PLANOS DE ESTUDOS
SÉRIES FINAIS
MATEMÁTICA
MATEMÁTICA
Componente Curricular: MATEMÁTICA
6ºs, 7ºs, 8ºs e 9ºs anos Ano: 2014
Número de aulas anuais: 120 aulas
Professores: Adriano Torri souza
Maria Cleusa Borré Sebastiany, Sorahya Valcarenghi Urruth
FILOSOFIA DA ESCOLA
Contribuir para a construção de uma sociedade formada por cidadãos éticos e politizados, com conhecimento e valores necessários para que o Ser Humano possa ser feliz dentro de suas relações interpessoais, respeitando as diferenças individuais.
OBJETIVOS DA ÁREA DO CONHECIMENTO
A disciplina de matemática deverá oportunizar condições que favoreçam a formação de um individuo autônomo diante de situações do dia-a-dia e que desenvolvam suas habilidades de observação, criatividade, dedução, raciocínio e espírito critico.
MATEMÁTICA: Conteúdos e habilidades dO 6º ANO
SABER (Conteúdos)
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FAZER
(habilidades)
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Números
racionais absolutos
Noção
de fração
Leitura
de fração
Tipos
de fração
Números
mistos
Frações
equivalentes
Simplificação
de fração
Redução
de fração ao mesmo denominador
Comparação
de frações
Operação
de frações
Problemas
com frações
Expressões
numéricas
Números
decimais
Frações
decimais
Porcentagem
Propriedades
de nº. decimais
Comparação
de nº. decimais
Operações
com nº. decimais
Problemas
com nº. decimais
Expressões
numéricas
Introdução
à geometria
Sólidos
geométricos (poliedros e corpos redondos)
Elementos
primitivos (ponto, reta e plano)
Ângulos
Medidas
de ângulos
Classificação
de ângulos
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Dominar o uso funcional das operações matemáticas
Estabelecer
o uso compreensivo dos enunciados de um problema com operações combinadas.
Compreender
a relação que existe entre os múltiplos e divisores dos números.
Dominar
o uso funcional dos números racionais absolutos.
Compreender
as operações que envolvam os números decimais.
Aprofundar
diferentes tipos de sistema de medidas e saber aplicá-los em situações de
problemas.
Identificar
sólidos geométricos
Estabelecer
a diferenciação dos tipos, medidas e classificação dos ângulos
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MATEMÁTICA: Conteúdos e habilidades DO 7º ANO
SABER (Conteúdos)
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FAZER (Habilidades)
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Conjuntos dos números inteiros
Números inteiros positivos e
negativos
Comparação de números inteiros
Representação geométrica dos números
inteiros
Sucessão números inteiros
Números inteiros opostos ou
simétricos
Módulo ou valor absoluto dos números
inteiros.
Subconjuntos de Z
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Ampliar e construir novos
significados para os números, a partir de uma utilização no contexto social e
histórico.
Interpretar
situações-problema envolvendo números positivos e negativos em diferentes
significados.
Perceber
os sinais de + e – como operadores e como indicadores de situações opostas.
Reconhecer
o módulo de um número inteiro.
Determinar
a distância de um número inteiro à origem.
Escrever
alguns subconjuntos de Z.
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Coordenadas cartesianas:
Par ordenado
Produto cartesiano
Plano cartesiano
Análise de gráficos
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Estender a representação gráfica de
pares ordenados aos quatro quadrantes
Traduzir informações contidas em
tabelas para a linguagem matemática.
Ler e interpretar diferentes tipos
de gráficos
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Operações com números inteiros
Propriedades com números Z
Expressões numéricas envolvendo
números inteiros
Resolução de problemas envolvendo
números inteiros.
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Interpretar e resolver situações
envolvendo as operações com números negativos e positivos
Dominar potência negativa com
números negativos e positivos
De3finir a resolução de potência 10
com números Z
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Conjunto dos números Racionais
Números racionais
Subconjuntos de Q
Reta racional
Números racionais opostos
Módulo de valor absoluto dos Q
Comparação de números racionais
Operações envolvendo números
racionais
Propriedades dos números racionais
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Reconhecer números racionais como
quociente, razão, decimal e fração em diferentes contextos
Localizar números racionais na reta
numérica nas formas fracionárias e decimal, percebendo a relação entre as
duas representações
Comparar e verificar a existência de
números racionais e equivalentes
Aplicara as operações com números
racionais, interpretando, analisando e resolvendo situações-problema em
diferentes contextos
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Medidas
Noção de estatísticas
Média aritmética
Média aritmética ponderada
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Calcular medida aritmética e
ponderada aplicada a situações cotidianas
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Equações do 1º Grau
Sentenças matemáticas
Expressões
Variáveis
Equações
Propriedades de equivalência
Resolução de equações do 1º. grau
Resolução de problemas
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Distinguir os diversos papéis que
uma letra pode assumir na álgebra
Resolver situações-problema com
equações de 1º grau
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Inequações de 1º grau
Desigualdades
Resolução de inequações de 1º grau
Resolução de problemas
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Identificar e aplicar as
propriedades de equivalência das igualdades e desigualdades
Apresentar e resolver
situações-problema com inequações
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Sistema de equações de 1º grau
Equações de 1º grau com duas
incógnitas
Sistemas de equações de 1º grau
Método da substituição
Resolução de problemas envolvendo
sistemas de equações de 1º grau
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Reconhecer e identificar equações de
1º grau com duas incógnitas
Resolver sistemas de equações com
duas incógnitas usando o método da substituição
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Sistema métrico decimal
Perímetro
Polígonos
Triângulos
Quadriláteros
Medida de comprimento ou superfície
Área das figuras planas
Volume dos sólidos geométricos
Medidas de capacidade
Medidas de massa
Medida de tempo
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Perceber a necessidade de unidades
de medida padronizadas (S. I.)
Classificar triângulos quanto aos
lados
Classificar quadriláteros
Dominar o cálculo das áreas das
figuras planas
Reconhecer o volume dos sólidos
geométricos
Identificar e calcular os diferentes
cálculos com medidas de capacidade
Dominar o cálculo da massa
Reconhecer as diferentes medidas de
tempo e unidades
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MATEMÁTICA: Conteúdos e habilidades dO 8º ANO
SABER (Conteúdos)
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FAZER (Habilidades)
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Números reais
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Identificar números
reais
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Expressões algébricas
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Identificar e calcular o
valor numérico
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Monômios
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Identificar as partes
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Calcular o grau
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Efetuar operações de
adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação
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Polinômios
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Identificar os vários
tipos
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Calcular o grau
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Completar e ordenar um
polinômio incompleto
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Efetuar operações de
adição, subtração, multiplicação e divisão
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Produtos notáveis (3
casos)
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Resolver, aplicando
regras dos produtos notáveis
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Fatoração (4 casos)
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Fatorar expressões
algébricas
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Mínimo múltiplo comum
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Calcular o m.m.c. de
expressões algébricas
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Frações algébricas
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Resolver operações de
adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação
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Razão
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Identificar, escrever e
ler razões
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Proporção
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Reconhecer uma proporção
através da propriedade fundamental e calcular o termo desconhecido
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Regra de três
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Calcular e resolver
problemas por regra de três simples e composta
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Juros simples
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Calcular juros simples
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Médias
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Calcular média
aritmética simples e ponderada.
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Equações Literais e
Fracionárias
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Introdução a geometria:
ponto, reta e plano
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Reconhecer retas geométricas
primitivas e suas relações
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Ângulos
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Conceituar ângulos,
identificá-los e medi-los.
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Calcular o complemento e
suplemento de ângulos
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Reconhecer ângulos
opostos pelo vértice
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Polígonos
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Reconhecer polígonos
côncavos e convexos.
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Identificar os elementos
de um polígono
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MATEMÁTICA: Conteúdos e habilidades dO 9º ANO
SABER (Conteúdos)
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FAZER (Habilidades)
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Aritmética
Notação
científica
Radicais:
raiz, propriedades, simplificação, redução ao mesmo índice, comparação,
adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação, radiciação,
racionalização de denominadores.
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Dominar
o cálculo de potências e das operações com elas
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Álgebra
Equação
do 2º grau: definição, equação completas e incompletas (resolução)
discriminante, equações fracionárias, equação literais, relação entre
coeficientes e raízes, sistemas de equação do 2º grau e problemas do 2º grau.
Equações
biquadradas: definição e resolução
Equações
irracionais: definição, resolução de equações irracionais com um único
radical e com mais de um radical.
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Resolver
equações do 2º grau, biquadrados e irracionais, através de situações
problemas.
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Geometria
Semelhança:
razão, proporção, Teorema de Tales, Teorema Fundamental, Semelhança de
triângulos, casos de semelhança de triângulos, polígonos semelhantes.
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Aplicar
corretamente a definição de razão e proporção nos exercícios que envolvem o
Teorema de Tales e Fundamental. Identificar os casos de semelhança de
triângulos
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Relações métricas no
triângulo retângulo: triângulo retângulo, relações métricas, Teorema de Pitágoras,
aplicações do Teorema de Pitágoras.
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Dominar
o sentido da definição e das aplicações funcionais do Teorema de Pitágoras.
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Razões trigonométricas
no triângulo retângulo: seno, co-seno, tangente, tabela do sem, cós, tg,
valores particulares.
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Aplicar
as razões trigonométricas no triângulo retângulo
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Relações métricas num
circulo: relação das cordas, relação das secantes, relação da tangente e
secante, potencia de um ponto em relação à circunferência.
Comprimento da circunferência
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Aplicar
as relações métricas num cálculo
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Relações métricas num
triangulo qualquer: relação com ângulos agudo e obtuso, natureza de um
triangulo, relações trigonométricas num triângulo.
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Aplicar
as relações métricas no triângulo
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HABILIDADES
Dominar o uso funcional das operações matemáticas.
Estabelecer o sentido compreensivo dos enunciados de um problema com operações combinadas.
Compreender a relação que existe entre os múltiplos e divisores dos números.
Dominar o uso funcional dos números racionais absolutos.
Compreender as operações que envolvam os números decimais.
Aprofundar diferentes tipos de sistemas de medidas e saber aplicá-los em situações de problema.
Identificar a diferenciação das figuras geométricas e de detectar suas correspondências na realidade.
COMPETÊNCIAS
Ao término do 9º ano o aluno deverá saber operar com números reais, interpretar e resolver corretamente problemas envolvendo equação de 2º grau, tais como as biquadradas, irracionais e sistemas de equação de 2º grau.
Adquirir uma atitude dentro da matemática, analisando e interpretando problemas que envolvam teoremas de Tales, as relações métricas e trigonométricas no triangulo retângulo e calculo das áreas das figuras planas.
METODOLOGIAS
Exposição participada, dialogada, questionamentos, realização de experiências e relatos, recolhimento de dados, formulação de problemas, realização de comparações, pesquisas relacionadas com dificuldades ou indagações surgidas, a fim de resolvê-las ou esclarece-las.
Solicitação de novas soluções para velhas questões ou soluções para outras novas, visando o desenvolvimento da criatividade. Iniciar os estudos, sempre que possível, do contato com a realidade.
Oportunizar trabalhos em grupos e individuais.
Levar o aluno, sempre que é possível, a elaborar o conhecimento por meio do seu desempenho direto diante de situações problemas para que observe, tente, experimente, compare, identifique conclua.
AVALIAÇÃO
Será contínua progressiva e cumulativa, reunindo todos os dados possíveis em torno do aluno através da observação direta e o seu procedimento diário: exercícios, trabalhos, tarefas e apresentação do mesmo, testes, e provas.
A nota anual mínima para efeito de aprovação é 50. A recuperação paralela será oferecida a todos os alunos e para os que apresentaram aproveitamento insuficiente no final do período letivo haverá provão.
RECUPERAÇÃO PARALELA
A recuperação paralela será realizada durante o transcorrer do trimestre de forma preventiva, através da revisão contínua dos conteúdos, procurando atender as deficiências e oportunizar ao aluno a recuperação dos conteúdos em estudos.
Após o final do trimestre os objetivos não atingidos serão ainda retomados e os alunos com aproveitamento insuficiente poderão com base nesta proposta apresentar um melhor resultado no próximo trimestre.
PROPOSTA DE INTERDISCIPLINARIDADE
Entender situações do dia-a-dia, da vivência do aluno na resolução de problemas, interpretação e compreensão de números reais, levantamento de dados e comparações.
Interpretar adequadamente a ordem dos exercícios, desenvolvendo-os corretamente, observando a grafia escrita e numérica, bem como a simbologia matemática.
Ciência integrada à matemática através da culinária, colheres com gramas, levantamento de preços e custos das receitas e também a confecção de receitas.
História integrada à matemática através de confecção de pirâmides com material reciclável para a montagem de uma maquete sobre o Egito antigo.
Matemática integrada com religião, português e inglês, construção de tabelas, gráficos e percentuais a partir de um questionário sobre incivilidades (violências no cotidiano).
Geografia integrada com medidas e fuso horário.
Postura correta, hábitos e atitudes.
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