PLANOS DE ESTUDOS
SÉRIES FINAIS
CIÊNCIAS
Componente Curricular: CIÊNCIASCIÊNCIAS
6ºs, 7ºs, 8ºs e 9ºs anos Ano: 2014
Número de aulas anuais: 120 aulas
Professoras: Roseneri Ceolin Mariano
Celinaira Scheffer Hauptili
FILOSOFIA DA ESCOLA
Contribuir para a construção de uma sociedade formada por cidadãos éticos e politizados, com conhecimentos e valores necessários para que o Ser Humano possa ser feliz dentro de suas relações interpessoais, respeitando as diferenças individuais.
OBJETIVOS DA ÁREA DO CONHECIMENTO
Proporcionar condições que favoreçam a formação do indivíduo diante de situações de seu cotidiano, desenvolvam suas habilidades de observação, criatividade, dedução, raciocínio e espírito crítico, visando à formação de um cidadão ciente de sua função social e ecológica, utilizando os conhecimentos adquiridos no aprendizado da disciplina.
CIÊNCIAS: Conteúdos e habilidades dO 6º ANO
SABER (Conteúdos)
|
FAZER (Habilidades)
|
Fatores vivos e não
vivos do ambiente
|
Respeitar os seres vivos
em sua diversidade
Valorizar a vida
Interessar-se por conhecer melhor a
natureza
Respeitar o pensamento e opiniões
alheias
Conhecer a natureza através da
observação e análise de fenômenos naturais
|
Conceitos ecológicos
|
O que é Ecologia, População, Comunidade,
Ecossistema, Biosfera, Habitat e
Nicho Ecológico
|
Produtores e consumidores
|
Reconhecer a importância
dos produtores e os diferentes tipos de consumidores que podem compor uma
cadeia alimentar
|
Fotossíntese
|
Características gerais
Importância da fotossíntese para as
cadeias alimentares
Importância da liberação de oxigênio
pela fotossíntese e consumo do gás carbônico
Relação e dependência entre a
respiração dos seres vivos e a fotossíntese dos organismos clorofilados
|
Decompositores
|
Papel dos decompositores
numa cadeia alimentar
|
Cadeia e teia alimentar
|
Identificar o fluxo de
matéria e energia numa cadeia alimentar
Ver-se como ser integrante, atuante
e responsável pelo equilíbrio e preservação da natureza
|
Relação entre os seres
vivos
|
Reconhecer as principais
relações que podem ser estabelecidas entre os seres vivos: parasitismo,
comensalismo, sociedade, simbiose, comunidade, predatismo, etc.
Reconhecer as situações em que o
homem se relacione com os demais seres vivos e com os seus iguais, julgando
prejuízos e benefícios destas.
|
Classificação dos seres
vivos
Reino Monera
Reino Protista
Reino Fungi
Vírus
|
Reconhecer os cinco
reinos de seres vivos e suas principais características; bem como os vírus.
|
Reino Plantae
|
Reconhecer as principais
características do reino das plantas.
Classificá-las em grupos,
identificando sua evolução e importância para o homem.
Identificar as partes de uma planta
completa, bem como sua morfofisiologia.
|
CIÊNCIAS: Conteúdos e habilidades dO 7º ANO
SABER (Conteúdos)
|
FAZER (Habilidades)
|
Evolução dos seres vivos
|
Conhecer as teorias da
evolução, entender como ocorrem as mutações e a seleção natural.
|
Origens da vida
|
Conhecer as principais
teorias, sabendo suas argumentações e posicionar-se sobre elas.
|
Classificações dos seres
vivos
|
Entender a classificação
dos seres vivos baseada em características evolutivas.
|
Reino Animal
|
Caracterizar vertebrados
e invertebrados, identificando suas funções vitais e classifica-los.
|
Poríferos e Celenterados
|
Caracterizar os grupos
baseado em evidencias evolutivas, identificando sua importância para os
ecossistemas.
|
Platelmintos e
Nematelmintos
|
Caracterizar os grupos,
salientando suas diferenças. Identificar as doenças causadas por eles, seus
ciclos de vida e sua prevenção.
|
Anelídeos e Moluscos
|
Caracterizar os grupos,
classificando-os pelos caracteres evolutivos. Reconhecer sua importância para
o homem e para o solo.
|
Artrópodes
|
Identificar artrópodes
úteis e nocivos ao homem, caracterizando cada grupo e sua importância para os
ecossistemas.
|
Equinodermos
|
Conhecer seus principais
representantes e entender sua posição na escala evolutiva.
|
Cordados
|
Reconhecer os cordados
como sendo os primeiros a ter esqueleto interno e a importância disso para o
grupo. Salientar o caráter evolutivo.
|
Peixes
|
Caracterizar os peixes,
descrever as funções vitais, tipos e utilidades.
|
Anfíbios
|
Entender a mudança de
ambiente sofrida por eles, suas adaptações (duas formas de vida), funções
vitais e sua classificação.
|
Répteis
|
Caracterizar,
classificar e descrever suas funções vitais. Identificar os répteis
venenosos.
|
Aves
|
Conhecer as adaptações
das aves para vôo, canto e os diversos ambientes.
Descrever suas funções vitais e
classificação.
|
Mamíferos
|
Caracterizar,
identificar suas funções vitais e adaptações ao ambiente. Entender sua
posição evolutiva reconhecendo-se integrante deste grupo. Conhecer sua
importância para o meio.
|
CIÊNCIAS: Conteúdos e habilidades dO 8º ANO
SABER (Conteúdos)
|
FAZER (Habilidades)
|
Células
|
Identificar os níveis de
organização dos seres vivos.
Reconhecer partes e funções da
célula e sua importância para os seres vivos.
|
Tecidos do organismo
|
Reconhecer os diferentes
tipos de tecidos, suas características e suas funções para o organismo dos
seres vivos.
|
Alimentos
|
Reconhecer a importância
dos alimentos na vida dos seres vivos. Identificar os diferentes tipos de
alimentos. Reconhecer as principais vitaminas, sais minerais e suas funções
no organismo.
|
Sistema Digestório
|
Reconhecer os diferentes
órgãos do sistema digestório e suas respectivas funções no corpo humano.
Descrever como ocorre a digestão dos alimentos. Caracterizar algumas doenças
do sistema digestivo.
|
Sistema Respiratório
|
Identificar os órgãos do
sistema respiratório e suas funções.
Reconhecer como acontece a
respiração nos seres vivos.
Caracterizar as principais doenças
do sistema respiratório e seus meios de prevenção.
|
Sistema Cardiovascular
|
Reconhecer a importância
do sistema circulatório, seus órgãos e suas principais funções. Identificar
componentes do sangue e sua importância para o organismo humano.
Descrever como ocorre a circulação
do sangue em nosso corpo. Reconhecer as principais doenças do Sistema
Circulatório e seus meios de prevenção.
|
Sistema Excretor
|
Reconhecer os principais
resíduos eliminados pelo organismo. Identificar as principais partes e
funções do sistema excretor. Descrever como ocorre a excreção de substancias
e a produção de urina em nosso organismo.
Caracterizar as principais doenças
que afetam o sistema excretor.
|
Sistema Reprodutor
|
Identificar partes e
funções do sistema reprodutor. Reconhecer como ocorre a fecundação e os
principais maiôs de controle de natalidade. Reconhecer as principais doenças
sexualmente transmissíveis e suas formas de prevenção.
|
Sistema Endócrino
|
Identificar os tipos de
glândulas do corpo, os hormônios que produzem e as funções desses hormônios
para o funcionamento do corpo humano.
|
Sistema Nervoso e
Sentido
|
Reconhecer os diferentes
órgãos dos sentidos e suas funções no organismo humano. Compreender a
importância dos órgãos dos sentidos para a vida dos seres vivos.
|
Sistemas Locomotor e
muscular
|
Reconhecer a importância
do sistema locomotor e do muscular para os seres vivos. Identificar a
formação e os principais tipos de ossos para o nosso organismo. Diferenciar
os tipos de articulações e sua importância para a realização dos monumentos.
Caracterizar os tipos de músculos e
sua importância para os movimentos.
|
CIÊNCIAS: Conteúdos e habilidades dO 9º ANO
SABER (Conteúdos)
|
FAZER (Habilidades)
|
Matéria
|
Conceituar matéria e
identificar as suas propriedades
|
Estados físicos da
matéria
|
Associar a temperatura e
pressão às mudanças de estados físicos, valorizar a economia de energia.
|
Fenômenos da natureza
|
Identificar a diferença
entre os fenômenos que ocorrem na natureza
|
Teorias atômicas
|
Caracterizar átomos,
identificando suas partes e os principais modelos atômicos.
|
Elementos químicos
|
Classificar e
identificar os elementos químicos existentes e seus usos no cotidiano.
|
Ligações químicas e
valência
|
Compreender que a
valência dos elementos é que possibilita as ligações e formações de
substâncias.
|
Substâncias, misturas e
combinações.
|
Identificar os tipos de
substâncias, as misturas e combinações usadas no cotidiano.
Reconhecer os principais
processos de fracionamento dessas substâncias.
|
Funções químicas
|
Compreender a
importância da química em nossas vidas.
Conhecer a classificação
das substâncias orgânicas divididas em ácidos, bases (hidróxidos), sais e
óxidos, e identificar seus principais
usos no dia a dia.
|
Reações químicas e leis
químicas
|
Reconhecer as reações
químicas que ocorrem na natureza e como sua velocidade pode ser alterada em
laboratório.
Identificar as causas e
consequências de algumas reações que ocorrem no ambiente, como, a chuva ácida
e o efeito estufa.
|
Calor e temperatura
|
Diferenciar calor de
temperatura e conhecer as escalas termométricas existentes.
Identificar as
diferentes formas de propagação de calor
|
Grandezas, unidades e
sistemas de unidades
|
Reconhecer os sistemas e
as unidades usadas no Brasil e internacionalmente.
|
Movimentos
|
Identificar os tipos de
movimentos, suas causas, consequências e usos.
Analisar gráficos e
equações horárias do movimento.
|
Leis de Newton
|
Compreender as leis de
Newton que explicam as causas dos movimentos
|
Força
|
Reconhecer os elementos
de uma força, as unidades usadas e calcular resultante de sistemas de forças.
|
Gravidade, equilíbrio
dos corpos, massa e peso.
|
Compreender a Lei da
Gravitação universal e o equilíbrio dos corpos.
Diferenciar massa e
peso.
|
Trabalho e potência
|
Relacionar energia,
trabalho e potência.
Calcular o trabalho e a
potência das máquinas.
|
METODOLOGIA
Exposição participada e dialogada, realização de experiências, visitas, palestras, vídeos e relatos, realização de comparações, seminários, pesquisas, atividades práticas, trabalhos individuais e em grupos, análise de situações-problema e busca de soluções.
AVALIAÇÃO
Através de testes, provas, trabalhos em grupo e individuais, avaliação qualitativa e auto-avaliação.
RECUPERAÇÃO PARALELA
Será oferecida durante o trimestre através de revisão de conteúdos, oportunizando ao aluno retomar objetivos não alcançados e a aprendizagem de assuntos não compreendidos.
PROPOSTA DE INTERDISCIPLINARIDADE
Ciências e matemática: cálculos gerais, aplicação de fórmulas, resolução de equações e notação científica.
Ciências e geografia: questões ambientais como efeito estufa, camada de ozônio e as questões do lixo cada vez maior nas grandes cidades. O aluno deverá compreender as causas destes fenômenos, as reações químicas que ocorrem e suas consequências.
Textos associados com português.
História: contextualização dos temas de história, trazendo-os para a atualidade, ajudando a compreender a sociedade que temos hoje.
Nenhum comentário:
Postar um comentário