazer artístico-musical, exercitando seu potencial de autoria.
Apreciação e estudo de música de diferentes estilos e culturas – gêneros musicais do Brasil, música erudita, popular, folclórica.
Apreciar músicas com senso crítico.
Entender música como uma das maneiras de criar sentido.
Percepção e identificação da divisão rítmica.
Reconhecer os elementos formadores da música em exercícios auditivos e escritos.
Ler partituras simples de percussão.
Utilização progressiva da leitura e grafia musical tradicional.
Entoação de canções a uma ou mais vozes, com ou sem acompanhamento.
Executar instrumentos musicais alternativos e convencionais com ênfase na percussão.


METODOLOGIAS
Explicar a técnica que será usada no trabalho prático nas aulas de “arte”, através de gráfico, conteúdo e exemplo.
As aulas de arte são expositivas, dialogadas e práticas.

OBSERVAÇÕES
No decorrer do ano letivo serão oferecidas outras atividades relacionadas às datas comemorativas ou eventos promovidos pela escola, tais como:
Confecção de lembranças para as mães (Dia das Mães) e pais (Dia dos Pais).
Festa junina (passos da quadrilha, casamento caipira, confecção de bandeirinhas, etc.).
Dia Mundial do Meio Ambiente, através da confecção objetos a partir de materiais reciclados.
Dia do Folclore (resgate de jogos e brincadeiras infantis).
Confecção de brinquedos com sucata (Dia da Criança).
Mostra de trabalhos (integrando os conteúdos desenvolvidos nos três trimestres).
Dia da Consciência Negra (Teatro).
Oficina de música e construção de instrumentos musicais de sucata.
Criação de peças decorativas com motivos natalinos.

AVALIAÇÃO

INSTRUMENTOS
Trabalhos individuais.
Trabalhos em grupo.
Participação em sala de aula.
Observações durante o desenvolvimento dos trabalhos.
Auto-avaliação.

CRITÉRIOS
Interesse e desenvolvimento das atividades.
Capacidade de organização.
Desempenho durante o processo.
Participação nas atividades propostas.
Capricho na apresentação dos trabalhos.
Coerência quanto às propostas apresentadas.

PROPOSTA DE INTERDISCIPLINARIDADE

A arte pode se unir as outras disciplinas com seus conteúdos específicos com história da arte, técnicas libertadoras, técnicas tradicionais de arte, passeios para pesquisar conteúdos afins de duas disciplinas ou mais, visitas a locais interessantes para conhecer culturas, costumes, comidas, folclore, etc. junto com professores de outras disciplinas.

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