quarta-feira, 27 de abril de 2011

Plano de Estudos de Educação para a Saúde

PLANOS DE ESTUDOS 
SÉRIES FINAIS
EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE

Componente Curricular: EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE
6ºs, 7ºs, 8ºs e 9ºs anos Ano: 2014
Número de aulas anuais: 40 aulas
Professora: Maria do Carmo Tavares Cardoso

FILOSOFIA DA ESCOLA
Contribuir para a construção de uma sociedade formada por cidadãos éticos e politizados, com conhecimento e valores necessários para que o Ser Humano possa ser feliz dentro de suas relações interpessoais, respeitando as diferenças individuais. 

OBJETIVO DA ÁREA DO CONHECIMENTO
Oferecer condições para que o aluno forme uma consciência ampla de saúde, visando melhor qualidade de vida.

SABER (Conteúdos)
FAZER (Habilidades)
Saúde num sentido holístico
Desenvolver a consciência de saúde global, mudando atitudes inadequadas como postura corporal e ética no ambiente escolar.
Como manter a saúde
Tipos de tratamento de saúde: preventivo, paliativo, curativo e de urgência.
Identificar a adequação e importância de cada tipo de tratamento.
Higiene corporal
Melhorar o aspecto corporal, elevando a sua auto-estima.
Tipos de banhos e funções de cada um
Cuidados com cada tipo de cabelo e prevenção de doenças do couro cabeludo
Cuidados com a pele
Cuidados com os dentes
Cuidados com as unhas
Prevenção de acidentes
Desenvolver a consciência corporal e manutenção de sua integridade (diminuindo acidentes, principalmente no recreio).
Prevenção de doenças transmissíveis

Higiene ambiental
Identificar as atitudes inadequadas à preservação do meio ambiente e da saúde, modificando-as.
Cuidado com a água
Cuidado com o solo
Cuidado com o lixo
Vacinação
Alimentação
Escolher corretamente seus alimentos, conforme princípios da boa alimentação.
O que é alimentar-se
Tipos de alimentos (classificação)
Alimentos industrializados e seus riscos
Maior atenção e cuidado com a sua saúde
Valor nutritivo dos alimentos e funções no organismo

METODOLOGIAS
Explicações e exemplificações de cada conteúdo individualmente ou, dependendo do assunto, em paralelo com demais conteúdos, serão usados: músicas, xerox, textos ou simplesmente exercícios de fixação.
O aluno deverá estar apto à resolução e reconhecimento de atitudes adequadas à preservação e melhoria do meio ambiente e consequentemente da saúde da humanidade.

AVALIAÇÃO
A avaliação é contínua e progressiva. Verificar-se-á se o aluno obteve progressos através do interesse e da participação apresentados em sala de aula.
Serão avaliados: tarefas propostas em sala de aula e em casa; pontualidade na entrega de trabalhos, conteúdo sempre em dia.
Além disso, o aluno deverá obter um mínimo de 50% nas avaliações propostas. Caso isso não ocorra o mesmo poderá atingir seus objetivos em um próximo trimestre, pois a recuperação paralela de conteúdos possui essa finalidade.

RECUPERAÇÃO PARALELA
A recuperação paralela será feita trimestralmente, incluindo todos os alunos.
Haverá recuperação de conteúdos, visando um aumento progressivo de notas e conhecimentos.

PROPOSTA DE INTERDISCIPLINARIDADE
Será feita através de compreensão de textos e conteúdos, trabalhos nas aulas de Educação para a Saúde, integrando com outras disciplinas visando o desenvolvimento e interação do aluno com o assunto tratado.
Trabalharemos os temas geradores de escola em 2014 – Meio ambiente, diminuição da violência e solidariedade.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...