quarta-feira, 27 de abril de 2011

Plano de Estudos de Matemática

PLANOS DE ESTUDOS 
SÉRIES FINAIS
MATEMÁTICA

Componente Curricular: MATEMÁTICA
6ºs, 7ºs, 8ºs e 9ºs anos Ano: 2014
Número de aulas anuais: 120 aulas
Professores: Adriano Torri souza
Maria Cleusa Borré Sebastiany, Sorahya Valcarenghi Urruth

FILOSOFIA DA ESCOLA
Contribuir para a construção de uma sociedade formada por cidadãos éticos e politizados, com conhecimento e valores necessários para que o Ser Humano possa ser feliz dentro de suas relações interpessoais, respeitando as diferenças individuais. 

OBJETIVOS DA ÁREA DO CONHECIMENTO
A disciplina de matemática deverá oportunizar condições que favoreçam a formação de um individuo autônomo diante de situações do dia-a-dia e que desenvolvam suas habilidades de observação, criatividade, dedução, raciocínio e espírito critico.

MATEMÁTICA: Conteúdos e habilidades dO 6º ANO

SABER (Conteúdos)
FAZER (habilidades)

Números racionais absolutos
Noção de fração
Leitura de fração
Tipos de fração
Números mistos
Frações equivalentes
Simplificação de fração
Redução de fração ao mesmo denominador
Comparação de frações
Operação de frações
Problemas com frações
Expressões numéricas
Números decimais
Frações decimais
Porcentagem
Propriedades de nº. decimais
Comparação de nº. decimais
Operações com nº. decimais
Problemas com nº. decimais
Expressões numéricas
Introdução à geometria
Sólidos geométricos (poliedros e corpos redondos)
Elementos primitivos (ponto, reta e plano)
Ângulos
Medidas de ângulos
Classificação de ângulos

Dominar o uso funcional das operações matemáticas
Estabelecer o uso compreensivo dos enunciados de um problema com operações combinadas.
Compreender a relação que existe entre os múltiplos e divisores dos números.
Dominar o uso funcional dos números racionais absolutos.
Compreender as operações que envolvam os números decimais.
Aprofundar diferentes tipos de sistema de medidas e saber aplicá-los em situações de problemas.
Identificar sólidos geométricos
Estabelecer a diferenciação dos tipos, medidas e classificação dos ângulos


MATEMÁTICA: Conteúdos e habilidades DO 7º ANO

SABER (Conteúdos)
FAZER (Habilidades)
Conjuntos dos números inteiros
Números inteiros positivos e negativos
Comparação de números inteiros
Representação geométrica dos números inteiros
Sucessão números inteiros
Números inteiros opostos ou simétricos
Módulo ou valor absoluto dos números inteiros.
Subconjuntos de Z
Ampliar e construir novos significados para os números, a partir de uma utilização no contexto social e histórico.
Interpretar situações-problema envolvendo números positivos e negativos em diferentes significados.
Perceber os sinais de + e – como operadores e como indicadores de situações opostas.
Reconhecer o módulo de um número inteiro.
Determinar a distância de um número inteiro à origem.
Escrever alguns subconjuntos de Z.
Coordenadas cartesianas:
Par ordenado
Produto cartesiano
Plano cartesiano
Análise de gráficos
Estender a representação gráfica de pares ordenados aos quatro quadrantes
Traduzir informações contidas em tabelas para a linguagem matemática.
Ler e interpretar diferentes tipos de gráficos
Operações com números inteiros
Propriedades com números Z
Expressões numéricas envolvendo números inteiros
Resolução de problemas envolvendo números inteiros.
Interpretar e resolver situações envolvendo as operações com números negativos e positivos
Dominar potência negativa com números negativos e positivos
De3finir a resolução de potência 10 com números Z
Conjunto dos números Racionais
Números racionais
Subconjuntos de Q
Reta racional
Números racionais opostos
Módulo de valor absoluto dos Q
Comparação de números racionais
Operações envolvendo números racionais
Propriedades dos números racionais
Reconhecer números racionais como quociente, razão, decimal e fração em diferentes contextos
Localizar números racionais na reta numérica nas formas fracionárias e decimal, percebendo a relação entre as duas representações
Comparar e verificar a existência de números racionais e equivalentes
Aplicara as operações com números racionais, interpretando, analisando e resolvendo situações-problema em diferentes contextos
Medidas
Noção de estatísticas
Média aritmética
Média aritmética ponderada
Calcular medida aritmética e ponderada aplicada a situações cotidianas
Equações do 1º Grau
Sentenças matemáticas
Expressões
Variáveis
Equações
Propriedades de equivalência
Resolução de equações do 1º. grau
Resolução de problemas
Distinguir os diversos papéis que uma letra pode assumir na álgebra
Resolver situações-problema com equações de 1º grau
Inequações de 1º grau
Desigualdades
Resolução de inequações de 1º grau
Resolução de problemas
Identificar e aplicar as propriedades de equivalência das igualdades e desigualdades
Apresentar e resolver situações-problema com inequações
Sistema de equações de 1º grau
Equações de 1º grau com duas incógnitas
Sistemas de equações de 1º grau
Método da substituição
Resolução de problemas envolvendo sistemas de equações de 1º grau
Reconhecer e identificar equações de 1º grau com duas incógnitas
Resolver sistemas de equações com duas incógnitas usando o método da substituição
Sistema métrico decimal
Perímetro
Polígonos
Triângulos
Quadriláteros
Medida de comprimento ou superfície
Área das figuras planas
Volume dos sólidos geométricos
Medidas de capacidade
Medidas de massa
Medida de tempo
Perceber a necessidade de unidades de medida padronizadas (S. I.)
Classificar triângulos quanto aos lados
Classificar quadriláteros
Dominar o cálculo das áreas das figuras planas
Reconhecer o volume dos sólidos geométricos
Identificar e calcular os diferentes cálculos com medidas de capacidade
Dominar o cálculo da massa
Reconhecer as diferentes medidas de tempo e unidades

MATEMÁTICA: Conteúdos e habilidades dO 8º ANO

SABER (Conteúdos)
FAZER (Habilidades)
Números reais
Identificar números reais
Expressões algébricas
Identificar e calcular o valor numérico
Monômios
Identificar as partes
Calcular o grau
Efetuar operações de adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação
Polinômios
Identificar os vários tipos
Calcular o grau
Completar e ordenar um polinômio incompleto
Efetuar operações de adição, subtração, multiplicação e divisão
Produtos notáveis (3 casos)
Resolver, aplicando regras dos produtos notáveis
Fatoração (4 casos)
Fatorar expressões algébricas
Mínimo múltiplo comum
Calcular o m.m.c. de expressões algébricas
Frações algébricas
Resolver operações de adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação
Razão
Identificar, escrever e ler razões
Proporção
Reconhecer uma proporção através da propriedade fundamental e calcular o termo desconhecido
Regra de três
Calcular e resolver problemas por regra de três simples e composta
Juros simples
Calcular juros simples
Médias
Calcular média aritmética simples e ponderada.
Equações Literais e Fracionárias

Introdução a geometria: ponto, reta e plano
Reconhecer retas geométricas primitivas e suas relações
Ângulos
Conceituar ângulos, identificá-los e medi-los.
Calcular o complemento e suplemento de ângulos
Reconhecer ângulos opostos pelo vértice
Polígonos
Reconhecer polígonos côncavos e convexos.
Identificar os elementos de um polígono


MATEMÁTICA: Conteúdos e habilidades dO 9º ANO


SABER (Conteúdos)
FAZER (Habilidades)
Aritmética
Notação científica
Radicais: raiz, propriedades, simplificação, redução ao mesmo índice, comparação, adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação, radiciação, racionalização de denominadores.
Dominar o cálculo de potências e das operações com elas
Álgebra
Equação do 2º grau: definição, equação completas e incompletas (resolução) discriminante, equações fracionárias, equação literais, relação entre coeficientes e raízes, sistemas de equação do 2º grau e problemas do 2º grau.
Equações biquadradas: definição e resolução
Equações irracionais: definição, resolução de equações irracionais com um único radical e com mais de um radical.
Resolver equações do 2º grau, biquadrados e irracionais, através de situações problemas.
Geometria
Semelhança: razão, proporção, Teorema de Tales, Teorema Fundamental, Semelhança de triângulos, casos de semelhança de triângulos, polígonos semelhantes.
Aplicar corretamente a definição de razão e proporção nos exercícios que envolvem o Teorema de Tales e Fundamental. Identificar os casos de semelhança de triângulos
Relações métricas no triângulo retângulo: triângulo retângulo, relações métricas, Teorema de Pitágoras, aplicações do Teorema de Pitágoras.
Dominar o sentido da definição e das aplicações funcionais do Teorema de Pitágoras.
Razões trigonométricas no triângulo retângulo: seno, co-seno, tangente, tabela do sem, cós, tg, valores particulares.
Aplicar as razões trigonométricas no triângulo retângulo
Relações métricas num circulo: relação das cordas, relação das secantes, relação da tangente e secante, potencia de um ponto em relação à circunferência.
Comprimento da circunferência
Aplicar as relações métricas num cálculo
Relações métricas num triangulo qualquer: relação com ângulos agudo e obtuso, natureza de um triangulo, relações trigonométricas num triângulo.
Aplicar as relações métricas no triângulo


HABILIDADES
Dominar o uso funcional das operações matemáticas.
Estabelecer o sentido compreensivo dos enunciados de um problema com operações combinadas.
Compreender a relação que existe entre os múltiplos e divisores dos números.
Dominar o uso funcional dos números racionais absolutos.
Compreender as operações que envolvam os números decimais.
Aprofundar diferentes tipos de sistemas de medidas e saber aplicá-los em situações de problema.
Identificar a diferenciação das figuras geométricas e de detectar suas correspondências na realidade.

COMPETÊNCIAS
Ao término do 9º ano o aluno deverá saber operar com números reais, interpretar e resolver corretamente problemas envolvendo equação de 2º grau, tais como as biquadradas, irracionais e sistemas de equação de 2º grau. 
Adquirir uma atitude dentro da matemática, analisando e interpretando problemas que envolvam teoremas de Tales, as relações métricas e trigonométricas no triangulo retângulo e calculo das áreas das figuras planas.

METODOLOGIAS
Exposição participada, dialogada, questionamentos, realização de experiências e relatos, recolhimento de dados, formulação de problemas, realização de comparações, pesquisas relacionadas com dificuldades ou indagações surgidas, a fim de resolvê-las ou esclarece-las. 
Solicitação de novas soluções para velhas questões ou soluções para outras novas, visando o desenvolvimento da criatividade. Iniciar os estudos, sempre que possível, do contato com a realidade.
Oportunizar trabalhos em grupos e individuais.
Levar o aluno, sempre que é possível, a elaborar o conhecimento por meio do seu desempenho direto diante de situações problemas para que observe, tente, experimente, compare, identifique conclua.

 AVALIAÇÃO
Será contínua progressiva e cumulativa, reunindo todos os dados possíveis em torno do aluno através da observação direta e o seu procedimento diário: exercícios, trabalhos, tarefas e apresentação do mesmo, testes, e provas.
A nota anual mínima para efeito de aprovação é 50. A recuperação paralela será oferecida a todos os alunos e para os que apresentaram aproveitamento insuficiente no final do período letivo haverá provão.

RECUPERAÇÃO PARALELA
A recuperação paralela será realizada durante o transcorrer do trimestre de forma preventiva, através da revisão contínua dos conteúdos, procurando atender as deficiências e oportunizar ao aluno a recuperação dos conteúdos em estudos.
Após o final do trimestre os objetivos não atingidos serão ainda retomados e os alunos com aproveitamento insuficiente poderão com base nesta proposta apresentar um melhor resultado no próximo trimestre.

PROPOSTA DE INTERDISCIPLINARIDADE
Entender situações do dia-a-dia, da vivência do aluno na resolução de problemas, interpretação e compreensão de números reais, levantamento de dados e comparações.
Interpretar adequadamente a ordem dos exercícios, desenvolvendo-os corretamente, observando a grafia escrita e numérica, bem como a simbologia matemática.
Ciência integrada à matemática através da culinária, colheres com gramas, levantamento de preços e custos das receitas e também a confecção de receitas.
História integrada à matemática através de confecção de pirâmides com material reciclável para a montagem de uma maquete sobre o Egito antigo.
Matemática integrada com religião, português e inglês, construção de tabelas, gráficos e percentuais a partir de um questionário sobre incivilidades (violências no cotidiano).
Geografia integrada com medidas e fuso horário.
Postura correta, hábitos e atitudes.

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