quarta-feira, 27 de abril de 2011

Plano de Estudos de Geografia

PLANOS DE ESTUDOS 
SÉRIES FINAIS
GEOGRAFIA

PLANO DE ESTUDOS
Componente Curricular: GEOGRAFIA
6ºs, 7ºs, 8ºs e 9ºs anos Ano: 2014
Número de aulas anuais: 120 aulas
Professoras:  Carmen Teresinha Bordignon Viero, Ivete Teresinha Strieder, Rosângela Casarotto
FILOSOFIA DA ESCOLA
Contribuir para a construção de uma sociedade formada por cidadãos éticos, politizados, com conhecimento e valores necessários para que o Ser Humano possa ser feliz dentro de suas relações interpessoais, respeitando as diferenças individuais. 

OBJETIVO DA ÁREA DE CONHECIMENTO
Através dos estudos, estimular e desenvolver no aluno o interesse pelo conhecimento da história humana através dos tempos, analisada com raciocínio crítico e sempre no contexto da época, localizada no tempo e no espaço geográfico, levando-se em conta aspectos econômicos, políticos, e sociais, relacionando-os com o passado e o presente, buscando a constante atualização e participação com o futuro cidadão, defensor de princípios éticos e democráticos, preservando o bem comum e a natureza. 
GEOGRAFIA: CONTEÚDOS E HABILIDADES DO 6º ANO

SABER (Conteúdos)
FAZER (Habilidades)
Paisagens terrestres
Diferenciar paisagem natural de paisagem cultural e identificar o espaço geográfico como um espaço em constante transformação.
A orientação no espaço
Identificar os pontos de orientação (cardeais, colaterais e sub-colaterais) e aplicar o conceito de orientação em atividades práticas.
A localização no espaço; coordenação geográfica
Identificar as linhas que delimitam o planeta em hemisférios norte, sul, leste e oeste, e compreender que a partir destas linhas determinam-se as latitudes e longitudes de qualquer ponto da superfície da terra.
Zonas climáticas da terra
Caracterizar as zonas climáticas da terra e identificar   suas delimitações.
A representação do espaço usando escalas de mapas
Ler e interpretar os elementos que se encontram representados nos mapas.
O sistema solar
Adquirir informações sobre a posição da terra no sistema solar e justificar motivos que levam o homem a pesquisa espacial.
Principais movimentos da terra
Identificar os movimentos da terra e suas consequências;
Lua (satélite natural da terra); fases da lua e eclipses
Conhecer os movimentos da lua e suas consequências para a terra e compreender a origem dos eclipses.
A contagem do tempo (fusos horários)
Relacionar o movimento de rotação às diferenças horárias encontradas na terra.
A terra (origem e constituição)
Apresentar diferentes hipóteses sobre a origem e evolução da terra;
As rochas e minerais
Estabelecer diferenças entre minerais e rochas, avaliar a importância dos minerais e das rochas para a sociedade.
Agentes formadores e modificadores do relevo terrestre (internos e externos)
Identificar os principais agentes formadores e modificadores do relevo, compreender as formas de atuação e localizar as principais áreas de ocorrência.
A atmosfera e os climas, a umidade do ar e as precipitações
Identificar os principais elementos e fatores do clima,   conhecer as formas de interferência e os locais de atuação.

Elaboração: Professoras de geografia.


GEOGRAFIA: CONTEÚDOS E HABILIDADES DO 7º ANO
SABER (Conteúdos)
FAZER (Habilidades)
O espaço geográfico
Incentivar o aluno a elaboração de conceitos de espaço geográfico;
A sociedade moderna e o estado
Conduzir o aluno através de suas experiências e vivências, destacar as principais interferências da ação humana sobre o ambiente terrestre, focalizando a riqueza biológica, a poluição urbana e suas consequências;
Sociedade moderna e economia
O aluno analisa o impacto da sociedade sobre o meio ambiente e as consequências de uma economia não sustentável;
Atividade industrial
Levar o aluno ao entendimento do processo de produção desde as oficinas até as mais modernas indústrias robotizadas. Identificar e caracterizar os três conjuntos sócios econômicos do mundo atual;
O meio urbano
O aluno irá diferenciar população urbana de rural, identificar os elementos geradores da urbanização, detectando neles suas causas e consequências;
Meio rural
Compreender a dependência em relação à cidade através da análise da agricultura nos países ricos e os países pobres;
Comércio, transporte e comunicações
Analisar o impacto das transformações naturais, sociais, econômicas, culturais e políticas sob a influência das comunicações gestoras do mundo atual e determinante nas relações entre os povos;
População
Reconhecer causas e consequências da ocupação populacional; identificar tipos de crescimento demográfico mundial e analisar os aspectos sócio-econômicos e étnicos;
O Brasil e suas regiões
Caracterizar as diferentes regiões brasileiras de acordo com a divisão do IBGE e segundo critérios sócio-econômicos;
O nordeste
Identificar esta região através de suas características como a mais antiga, analisar a questão política de forte influência para a conservação de uma economia e sociedade despolitizada e com isso suas consequências sócio-econômicas e culturais;
O centro-sul
Identificá-la como a região mais industrializada e desenvolvida do Brasil;
A Amazônia
Reconhecê-la como região do futuro. Discutir e analisar de forma crítica a conservação dos recursos naturais, fauna e flora
Região Centro-Oeste
Entender a importância dos aspectos naturais dessa região, sua população e o impacto causado pelo avanço das atividades econômicas.
Região sul
Entender a importância sócio-econômica dessa região no contexto nacional e reconhecer a dinâmica de suas diferentes paisagens.

Elaboração: Professoras de geografia.


GEOGRAFIA: CONTEÚDOS E HABILIDADES DO 8º ANO
SABER (Conteúdos)
FAZER (Habilidades)
O terceiro mundo ou países do sul
Retomar o conceito de industrialização, identificar as diferentes fases no processo de desenvolvimento no tempo e no espaço;
A América Latina em conjunto
Caracterizar os países do norte e do sul através dos critérios econômicos e políticos;
O México
Analisar as relações entre excluídos e ricos;
América Central Continental; América Central Insular; as disparidades internas
Identificar a divisão regional da América Latina caracterizando cada uma delas e os problemas enfrentados pelas desigualdades internas;
As Guianas
Compreender que o mundo atual forma uma comunidade que é constituída por diversidades político-militares e essas diferenças estão em grande intensidade na América Latina;
Os Países Andinos
Conhecer os povos que colonizaram as regiões da América Latina;
Os Países Platinos
Adquirir informações sobre a colonização feita pelos povos latinos;
O Brasil
Avaliar de maneira crítica e criativa a interferência e as consequências dos países ricos sobre a América Latina. No Brasil identificar suas riquezas econômicas, naturais, culturais e compreender a influência política dos meios de comunicação para a formação cultural do Brasil e povos latinos;
A África em conjunto
Caracterizar a descolonização da África, suas causas e consequências. Identificar a divisão regional africana. Compreender os conflitos étnicos culturais existentes, caracterizar e identificar na África do Sul o grande movimento anti-separatista racial, suas causas e consequências;
A Ásia; O Oriente Médio; Os Tigres Asiáticos
Conhecer a grande influência que o Oriente Médio exerce no mundo todo, identificar os recursos minerais tanto no continente Africano quanto no Oriente Médio caracterizando-os em recursos renováveis e não renováveis;
O sul do Continente Asiático
Identificar os graves problemas sociais e culturais deste continente;
O Sudeste Asiático
Compreender as graves consequências da super população neste continente. Analisar o fenômeno população x alimento;
O Extremo Oriente
Relacionar as consequências da política religiosa conservadora com o desenvolvimento dos países Asiáticos;
Elaboração: Professoras de geografia.


GEOGRAFIA: CONTEÚDOS E HABILIDADES DO 9º ANO

SABER (Conteúdos)
FAZER (Habilidades)
Capitalismo e Socialismo
Divisão geoeconômica do mundo
Globalização
Caracterizar a bipolarização do espaço geográfico confrontando o capitalismo com os ideais socialista.
Analisar a construção da URSS e a Guerra Fria bem como suas implicações territoriais.
Entender o processo de globalização com o fim da bipolarização; abordar temas atuais com o papel dos blocos econômicos, o impacto da tecnologia na economia mundial e as grandes diferenças entre o Norte e o Sul.
ONU
Discutir a atuação dos órgãos que compõe a ONU.
Continente Europeu
Elaborar a evolução e identificar quais os elementos que compõe o continente Europeu.
Identificar os países que compõem cada uma das divisões regiões deste continente.
Europa: quadro natural
Identificar em cada região da Europa os aspectos físicos: clima, relevo, hidrografia, vegetação;
Europa: aspectos humanos
Caracterizar os principais grupos étnicos.
Reconhecer na xenofobia e no racismo as dificuldades de uma globalização como oportunidade de desenvolvimento dos povos subdesenvolvidos.
Identificar as razões das migrações internas e externas.
Reconhecer as influências do desenvolvimento industrial sobre a população local.
Europa Ocidental
Analisar e caracterizar o berço da industrialização.
Relacionar as mudanças e consequências da Revolução industrial no mundo.
Caracterizar a Alemanha em sua trajetória política e industrial.
Europa Setentrional
Conhecer os fatores físicos naturais de forte influência nesta região.
Caracterizar esta região como sendo a de menores densidades demográficas.
Identificar as transnacionais com forte atuação na globalização;
Europa Centro-Oriental
Adquirir informações sobre os países ex-socialistas.
Caracterizar o socialismo e o capitalismo e estabelecer as relações entre estes dois mundos.
Conceituar a CEI.
Identificar os problemas da fase de transição entre um sistema e outro.
Europa Meridional
Caracterizar os setores da economia e a transnacionalização destes setores.
A União Européia
Reconhecer a UE como sendo o maior bloco econômico do mundo.
Estabelecer comparações entre a situação econômico-política da União Européia e outros Blocos econômicos.
Japão
Comparar a disciplina da população japonesa com a da brasileira.
Avaliar a influência dos EUA no desenvolvimento do Japão.
Reconhecer a incorporação das tecnologias japonesas por outros países.
Austrália e Nova Zelândia
Observar o quadro político, o ambiente natural e os indicadores sócio-econômicos da Oceania, destacando a economia da Austrália e da Nova Zelândia.
Estados Unidos e Canadá
Debater sobre a influência dos Estados Unidos no Continente Americano destacando os aspectos político, cultural, militar e econômico.
Investigar as manifestações da influência norte-americana no Brasil.
Associar a Doutrina Monroe com a atuação dos EUA na América Latina, destacando-se Cuba.

Elaboração: Professoras de geografia.

METODOLOGIA
A metodologia utilizada será através de aulas expositivas participadas, utilizando mapas, textos, pesquisas bibliográficas, informações atuais dos meios de comunicação, utilizando textos de jornais, livros e revistas, fazendo com que o aluno participe criticamente em relação ao conteúdo proposto.

AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados diariamente através de sua disciplina, da realização de tarefas, participação em aula dando sua opinião e conhecimento através de trabalhos individuais e em grupo, testes e provas e pesquisas bibliográficas. 

RECUPERAÇÃO PARALELA
Será realizada durante o trimestre através de exercícios de revisão dos conteúdos não assimilados, sem alteração de notas.

PROPOSTA DE INTERDISCIPLINARIDADE
A geografia terá interdisciplinaridade com as demais disciplinas, citando como exemplo, o trabalho de textos em conjunto com a disciplina de português, o cálculo de escalas e medidas em mapas com a matemática, a construção de maquetes sobre conteúdos abordados em conjunto com as aulas de educação artística, desta forma, com as demais disciplinas conforme os conteúdos trabalhados em cada momento.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...