PLANOS DE ESTUDOS
SÉRIES FINAIS
PORTUGUÊS
PORTUGUÊS
Componente Curricular: PORTUGUÊS
6ºs, 7ºs, 8ºs e 9ºs anos Ano: 2014
Número de aulas anuais: 120 aulas
Professores: Cláudia Simone Gonçalves Oliveira, Cristiane Segalin da Costa, Sheila Maria Cioquetta Pires
FILOSOFIA DA ESCOLA
Contribuir para a construção de uma sociedade formada por cidadãos éticos e politizados, com conhecimento e valores necessários para que o Ser Humano possa ser feliz dentro de suas relações interpessoais, respeitando as diferenças individuais.
OBJETIVOS DA ÁREA DO CONHECIMENTO
O ensino de Português tem como objetivo o desenvolvimento das habilidades de:
OUVIR / FALAR: Aumentar progressivamente o domínio oral da língua, através de atitudes de saber escutar, explicitar seus interesses, organizar o discurso, argumentar e concluir o pensamento.
LER: Interagir com o universo textual e estabelecer relações com os diversos registros da fala.
ESCREVER: Organizar as ideias e desenvolver o pensamento de maneira criativa e crítica.
FUNCIONAMENTO DA LÍNGUA: A gramática tem por objetivo estruturar os conhecimentos linguísticos funcionais, regular e consolidar a expressão oral e escrita da norma padrão.
PORTUGUÊS: Conteúdos e habilidades dO 6º ANO
SABER (Conteúdos)
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FAZER (Habilidades)
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Emprego, identificação e
classificação do substantivo. Flexão
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Reconhecer, classificar
e flexionar o substantivo. O aluno deverá estar apto a flexioná-lo através de
transformação em frases.
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Artigo
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Reconhecer, classificar
os artigos, observar que a mudança do gênero do artigo pode alterar o sentido
do substantivo (o cabeça – a cabeça)
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Adjetivos
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Identificar os adjetivos
relacionando-os aos substantivos.
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Pronomes pessoais:
(oblíquos, retos e de tratamento mais usados), demonstrativos e possessivos.
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Classificar e empregar
corretamente.
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Numerais: cardinais a
partir de 100 e os ordinais a partir de 50
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Revisar a continuação da
4ª série, sempre dentro da frase e da aplicabilidade prática para o aluno.
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Verbos regulares – Modo
indicativo
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Identificar e empregar
na frase. Transformar frases para os diversos tempos. Usar os substantivos
comuns ou próprios para substituir as pessoas do discurso.
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Ortografia – de acordo
com as necessidades
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Exercitar a grafia
correta das palavras.
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Frase
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Reconhecer e classificar
frases verbais e nominais.
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Parágrafo
Frase
Período
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Criação de pequenos
parágrafos (no quadro iniciando pela professora e alunos individualmente,
escrevendo o desenvolvimento e a conclusão e vice-versa).
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Sinais de pontuação. Uso
da vírgula no vocativo e aposto, sem nomear o aposto e vocativo.
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Enfatizar a pronúncia,
pontuando dentro do texto.
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Tonicidade – sílaba
tônica e sílaba átona
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Reconhecer sílaba
tônica, sílaba átona, separação silábica e classificar as palavras quanto à
tonicidade: oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.
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Acentuação
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Acentuar corretamente
(somente em exercícios)
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Diálogos
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Exercitar as noções e
uso do travessão e parágrafo.
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Sinônimos e antônimos.
Vocabulário
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Enriquecer o vocabulário
do aluno com palavras cruzadas, criação de novas frases, consulta diária ao
dicionário. Trabalhar sinônimos sempre com frases e mini-textos.
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Produção de textos
narrativos. Redação e expressão oral
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Proporcionar redações
criativas e com ilustrações reprodução de histórias lidas e/ou ouvidas.
Insistir na leitura expressiva e em voz alta.
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Textos literários e não
literários – interpretação e compreensão dos mesmos.
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Oportunizar a leitura
recreativa, reflexiva e crítica de obras literárias.
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Leitura Significativa
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Resumir, identificar as
artes que mais gostou, justificando suas ideias, seus pontos de vista.
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Intensificar leitura e
produção de texto
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Despertar no aluno o
gosto pela leitura e escrita.
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Dificuldades
Ortográficas
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PORTUGUÊS: Conteúdos e habilidades DO 7º ANO
SABER (Conteúdos)
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FAZER (Habilidades)
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Textos literários,
letras de música, crônica, historias em quadrinhos.
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Analisar textos,
concluir, expressar escrita e oralmente a sua opinião e desenvolver a
capacidade de argumentação.
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Elaboração de textos
com: resumo e elaboração de parágrafos, tópico frasal, narrativa, descrição,
discurso direto e indireto, valorizando a pontuação.
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Organizar o pensamento
de forma coerente e expressa-lo através da escrita, exercitando o senso
crítico.
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Leitura de livros
infanto-juvenis
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Desenvolver a leitura, a
oralidade, a imaginação e a capacidade de fazer relações de situações;
despertar o prazer de ler.
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Gramática
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Os conteúdos gramaticais
serão trabalhados com o objetivo de desenvolver o domínio da língua padrão
para que o aluno possa expressar-se corretamente de maneira ora e escrita.
As classes gramaticais serão
trabalhadas em nível de identificação, para que na série seguinte os alunos
apresentam os pré-requisitos necessários para entender a análise sintática.
A noção de frase, oração e período,
e a classificação do sujeito tem o objetivo de desenvolver a habilidade de
construção de frases com a aplicação correta de concordância e de organização
do discurso.
O trabalho de ortografia visa amenizar
as dificuldades ortográficas apresentadas pelo aluno no decorrer do ano
letivo.
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Preposição – combinações e
contrações
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Pronomes – indefinidos e
interrogativos
Retomar os pronomes demonstrativos
Diferenciar entre artigo, preposição
e pronome.
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Verbos – revisão dos
regulares do modo indicativo, locução verbal.
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Adjetivos – grau dos
adjetivos e locução adjetiva.
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Sistematizar o grau dos adjetivos
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Discurso direto e
indireto
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Identificar o foco
narrativo, a transposição verbal e aplicar exercícios.
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Interjeições e locuções
interjetivas.
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Advérbios e locução
adverbial – estudo completo
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Conjunções só como
classe gramatical
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Dificuldades
ortográficas – viajem/viagem; onde/aonde; mal/mau; tem/têm; vem/vêm e outras
dificuldades apresentadas pelos temas.
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Identificar o predicado
sem classificação
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Análise morfológica
completa: intensificar em exercícios
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Sujeito e predicado
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Reconhecer e identificar
em frases
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Fonética; letra; fonema;
encontros vocálicos – nasais e orais - encontros consonantais, dígrafos.
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Classificar encontros
vocálicos, encontros consonantais e dígrafos.
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PORTUGUÊS: Conteúdos e habilidades dO 8º ANO
SABER (Conteúdos)
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FAZER (Habilidades)
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Textos
literários e jornalísticos, poesia, crônicas, tiras, quadrinhos e
propagandas;
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Empregar
diferentes registros, selecionar informações, valorizar as variedades linguísticas
da comunidade e outras regiões do país.
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Contos
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Analisar
partes do texto e tirar conclusões.
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Vocabulário
(verbete)
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Pesquisar
no dicionário.
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Leitura
de livros infanto-juvenil
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Ler, estabelecer
relações e expandir, compreender a leitura em suas diferentes dimensões. O
dever de ler, a necessidade de ler, o prazer de ler, ler, analisar, refletir
e concluir. Fazer leitura sequenciada e extensiva de um texto.
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Redação
– reprodução de histórias lidas, textos narrativos, descritivos; estrutura
narrativa.
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Organizar
o discurso, expressar, narrar, manter a unidade temática; segmentar textos
(formação de parágrafos).
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O que é
crônica? O que é conto?
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Escrever
contos e crônicas considerando elementos que o compõem.
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Diário,
poemas, notícias, estrutura do texto narrativo.
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Gramática
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Revisão
das classes de palavras,
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Revisar
o conteúdo do 7º ano
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Verbos:
modo indicativo (revisão)
Modo
Subjuntivo e Formas nominais
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Comparar
os tempos, modos e emprega-los adequadamente, conjugar verbos;
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Acentuação
gráfica
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Utilizar
os conhecimentos de acentuação adquiridos através da explanação, da prática e
da reflexão para melhorar a produção oral e escrita e também os exercícios
propostos, justificar a acentuação gráfica.
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Concordância
Nominal: casos como; meio, obrigado, é proibido, mesmo, só, anexo, incluso,
bastante
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Observar
a concordância entre o substantivo e adjuntos.
Observar
os casos especiais.
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Funções
sintáticas – termos
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Reconhecer
os termos da oração.
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Sujeitos
(tipos de sujeito)
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Classificar
os termos.
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SE:
pronome reflexivo, partícula apassivadora e índice de indeterminação do
sujeito.
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Reconhecer
a função do “SE”.
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Predicados:
nominal, verbal e verbo-nominal, núcleos
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Completar
orações.
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Predicativo
do sujeito e do objeto
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Formar
orações com estruturas sugeridas.
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Transitividade:
verbos (VI,VTD,VTI e VTDI)
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Inverter
os termos na oração.
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Complementos
verbais: OD e OI
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Substituir
termos por pronomes.
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Adjunto
adnominal: (retomando as classes)
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Classificar
as classes gramaticais.
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Adjunto
adverbial: advérbios e locuções adverbiais
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Reduzir
e ampliar orações.
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Aposto
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Empregar
a pontuação adequadamente.
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Vocativo
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Agente
da passiva
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Funções
Sintáticas – Termos
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Reconhecer
e classificar os termos da oração.
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Vozes
verbais: ativa, passiva e reflexiva
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Transformar
a voz ativa em passiva e vice-versa.
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Uso do
porquê
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Fixar
ortografia.
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Dificuldades
ortográficas: há e a; a cerca e há cerca; mal e mau; mas e mais; onde e
aonde; eu e mim
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Fixar a
correta ortografia e o emprego de certas palavras.
Criar
frases.
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Conjunções
coordenadas
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Identificar
e empregar adequadamente as conjunções na ligação de orações e termos.
Identificar
a relação que as conjunções estabelecem cem entre as orações.
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Orações
coordenadas (assindéticas e sindéticas)
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Classificar
as orações em assindéticas e sindéticas.
Construir
períodos com estrutura adequada.
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PORTUGUÊS: Conteúdos e habilidades dO 9º ANO
SABER (Conteúdos)
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FAZER
(Habilidades)
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Estrutura das palavras
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Identificar a estrutura das palavras
na Língua Portuguesa
Treinar grafia de palavras cognatas
Reconhecer e classificar os
elementos mórficos das palavras: Rd, Vt, t desin., afixos, vogal e consoante
de ligação.
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Prefixos e Sufixos
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Identificar os prefixos
(gregos e latinos) em sua aplicabilidade.
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Frase, Oração e Período
(revisão)
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Identificar frase,
oração e período.
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Período simples
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Identificar e revisar o
período simples e o composto.
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Período composto por
Coordenação, Período composto por Subordinação, Período Misto.
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Identificar e
classificar as orações coordenadas sindéticas e assindéticas.
Reconhecer e analisar P.C.S.
Identificar e classificar as orações
subordinadas substantivas, adjetivas e adverbiais.
Reconhecer e analisar o período
misto.
Identificar e classificar as orações
do período misto.
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Pronomes Relativos
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Identificar os pronomes
relativos e aplica-los adequadamente, identificando também a função sintática
dos mesmos dentro da oração: sujeito, objeto direto, objeto indireto.
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Regência
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Entender o conceito de
regência.
Compreender regência verbal e
regência nominal.
Empregar corretamente os verbos,
observando as normas de regência (idem para os nomes)
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Crase (observar a
reforma ortográfica atual)
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Usar corretamente,
quando necessário, o acento grave para indicar a ocorrência da crase.
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Figuras de linguagem
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Identificar e empregar
algumas figuras de linguagem: comparação, metáfora, metonímia, antítese,
eufemismo, hipérbole, prosopopéia, onomatopéia, catacrese, pleonasmo.
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Acentuação gráfica
(observar a reforma ortográfica atual)
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Revisar as regras de
acentuação.
Acentuar corretamente as palavras
(revisar).
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Semântica
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Compreender a
significação das palavras em vários tipos de frases e contextos.
Confrontar pares de homônimos e
pares de parônimos e analisar significação de cada palavra.
Analisar palavras altamente
polissêmicas.
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Concordância Verbal
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Dominar os principais
mecanismos e o valor expressivo da concordância verbal.
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Verbo
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Identificar e conjugar
corretamente os verbos regulares e os irregulares.
Reconhecer os verbos empregando-os
corretamente: regulares, irregulares, defectivos, abundantes, impessoais,
unipessoais e os verbos auxiliares.
Empregar corretamente o modo
imperativo.
Demonstrar a formação do imperativo
afirmativo e do imperativo negativo.
Identificar as formas nominais e
emprega-las corretamente.
Aplicar os particípios duplos.
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Sílaba na translineação.
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Dividir corretamente e
com segurança palavras na translineação.
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Análise Morfológica e
Analise sintática interna
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Analisar termos
morfológica e sintaticamente. (revisar)
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SE: pronome reflexivo,
partícula apassivadora e índice de indeterminação do sujeito.
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Reconhecer a função do
“SE”.
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Uso do hífen
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Empregar corretamente o
hífen em palavras compostas.
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Colocação Pronominal
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Construir frases com as
várias possibilidades de colocação pronominal.
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Versificação
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Aprender noções básicas
sobre versificação.
Criar poema livremente.
Aprender a técnica da escansão.
Identificar a aplicar rima quanto à
disposição dentro da estrofe e também à classe gramatical.
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Redação. Texto
Dissertativo
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Desenvolver a capacidade
de argumentação com o texto dissertativo.
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Leitura de obras extraclasse
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Reconhecer e apreciar a
obra literária como forma de arte.
Desenvolver valores a partir do
conteúdo da obra lida, através do reconhecimento, reflexão, julgamento e
avaliação.
Apresentar trabalho a partir do
entendimento da obra lida.
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METODOLOGIAS
LEITURA: Trabalha-se com as habilidades de interpretar, organizar, analisar, comparar, sintetizar, debater, opinar, criticar, relacionar, julgar, justificar. A partir dos conhecimentos que o aluno tem sobre o mundo e sobre a linguística, coloca-se a problematização que irá levá-lo a “reconstruir” o texto. Trabalha-se a leitura com entonação e pontuação corretas. Leitura dos alunos poderá ser individual ou em forma de jogral.
ESCRITA: Trabalha-se com a motivação para que o ato de escrever seja uma busca do mundo e também do próprio aluno. No momento da criação de textos, o prazer deve tornar-se o próprio escrever. A produção de narrativas, a modalidade mista narração – descrição, a crônica reflexiva, o contar casos, tudo é estimulado, lido, comentado, discutido, publicado, se possível, para que o aluno veja a/ uma razão para escrever.
ORALIDADE: FALAR X OUVIR: Leva-se o aluno à reflexão das ideias inerentes do texto. O aluno expõe, diante do grupo, a sua posição e o professor valoriza os estilos particulares. Saber ouvir é habilidade imprescindível, sem a qual o trabalho não se torna produtivo e respeitoso. Supõe-se (espera-se) que, progressivamente, o aluno vá adquirindo fluência e desinibição ao expressar-se e vá abandonando os vícios de uma oralidade descuidada.
AVALIAÇÃO
Verifica-se a aquisição dos conteúdos significativos considerados mínimos para a passagem de um nível a outro no processo de aprendizagem, através de trabalhos, testes e provas.
Verifica-se o desenvolvimento bio-psico-social, que privilegia os processos mentais de ampliar conhecimentos através de observação.
Verifica-se a apresentação, o desenvolvimento e a qualidade do trabalho sobre literatura.
RECUPERAÇÃO PARALELA
Reescrever textos, redações, analisando-os e aperfeiçoando-os.
Retomada dos conteúdos deficientes após a aplicação de atividades avaliativas, explicações, exercícios, comentários.
Refazer atividades, analisando, comentando e corrigindo as questões.
PROPOSTA DE INTERDISCIPLINARIDADE
OBJETIVO: Fazer com que o aluno posicione-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações, aprendendo a respeitar as diferentes opiniões, integrando o trabalho de várias áreas. Trabalhar os temas transversais (ética, pluralidade cultural, meio ambiente, saúde, orientação sexual, trabalho e consumo), integrando às outras áreas.
Trabalho de textos integrados às disciplinas:
Inglês – traduzindo-os, comentando, comparando e valorizando a Língua Estrangeira.
Geografia – comparando e analisando.
Ciências – comparando e analisando.
Matemática – entender situações do dia-a-dia, da vivência do aluno na resolução de problemas, interpretando, compreendendo as ordens dos exercícios para resolvê-los corretamente.
História – interpretação, discussão (textos informativos, atuais)
Postura, hábitos e atitudes corretos para favorecer o desenvolvimento da aprendizagem em todas as disciplinas.
Amostra de filmes integrando todas as disciplinas. Visita a museus, teatro, mostra de artes, viagens, recitais, etc.
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