quarta-feira, 27 de abril de 2011

Plano de Estudos de Língua Inglesa

PLANOS DE ESTUDOS 
SÉRIES FINAIS
LÍNGUA INGLESA

Componente Curricular: LÍNGUA INGLESA
6ºs, 7ºs, 8ºs e 9ºs anos Ano: 2014
Número de aulas anuais: 120 aulas
Professores: Leandro Marcos Lassen, Vera Lucia Seabra Tagliari

FILOSOFIA DA ESCOLA
Contribuir para a construção de uma sociedade formada por cidadãos éticos, politizados com conhecimento e valores necessários para que o Ser Humano possa ser feliz dentro de suas relações interpessoais, respeitando as diferenças individuais. 

OBJETIVOS DA ÁREA DO CONHECIMENTO
A disciplina de língua inglesa tem como objetivo desenvolver capacidades mínimas de comunicação oral e escrita em língua estrangeira que possibilitam o crescimento social e cultural do educando, fazendo ao mesmo tempo, com que este reconheça o valor e a importância da língua inglesa no contexto mundial.
Proporcionar ao aluno a assimilação e dinamização das estruturas ensinadas em sala de aula.



LÍNGUA INGLESA: Conteúdos e habilidades dO 6º ANO


SABER (conteúdos)
FAZER (habilidades)
Saudações
Aplicar corretamente as saudações em inglês
Material escolar
Identificar
Números cardinais até 100
Conhecer
Números ordenais até 20º
Empregar
Dias da semana e meses do ano
Reconhecer
Cores
Aplicar
Família
Reconhecer e apontar os membros da família
Parte da casa e do corpo
Conhecer e identificar
Vestuário
Empregar
Pronomes demonstrativos
Empregar corretamente o pronome demonstrativo como perto/longe e plural/singular
Pronomes pessoais do caso reto
Substituir o uso do nome pelo pronome
Animais
Reconhecer e apontar os animais selvagens e domésticos
Artigo indefinido a/an
Reconhecer os artigos empregando-os antes das palavras
Expressões idiomáticas
Enriquecer o vocabulário do aluno com problemas do dia-a-dia
Diálogos
Relacionar com assuntos atuais




LÍNGUA INGLESA: Conteúdos e habilidades DO 7º ANO


SABER (Conteúdos)
FAZER (Habilidades)
Retomada de vocabulários das séries anteriores
Reconhecer e aplicar os conhecimentos de 5ª série
 Meals, food and drinks
Conhecer e aplicar os diferentes alimentos  e as situações usadas
Frutas e vegetais
Identificar as frutas e vegetais (mais conhecidos e ilustra-los)
Pronomes interrogativos
Aplicar os pronomes interrogativos nas situações corretas
Preposições
Conhecer e aplicar as preposições identificando seus devidos lugares
Nacionalidades
Identificar os adjetivos pátrios mais comuns e relaciona-lo com seu país
Números até 1000 e operações matemáticas
Empregar corretamente os números e identificar as operações matemáticas
Números ordinais
Reconhecer e aplicar os números ordinais
Horas
Conhecer as horas
Verbo TO BE no presente
Reconhecer a importância do uso do verbo TO BE e emprega-lo corretamente
Expressões idiomáticas
Enriquecer o vocabulário do aluno com expressões usadas em inglês.
Textos atuais
Compreender textos atuais
Músicas
Entender e analisar músicas





LÍNGUA INGLESA: Conteúdos e habilidades dO 8º ANO


SABER (Conteúdos)
FAZER (Habilidades)
Verbo “to be”(simple present) 3 formas – review
Reconhecer verbos em diferentes tempos e formas apresentadas
Verbo “to be” (simple past) 3 formas
Saber diferenciar os pronomes demonstrativos apresentados, reconhecendo, através da forma escrita, seu significado.
Verbo “there to be”(simple present) 3 formas – review
Reconhecer e diferenciar os pronomes interrogativos entre si, capacitando o aluno a perguntar e responder quando solicitado.
Verbo “there to be”(simple past) 3 formas
Saber pluralizar um substantivo e reconhecer suas diferentes formas de pluralização
Demonstrative pronouns
Identificar e reconhecer os adjetivos apresentados com suas devidas oposições
Question words – how many?how much? – “wh” (who, where-what,when-whose,why)  how?
Assimilar diferentes expressões idiomáticas
Plural of nouns

Verb “to have” – 3 formas

Verbs in the “simple present tense” (different verbs)

Adjectives (opposites)

Expressões idiomáticas





LÍNGUA INGLESA: Conteúdos e habilidades dO 9º ANO


SABER (Conteúdos)
FAZER (Habilidades)
Genitive case
Saber reconhecer, diferenciar os tempos verbais em suas formas distintas (presente, passado, futuro)
Simple present tense
Identificar pronomes pessoais do caso reto, pronomes oblíquos, pronomes e adjetivos possessivos.
Simple future
Reconhecer o caso genitivo, sabendo aplicá-lo em diferentes situações.
Future with going to
Saber empregar estruturas básicas, tais como: verbos (no imperativo), artigos e o verbo model ¨can¨  em diferentes situações
Simple past tense
Estar apto a aplicar as “question tags” em diferentes frases não importando o seu tempo verbal (presente, passado, futuro)
Possessive adjectives review

Possessive pronouns

Present continuons tense

Imperative

Objetive pronouns

Definitive article THE

Question tags

Modal CAN





METODOLOGIAS
Explicações e exemplificações de cada conteúdo individualmente ou, dependendo do assunto, em paralelo com demais conteúdos, serão usados: músicas, xérox, textos ou simplesmente exercícios de fixação.
O aluno deverá estar apto à resolução e reconhecimento de estruturas simples da língua estrangeira (inglês). Assim como, ao ouvir uma música, saber identificar na mesma, toda a gramaticidade aprendida até o momento, assimilando seu vocabulário e principalmente, sua pronúncia de forma clara e precisa.

AVALIAÇÃO
A avaliação é contínua e progressiva. Verificar-se-á se o aluno obteve progressos através do interesse e da participação apresentados em sala de aula.
Serão avaliados: tarefas propostas em sala de aula e em casa; pontualidade na entrega de trabalhos, conteúdo sempre em dia.
Além disso, o aluno deverá obter um mínimo de 50% nas avaliações propostas. Caso isso não ocorra o mesmo poderá atingir seus objetivos em um próximo trimestre, pois a recuperação paralela de conteúdos possui essa finalidade.

RECUPERAÇÃO PARALELA
A recuperação paralela será feita trimestralmente, incluindo todos os alunos.
Haverá recuperação de conteúdos, visando um aumento progressivo de notas e conhecimentos.

PROPOSTA DE INTERDISCIPLINARIDADE
Será feitas através de compreensão de textos, músicas e conteúdos trabalhados nas aulas de inglês, integrando com outras disciplinas visando o desenvolvimento e interação do aluno com o assunto tratado.
O trabalho interdisciplinar será feito com colegas de outras disciplinas para o aluno vivenciar melhor o mundo que o cerca.
Continuaremos o trabalho realizado em 2010 sobre incivilidades. Trabalharemos ética, pluralidade cultural, meio ambiente, consumo e orientação sexual.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...