quarta-feira, 27 de abril de 2011

Plano de Estudos de História

PLANOS DE ESTUDOS 
SÉRIES FINAIS
HISTÓRIA
Componente Curricular: HISTÓRIA
6ºs, 7ºs, 8ºs e 9ºs anos Ano: 2014
Número de aulas anuais: 120 aulas
Professores: Maria Júlia Dias Merten
Nara Clair Pigato da Rosa
Sílvia Helena Corrêa Teixeira

FILOSOFIA DA ESCOLA
Contribuir para a construção de uma sociedade formada por cidadãos éticos e politizados, com conhecimento e valores necessários para que o Ser Humano possa ser feliz dentro de suas relações interpessoais, respeitando as diferenças individuais. 

OBJETIVOS DA ÁREA DO CONHECIMENTO

Através dos estudos, estimular e desenvolver no aluno o interesse pelo conhecimento da história humana através dos tempos, analisada com raciocínio crítico e sempre no contexto da época, localizada no tempo e no espaço geográfico, levando-se em conta os aspectos econômicos, políticos e sociais relacionando-se com o passado e o presente, buscando a constante atualização e participação como futuro cidadão, defensor de princípios éticos e democráticos, preservando o bem comum e a natureza.
HISTÓRIA: CONTEÚDOS E HABILIDADES DO 6º ANO
SABER (Conteúdos)
FAZER (Habilidades)
Introdução ao estudo de História
Significados da Palavra história
Trabalho do historiador
Fontes históricas
Tempo (calendário e medidas de tempo).
Reconhecer os diferentes significados da palavra “história”
Identificar os diferentes calendários e seus marcos iniciais.
Analisar o trabalho do historiador.
Compreender e avaliar a importância das fontes históricas.
A origem e evolução do homem
Noções sobre a Teoria Criacionista e a evolucionista
Pré-história: Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais
Compreender a evolução do ser humano.
Compreender e criticar o uso da expressão pré-histórica
Reconhecer a trajetória dos nossos ancestrais.
Interpretar e esquematizar textos e ideias.
Origem do homem no Brasil e na América (teoria)
Compreender que não há consenso entre os pesquisadores quanto a origem dos primeiros habitantes da América;  à data da sua chegada e os caminhos percorridos.
Compreender a diversidade dos povos americanos.
As principais civilizações e suas características
Identificar e conceituar civilizações.
Compreender a formação do Estado.
Interpretar textos.
Egito
Reinos Africanos
América Pré-Colombiana: Incas, Maias e Astecas
Analisar e valorizar as contribuições dos mesopotâmicos.
Identificar as semelhanças e diferenças entre os povos da Mesopotâmia.
Identificar e relacionar as principais características econômicas, culturais e religiosas destes povos.
Mesopotâmia
Identificar as principais características culturais, econômicas e religiosas destes povos e suas influências para demais povos.
Índia e China
Analisar e diferenciar as principais características destes povos.
Reconhecer a influencia destes povos no Ocidente.
Persas
Fenícios
Hebreus
Compreender e identificar as principais características destes povos.
Relacionar a contribuição destes povos.
Grécia Antiga
Compreender a formação da Grécia Antiga.
Identificar e compreender as diferenças entre as cidades-estados.
Caracterizar, analisar e diferenciar a democracia grega das atuais.
Identificar os períodos da história Grega.
Analisar as contribuições culturais gregas.
Roma Antiga
Compreender a origem mitológica e histórica de Roma.
Identificar a periodização da historia de Roma.
Compreender e analisar o significado da palavra Republica.
Analisar o processo de expansão territorial romana.
Identificar a crise da República Romana.
Associar a crise da República com a concentração de poder nas mãos do Imperador.
Compreender o fim do Império Romano no Ocidente.
Analisar os aspectos culturais Romanos.
Interpretar e relacionar a cultura romana com a atual.
Analisar a relação entre a sociedade romana e a natureza na construção do espaço histórico.


HISTÓRIA: CONTEÚDOS E HABILIDADES DO 7º ANO

SABER (Conteúdos)
FAZER (Habilidades)
O Feudalismo e a Idade Média
Identificar a Idade Média como um marco histórico de mudanças nas estruturas econômicas, políticas e culturais da sociedade européia;
Entender os diferentes marcos históricos que deferem o início e o fim da Idade Media;
Caracterizar a organização econômica, política e cultural dos povos bárbaros;
Identificar as principais características do feudalismo: a sociedade estamental, a economia predominante e a descentralização política.
O Poder da Igreja na Idade Média
Entender o surgimento do cristianismo e da igreja católica, o Teocentrismo;
Compreender o papel da igreja na Idade média, o seu poder político, econômico e cultural ao longo desse período;
Identificar o poder da Igreja  e o confronto com o poder dos reis, as heresias, a  cultura pagã e a intolerância da igreja em relação as outras culturas.
Declínio do Feudalismo e surgimento da Burguesia;
Ressurgimento do comercio;
As cruzadas
A Expansão Comercial;
As Monarquias nacionais.
Entender como ocorreu o declínio do feudalismo e a transição econômica da Europa ocidental;
Compreender o processo do renascimento comercial e urbano inseridos no processo de desagregação do mundo feudal;
Identificar as razões que determinam a realização das cruzadas e o comercio com o Oriente;
Compreender a formação das monarquias centralizadas como fatores que favorecem a transformação da ordem feudal.
Império Bizantino
Árabes – Islamismo
Entender a origem do Império como decorrência da divisão e crise do Império Romano do Ocidental;
Compreender fragmentação política e territorial da Europa Ocidental;
Identificar as diferenças religiosas entre a igreja de Roma e a de Constantinopla que levaram ao Cisma do Oriente;
Identificar características da cultura árabe, como o desenvolvimento dos conhecimentos no campo cientifico e a preservação da cultura greco-romana. 
Renascimento Cultural
Estabelecer relações entre o desenvolvimento do Renascimento e as transformações sociais e econômicas;
Identificar e compreender as principais características do Renascimento;
Caracterizar o Renascimento italiano por meio de artistas, escritores, pensadores e suas obras artísticas;
Entender a propagação do movimento renascentista para outros países;
A Reforma Religiosa
Compreender o significado de reforma e contra-reforma;
Conhecer os fatores que contribuíram para dar início à Reforma Protestante;
Entender os principais movimentos reformistas: luteranismo, calvinismo e anglicanismo;
Compreender a contra-reforma como uma medida da igreja católica para conter o protestantismo.
Idade Moderna:
Expansão Ultra-Marina: As grandes Navegações e o Mercantilismo.
Compreender a Idade Média como um período de transição;
Compreender os fatores que impulsionaram a expansão marítima européia; As novas rotas comerciais;
Entender o pioneirismo português nas grandes Navegações;
Conhecer o processo de expansão portuguesa, espanhola, francesa e holandesa;
Identificar os principais resultados desse processo de expansão, a partilha do novo mundo;
Compreender o conceito de mercantilismo.
A Colonização Portuguesa e Espanhola da América.
Entender como ocorreu a conquista da América Portuguesa e Espanhola;
Identificar as formas de colonização portuguesa e espanhola na América;
Compreender as principais características da administração colonial;
Conhecer os regimes de trabalhos característicos da colonização;
Diferenciar o período pré-colonial e o inicio da colonização portuguesa;
Compreender o inicio da colonização da América  portuguesa a partir da produção açucareira e da divisão do território em capitanias hereditárias;

Identificar as razões do insucesso das capitanias hereditárias;
Caracterizar os governos-gerais;
Identificar as principais medidas tomadas pelos governadores-gerais e entender as funções dos órgãos administrativos. 
A civilização do açúcar
O pacto Colonial
A união Ibérica
A invasão Holandesa
A economia e a mão-de-obra escrava
A expansão Colonial
As rebeliões na colônia portuguesa
A crise açucareira

Compreender e caracterizar a produção açucareira a  partir  do sistema de plantation;
Entender o papel das atividades complementares na economia colonial;
Conhecer as formas de escravidão desde a África até a Colônia;
Compreender porque a mão-de-obra escrava predominou na América portuguesa;
Conhecer as formas de resistência à escravidão, sobretudo os quilombos;
Reconhecer a importância do negro na formação cultural brasileira, suas influências s sua luta por liberdade;
Compreender como e por que ocorreu a União Ibérica  e seus reflexos na colônia;
Relacionar a crise e as rebeliões na colônia: revolta de Beckmam e a guerra dos Mascates e o domínio holandês no Nordeste;
Entender os motivos da crise açucareira e a repercussão para a economia colonial e portuguesa.
A formação das Treze Colônias Inglesas
O comercio triangular
Compreender o início da formação das Treze Colônias;
Comparar o modelo de colonização que predominou nas Treze Colônias com a colonização do restante das Américas;
Caracterizar o tipo de colonização das colônias do norte e das colônias do sul;
Compreender como se estabelecia a economia das colônias do sul através do comercio Triangular: As  colônias  do sul, as Antilhas e África.

 HISTÓRIA: CONTEÚDOS E HABILIDADES DO 8º ANO

SABER (Conteúdos)
FAZER (Habilidades)
 As revoluções burguesas
Revolução Inglesa: Liberalismo político
Iluminismo: Filosofia Iluminista
Revolução Francesa
Conhecer, analisar e interpretar as diferentes sociedades nos diversos tempos históricos, estabelecendo sempre relações com a sociedade atual.
O século de ouro no Brasil.
Revolução Industrial.
Independência dos Estados Unidos da América;
Independência da América Espanhola.
Identificar o tipo de colonização organizado nas treze colônias. O comércio estabelecido e a forma de controle político exercido pela metrópole, a Inglaterra sobre os colonos.
O processo de Independência do Brasil;
O primeiro Império;
Período Regencial no Brasil;
2º Império
Abolição da Escravatura no Brasil;
Proclamação da República no Brasil;
Substituição da mão-de-obra escrava pela mão-de-obra imigrante.

Reconhecer a forma como ocorreu o processo de independência estabelecido no Brasil.
As formas como se estabeleceu a política e a economia nos I e II Impérios e no período regencial.
Analisar e interpretar os motivos da abolição da escravatura e proclamação da República como um processo de continuidade e não ruptura do modelo econômico agro-exportador.


HISTÓRIA: CONTEÚDOS E HABILIDADES DO 9º ANO

SABER (Conteúdos)
FAZER (Habilidades)
Doutrinas sociais do século XIX
Conhecer, analisar e interpretar as diferentes sociedades nos diversos tempos históricos, estabelecendo sempre relações com a sociedade atual.
Imperialismo e neocolonialismo do século XIX
I Guerra Mundial
A República do Café com Leite no Brasil
Revolução Russa
A crise de 1929
As Ditaduras Fascistas européias
Brasil: Era Vargas; Populismo;
Brasil: a crise do populismo
A II Guerra Mundial
Guerra Fria
De Juscelino ao golpe de 1964
A Ditadura Militar no Brasil
Os anos 1970 e 1980 no Brasil
O mundo da globalização
Neoliberalismo e crise neoliberal


METODOLOGIAS
O aluno deve estar consciente da importância dos fatos históricos, determinantes do contexto em que vive. Para isso, é necessária uma compreensão do processo histórico através de análise e interpretação de textos, pesquisas, leitura atualizada, para que possa construir uma compreensão a partir das contradições que existem na sociedade (os conteúdos serão trabalhados através de aulas expositivas com participação do aluno, auxílio de mapas, gravuras, livro, texto, livros afins, palestras, filmes, etc.).

AVALIAÇÃO
Será diária acompanhando o desenvolvimento do aluno: cobrança na atenção em aula, tarefas e trabalhos.
Leitura de revistas atuais, jornais.
Testes e provas trimestrais.

RECUPERAÇÃO PARALELA
través de retomada de conteúdos em que o aluno apresentou maior dificuldade ao final de cada avaliação. As provas serão revistas, analisadas, comentadas e refeitas.
Os conteúdos serão retomados sempre que for detectada alguma dificuldade.

PROPOSTA DE INTERDISCIPLINARIDADE
A disciplina de história está presente na vida diária de cada um e na construção de um indivíduo consciente e atualizado.
A disciplina de história trabalha integrada à disciplina de geografia (textos, filmes) onde os alunos situam, não só no tempo como também no espaço, os acontecimentos referentes ao conteúdo.
Integra com português, quando interpreta um texto: resume uma reportagem, analisa um texto atual.
Integra com artes, quando trata do desenvolvimento das sociedades através dos tempos, reforçando seu legado cultural e suas manifestações artísticas.
Integra com a disciplina de matemática com os conteúdos de sólidos geométricos (construção de pirâmides - Egito).

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