quarta-feira, 27 de abril de 2011

Plano de Estudos de Português

PLANOS DE ESTUDOS 
SÉRIES FINAIS
PORTUGUÊS

Componente Curricular: PORTUGUÊS
6ºs, 7ºs, 8ºs e 9ºs anos Ano: 2014
Número de aulas anuais: 120 aulas
Professores: Cláudia Simone Gonçalves Oliveira, Cristiane Segalin da Costa,  Sheila Maria Cioquetta Pires

FILOSOFIA DA ESCOLA
Contribuir para a construção de uma sociedade formada por cidadãos éticos e politizados, com conhecimento e valores necessários para que o Ser Humano possa ser feliz dentro de suas relações interpessoais, respeitando as diferenças individuais. 

OBJETIVOS DA ÁREA DO CONHECIMENTO
 O ensino de Português tem como objetivo o desenvolvimento das habilidades de:
OUVIR / FALAR: Aumentar progressivamente o domínio oral da língua, através de atitudes de saber escutar, explicitar seus interesses, organizar o discurso, argumentar e concluir o pensamento.
LER: Interagir com o universo textual e estabelecer relações com os diversos registros da fala.
ESCREVER: Organizar as ideias e desenvolver o pensamento de maneira criativa e crítica.
FUNCIONAMENTO DA LÍNGUA: A gramática tem por objetivo estruturar os conhecimentos linguísticos funcionais, regular e consolidar a expressão oral e escrita da norma padrão.

PORTUGUÊS: Conteúdos e habilidades dO 6º ANO

SABER (Conteúdos)
FAZER (Habilidades)
Emprego, identificação e classificação do substantivo. Flexão
Reconhecer, classificar e flexionar o substantivo. O aluno deverá estar apto a flexioná-lo através de transformação em frases.
Artigo
Reconhecer, classificar os artigos, observar que a mudança do gênero do artigo pode alterar o sentido do substantivo (o cabeça – a cabeça)
Adjetivos
Identificar os adjetivos relacionando-os aos substantivos.
Pronomes pessoais: (oblíquos, retos e de tratamento mais usados), demonstrativos e possessivos.
Classificar e empregar corretamente.
Numerais: cardinais a partir de 100 e os ordinais a partir de 50
Revisar a continuação da 4ª série, sempre dentro da frase e da aplicabilidade prática para o aluno.
Verbos regulares – Modo indicativo
Identificar e empregar na frase. Transformar frases para os diversos tempos. Usar os substantivos comuns ou próprios para substituir as pessoas do discurso.
Ortografia – de acordo com as necessidades
Exercitar a grafia correta das palavras.
Frase
Reconhecer e classificar frases verbais e nominais.
Parágrafo
Frase
Período
Criação de pequenos parágrafos (no quadro iniciando pela professora e alunos individualmente, escrevendo o desenvolvimento e a conclusão e vice-versa).
Sinais de pontuação. Uso da vírgula no vocativo e aposto, sem nomear o aposto e vocativo.
Enfatizar a pronúncia, pontuando dentro do texto.
Tonicidade – sílaba tônica e sílaba átona
Reconhecer sílaba tônica, sílaba átona, separação silábica e classificar as palavras quanto à tonicidade: oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.
Acentuação
Acentuar corretamente (somente em exercícios)
Diálogos
Exercitar as noções e uso do travessão e parágrafo.
Sinônimos e antônimos. Vocabulário
Enriquecer o vocabulário do aluno com palavras cruzadas, criação de novas frases, consulta diária ao dicionário. Trabalhar sinônimos sempre com frases e mini-textos.
Produção de textos narrativos. Redação e expressão oral
Proporcionar redações criativas e com ilustrações reprodução de histórias lidas e/ou ouvidas. Insistir na leitura expressiva e em voz alta.
Textos literários e não literários – interpretação e compreensão dos mesmos.
Oportunizar a leitura recreativa, reflexiva e crítica de obras literárias.
Leitura Significativa
Resumir, identificar as artes que mais gostou, justificando suas ideias, seus pontos de vista.
Intensificar leitura e produção de texto
Despertar no aluno o gosto pela leitura e escrita.
Dificuldades Ortográficas



PORTUGUÊS: Conteúdos e habilidades DO 7º ANO

SABER (Conteúdos)
FAZER (Habilidades)
Textos literários, letras de música, crônica, historias em quadrinhos.
Analisar textos, concluir, expressar escrita e oralmente a sua opinião e desenvolver a capacidade de argumentação.
Elaboração de textos com: resumo e elaboração de parágrafos, tópico frasal, narrativa, descrição, discurso direto e indireto, valorizando a pontuação.
Organizar o pensamento de forma coerente e expressa-lo através da escrita, exercitando o senso crítico.
Leitura de livros infanto-juvenis
Desenvolver a leitura, a oralidade, a imaginação e a capacidade de fazer relações de situações; despertar o prazer de ler.
Gramática
Os conteúdos gramaticais serão trabalhados com o objetivo de desenvolver o domínio da língua padrão para que o aluno possa expressar-se corretamente de maneira ora e escrita.
As classes gramaticais serão trabalhadas em nível de identificação, para que na série seguinte os alunos apresentam os pré-requisitos necessários para entender a análise sintática.
A noção de frase, oração e período, e a classificação do sujeito tem o objetivo de desenvolver a habilidade de construção de frases com a aplicação correta de concordância e de organização do discurso.
O trabalho de ortografia visa amenizar as dificuldades ortográficas apresentadas pelo aluno no decorrer do ano letivo.
Preposição – combinações e contrações
Pronomes – indefinidos e interrogativos
Retomar os pronomes demonstrativos
Diferenciar entre artigo, preposição e pronome.
Verbos – revisão dos regulares do modo indicativo, locução verbal.

Adjetivos – grau dos adjetivos e locução adjetiva.
Sistematizar o grau dos adjetivos
Discurso direto e indireto
Identificar o foco narrativo, a transposição verbal e aplicar exercícios.
Interjeições e locuções interjetivas.

Advérbios e locução adverbial – estudo completo

Conjunções só como classe gramatical

Dificuldades ortográficas – viajem/viagem; onde/aonde; mal/mau; tem/têm; vem/vêm e outras dificuldades apresentadas pelos temas.

Identificar o predicado sem classificação

Análise morfológica completa: intensificar em exercícios

Sujeito e predicado
Reconhecer e identificar em frases
Fonética; letra; fonema; encontros vocálicos – nasais e orais - encontros consonantais, dígrafos.
Classificar encontros vocálicos, encontros consonantais e dígrafos.


PORTUGUÊS: Conteúdos e habilidades dO 8º ANO

SABER (Conteúdos)
FAZER (Habilidades)
Textos literários e jornalísticos, poesia, crônicas, tiras, quadrinhos e propagandas;
Empregar diferentes registros, selecionar informações, valorizar as variedades linguísticas da comunidade e outras regiões do país.
Contos
Analisar partes do texto e tirar conclusões.
Vocabulário (verbete)
Pesquisar no dicionário.
Leitura de livros infanto-juvenil
Ler, estabelecer relações e expandir, compreender a leitura em suas diferentes dimensões. O dever de ler, a necessidade de ler, o prazer de ler, ler, analisar, refletir e concluir. Fazer leitura sequenciada e extensiva de um texto.
Redação – reprodução de histórias lidas, textos narrativos, descritivos; estrutura narrativa.
Organizar o discurso, expressar, narrar, manter a unidade temática; segmentar textos (formação de parágrafos).
O que é crônica? O que é conto?
Escrever contos e crônicas considerando elementos que o compõem.
Diário, poemas, notícias, estrutura do texto narrativo.

Gramática

Revisão das classes de palavras,
Revisar o conteúdo do 7º ano
Verbos: modo indicativo (revisão)
Modo Subjuntivo e Formas nominais
Comparar os tempos, modos e emprega-los adequadamente, conjugar verbos;
Acentuação gráfica
Utilizar os conhecimentos de acentuação adquiridos através da explanação, da prática e da reflexão para melhorar a produção oral e escrita e também os exercícios propostos, justificar a acentuação gráfica.
Concordância Nominal: casos como; meio, obrigado, é proibido, mesmo, só, anexo, incluso, bastante
Observar a concordância entre o substantivo e adjuntos.
Observar os casos especiais.
Funções sintáticas – termos
Reconhecer os termos da oração.
Sujeitos (tipos de sujeito)
Classificar os termos.
SE: pronome reflexivo, partícula apassivadora e índice de indeterminação do sujeito.
Reconhecer a função do “SE”.
Predicados: nominal, verbal e verbo-nominal, núcleos
Completar orações.
Predicativo do sujeito e do objeto
Formar orações com estruturas sugeridas.
Transitividade: verbos (VI,VTD,VTI e VTDI)
Inverter os termos na oração.
Complementos verbais: OD e OI
Substituir termos por pronomes.
Adjunto adnominal: (retomando as classes)
Classificar as classes gramaticais.
Adjunto adverbial: advérbios e locuções adverbiais
Reduzir e ampliar orações.
Aposto
Empregar a pontuação adequadamente.
Vocativo

Agente da passiva

Funções Sintáticas – Termos
Reconhecer e classificar os termos da oração.
Vozes verbais: ativa, passiva e reflexiva
Transformar a voz ativa em passiva e vice-versa.
Uso do porquê
Fixar ortografia.
Dificuldades ortográficas: há e a; a cerca e há cerca; mal e mau; mas e mais; onde e aonde; eu e mim
Fixar a correta ortografia e o emprego de certas palavras.
Criar frases.
Conjunções coordenadas
Identificar e empregar adequadamente as conjunções na ligação de orações e termos.
Identificar a relação que as conjunções estabelecem cem entre as orações.
Orações coordenadas (assindéticas e sindéticas)
Classificar as orações em assindéticas e sindéticas.
Construir períodos com estrutura adequada.

PORTUGUÊS: Conteúdos e habilidades dO 9º ANO

SABER (Conteúdos)
 FAZER (Habilidades)
Estrutura das palavras
Identificar a estrutura das palavras na Língua Portuguesa
Treinar grafia de palavras cognatas
Reconhecer e classificar os elementos mórficos das palavras: Rd, Vt, t desin., afixos, vogal e consoante de ligação.
Prefixos e Sufixos
Identificar os prefixos (gregos e latinos) em sua aplicabilidade.
Frase, Oração e Período (revisão)
Identificar frase, oração e período.
Período simples
Identificar e revisar o período simples e o composto.
Período composto por Coordenação, Período composto por Subordinação, Período Misto.
Identificar e classificar as orações coordenadas sindéticas e assindéticas.
Reconhecer e analisar P.C.S.
Identificar e classificar as orações subordinadas substantivas, adjetivas e adverbiais.
Reconhecer e analisar o período misto.
Identificar e classificar as orações do período misto.
Pronomes  Relativos
Identificar os pronomes relativos e aplica-los adequadamente, identificando também a função sintática dos mesmos dentro da oração: sujeito, objeto direto, objeto indireto.
Regência
Entender o conceito de regência.
Compreender regência verbal e regência nominal.
Empregar corretamente os verbos, observando as normas de regência (idem para os nomes)
Crase (observar a reforma ortográfica atual)
Usar corretamente, quando necessário, o acento grave para indicar a ocorrência da crase.
Figuras de linguagem
Identificar e empregar algumas figuras de linguagem: comparação, metáfora, metonímia, antítese, eufemismo, hipérbole, prosopopéia, onomatopéia, catacrese, pleonasmo.
Acentuação gráfica (observar a reforma ortográfica atual)
Revisar as regras de acentuação.
Acentuar corretamente as palavras (revisar).
Semântica
Compreender a significação das palavras em vários tipos de frases e contextos.
Confrontar pares de homônimos e pares de parônimos e analisar significação de cada palavra.
Analisar palavras altamente polissêmicas.
Concordância Verbal
Dominar os principais mecanismos e o valor expressivo da concordância verbal.
Verbo
Identificar e conjugar corretamente os verbos regulares e os irregulares.
Reconhecer os verbos empregando-os corretamente: regulares, irregulares, defectivos, abundantes, impessoais, unipessoais e os verbos auxiliares.
Empregar corretamente o modo imperativo.
Demonstrar a formação do imperativo afirmativo e do imperativo negativo.
Identificar as formas nominais e emprega-las corretamente.
Aplicar os particípios duplos.
Sílaba na translineação.
Dividir corretamente e com segurança palavras na translineação.
Análise Morfológica e Analise sintática interna
Analisar termos morfológica e sintaticamente. (revisar)
SE: pronome reflexivo, partícula apassivadora e índice de indeterminação do sujeito.
Reconhecer a função do “SE”.
Uso do hífen
Empregar corretamente o hífen em palavras compostas.

Colocação Pronominal
Construir frases com as várias possibilidades de colocação pronominal.
Versificação
Aprender noções básicas sobre versificação.
Criar poema livremente.
Aprender a técnica da escansão.
Identificar a aplicar rima quanto à disposição dentro da estrofe e também à classe gramatical.
Redação. Texto Dissertativo
Desenvolver a capacidade de argumentação com o texto dissertativo.
Leitura de obras extraclasse
Reconhecer e apreciar a obra literária como forma de arte.
Desenvolver valores a partir do conteúdo da obra lida, através do reconhecimento, reflexão, julgamento e avaliação.
Apresentar trabalho a partir do entendimento da obra lida.


METODOLOGIAS
LEITURA: Trabalha-se com as habilidades de interpretar, organizar, analisar, comparar, sintetizar, debater, opinar, criticar, relacionar, julgar, justificar. A partir dos conhecimentos que o aluno tem sobre o mundo e sobre a linguística, coloca-se a problematização que irá levá-lo a “reconstruir” o texto. Trabalha-se a leitura com entonação e pontuação corretas. Leitura dos alunos poderá ser individual ou em forma de jogral.
ESCRITA: Trabalha-se com a motivação para que o ato de escrever seja uma busca do mundo e também do próprio aluno. No momento da criação de textos, o prazer deve tornar-se o próprio escrever. A produção de narrativas, a modalidade mista narração – descrição, a crônica reflexiva, o contar casos, tudo é estimulado, lido, comentado, discutido, publicado, se possível, para que o aluno veja a/ uma razão para escrever.
ORALIDADE: FALAR X OUVIR: Leva-se o aluno à reflexão das ideias inerentes do texto. O aluno expõe, diante do grupo, a sua posição e o professor valoriza os estilos particulares. Saber ouvir é habilidade imprescindível, sem a qual o trabalho não se torna produtivo e respeitoso. Supõe-se (espera-se) que, progressivamente, o aluno vá adquirindo fluência e desinibição ao expressar-se e vá abandonando os vícios de uma oralidade descuidada.

AVALIAÇÃO
Verifica-se a aquisição dos conteúdos significativos considerados mínimos para a passagem de um nível a outro no processo de aprendizagem, através de trabalhos, testes e provas.
Verifica-se o desenvolvimento bio-psico-social, que privilegia os processos mentais de ampliar conhecimentos através de observação.
Verifica-se a apresentação, o desenvolvimento e a qualidade do trabalho sobre literatura.

RECUPERAÇÃO PARALELA
Reescrever textos, redações, analisando-os e aperfeiçoando-os.
Retomada dos conteúdos deficientes após a aplicação de atividades avaliativas, explicações, exercícios, comentários.
Refazer atividades, analisando, comentando e corrigindo as questões.

PROPOSTA DE INTERDISCIPLINARIDADE
OBJETIVO: Fazer com que o aluno posicione-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações, aprendendo a respeitar as diferentes opiniões, integrando o trabalho de várias áreas. Trabalhar os temas transversais (ética, pluralidade cultural, meio ambiente, saúde, orientação sexual, trabalho e consumo), integrando às outras áreas.
Trabalho de textos integrados às disciplinas:
Inglês – traduzindo-os, comentando, comparando e valorizando a Língua Estrangeira.
Geografia – comparando e analisando.
Ciências – comparando e analisando.
Matemática – entender situações do dia-a-dia, da vivência do aluno na resolução de problemas, interpretando, compreendendo as ordens dos exercícios para resolvê-los corretamente.
História – interpretação, discussão (textos informativos, atuais)
Postura, hábitos e atitudes corretos para favorecer o desenvolvimento da aprendizagem em todas as disciplinas.
Amostra de filmes integrando todas as disciplinas. Visita a museus, teatro, mostra de artes, viagens, recitais, etc.


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