quinta-feira, 12 de maio de 2016

Aniversário de Santa Maria

 Dia 17 de maio, a cidade de Santa Maria completa 158 anos.

História de Santa Maria

Os primeiros habitantes conhecidos da região atualmente ocupada pelo município de Santa Maria foram os índios minuanos e tapes. A cidade foi criada a partir de acampamentos de uma comissão demarcadora de limites entre terras de domínio espanhol e português que passavam pela região. A comissão montou os acampamentos, onde hoje está localizada a Praça Saldanha Marinho, em 1797.

Durante a Revolução Farroupilha (1835-1845), chegaram os primeiros imigrantes alemães, provenientes de São Leopoldo, buscando se afastar dos combates.

A cidade conserva prédios históricos de valor, como a Catedral de Nossa Senhora da Conceição, o Theatro Treze de Maio, a Catedral do Mediador da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, o Clube Caixeiral de Santa Maria, o Banco Nacional do Commercio, a Sociedade União dos Caixeiros Viajantes e a Vila Belga.

Santa Maria sedia uma das maiores universidades públicas do Brasil, a Universidade Federal de Santa Maria.

Por ter uma grande quantidade de instituições de ensino, a cidade é conhecida como "Cidade-Cultura".

Santa Maria também é denominado o município "Coração do Rio Grande" devido a sua localização geográfica. O centro geográfico do Rio Grande do Sul fica na Unidade Residencial Arenal, no bairro Passo do Verde, a 18,62 km em linha reta do marco zero da cidade, no bairro Centro.

Veja mais em:
https://pt.wikipedia.org/…/Santa_Maria_%28Rio_Grande_do_Sul… 
(consulta feita em 12/05/2016)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...