quarta-feira, 11 de março de 2015

Vacinação contra HPV na Escola


DATA DE VACINAÇÃO NA ESCOLA:
16 de março de 2015 às 8 horas

Quem deve ser vacinada:
  • 1ª dose para as alunas entre 9 e 11 anos completos
  • 2ª dose para as alunas que não tomaram a mesma em 2014 (devem trazer seu cartão de vacinação)

As alunas que devem ser vacinadas nesta etapa estão levando as autorizações para os pais preencherem e assinarem em casa.

O Ministério da saúde, por meio do Programa Nacional de Imunização, ampliou o Calendário Nacional de Vacinação com a introdução da vacina quadrivalente contra o papilomavírus humano (HPV) no Sistema Único de Saúde, para prevenção do câncer do colo do útero.
O câncer do colo do útero é uma doença grave e pode ser uma ameaça à vida. No Brasil. É a segunda principal causa de morte por câncer entre mulheres. Os subtipos HPV 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero em todo o mundo e ambos os subtipos estão incluídos na vacina quadrivalente contra HPV.
Para que as adolescentes estejam devidamente protegidas contra o câncer de colo de útero deverão tomar três doses de vacina contra HPV no seguinte esquema: 1ª dose; 6 meses após, 2ª dose; 5 anos após, 3ª dose. O cartão de vacinação deve ser levado no dia da administração da vacina.
A vacinação das adolescentes ocorre sem necessidade de autorização ou acompanhamento dos pais ou responsáveis. No entanto, caso o pai ou responsável não concorde com a vacinação da adolescente na escola, deverá encaminhar o “Termo de Recusa”, devidamente preenchido e assinado.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...