PLANOS DE ESTUDOS
SÉRIES FINAIS
EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE
EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE
Componente Curricular: EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE
6ºs, 7ºs, 8ºs e 9ºs anos Ano: 2014
Número de aulas anuais: 40 aulas
Professora: Maria do Carmo Tavares Cardoso
FILOSOFIA DA ESCOLA
Contribuir para a construção de uma sociedade formada por cidadãos éticos e politizados, com conhecimento e valores necessários para que o Ser Humano possa ser feliz dentro de suas relações interpessoais, respeitando as diferenças individuais.
OBJETIVO DA ÁREA DO CONHECIMENTO
Oferecer condições para que o aluno forme uma consciência ampla de saúde, visando melhor qualidade de vida.
SABER (Conteúdos)
|
FAZER (Habilidades)
|
Saúde num sentido
holístico
|
Desenvolver a
consciência de saúde global, mudando atitudes inadequadas como postura
corporal e ética no ambiente escolar.
|
Como manter a saúde
Tipos de tratamento de
saúde: preventivo, paliativo, curativo e de urgência.
|
Identificar a adequação
e importância de cada tipo de tratamento.
|
Higiene corporal
|
Melhorar o aspecto
corporal, elevando a sua auto-estima.
|
Tipos de banhos e
funções de cada um
|
|
Cuidados com cada tipo
de cabelo e prevenção de doenças do couro cabeludo
|
|
Cuidados com a pele
|
|
Cuidados com os dentes
|
|
Cuidados com as unhas
|
|
Prevenção de acidentes
|
Desenvolver a
consciência corporal e manutenção de sua integridade (diminuindo acidentes,
principalmente no recreio).
|
Prevenção de doenças
transmissíveis
|
|
Higiene ambiental
|
Identificar as atitudes
inadequadas à preservação do meio ambiente e da saúde, modificando-as.
|
Cuidado com a água
|
|
Cuidado com o solo
|
|
Cuidado com o lixo
|
|
Vacinação
|
|
Alimentação
|
Escolher corretamente
seus alimentos, conforme princípios da boa alimentação.
|
O que é alimentar-se
|
|
Tipos de alimentos
(classificação)
|
|
Alimentos
industrializados e seus riscos
|
Maior atenção e cuidado
com a sua saúde
|
Valor nutritivo dos
alimentos e funções no organismo
|
METODOLOGIAS
Explicações e exemplificações de cada conteúdo individualmente ou, dependendo do assunto, em paralelo com demais conteúdos, serão usados: músicas, xerox, textos ou simplesmente exercícios de fixação.
O aluno deverá estar apto à resolução e reconhecimento de atitudes adequadas à preservação e melhoria do meio ambiente e consequentemente da saúde da humanidade.
AVALIAÇÃO
A avaliação é contínua e progressiva. Verificar-se-á se o aluno obteve progressos através do interesse e da participação apresentados em sala de aula.
Serão avaliados: tarefas propostas em sala de aula e em casa; pontualidade na entrega de trabalhos, conteúdo sempre em dia.
Além disso, o aluno deverá obter um mínimo de 50% nas avaliações propostas. Caso isso não ocorra o mesmo poderá atingir seus objetivos em um próximo trimestre, pois a recuperação paralela de conteúdos possui essa finalidade.
RECUPERAÇÃO PARALELA
A recuperação paralela será feita trimestralmente, incluindo todos os alunos.
Haverá recuperação de conteúdos, visando um aumento progressivo de notas e conhecimentos.
PROPOSTA DE INTERDISCIPLINARIDADE
Será feita através de compreensão de textos e conteúdos, trabalhos nas aulas de Educação para a Saúde, integrando com outras disciplinas visando o desenvolvimento e interação do aluno com o assunto tratado.
Trabalharemos os temas geradores de escola em 2014 – Meio ambiente, diminuição da violência e solidariedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário