quarta-feira, 27 de abril de 2011

Plano de Estudos de Ciências

PLANOS DE ESTUDOS 
SÉRIES FINAIS
CIÊNCIAS
Componente Curricular: CIÊNCIAS
6ºs, 7ºs, 8ºs e 9ºs anos Ano: 2014
Número de aulas anuais: 120 aulas
Professoras: Roseneri Ceolin Mariano
Celinaira Scheffer Hauptili

FILOSOFIA DA ESCOLA
Contribuir para a construção de uma sociedade formada por cidadãos éticos e politizados, com conhecimentos e valores necessários para que o Ser Humano possa ser feliz dentro de suas relações interpessoais, respeitando as diferenças individuais. 

OBJETIVOS DA ÁREA DO CONHECIMENTO
Proporcionar condições que favoreçam a formação do indivíduo diante de situações de seu cotidiano, desenvolvam suas habilidades de observação, criatividade, dedução, raciocínio e espírito crítico, visando à formação de um cidadão ciente de sua função social e ecológica, utilizando os conhecimentos adquiridos no aprendizado da disciplina.

CIÊNCIAS: Conteúdos e habilidades dO 6º ANO

SABER (Conteúdos)
FAZER (Habilidades)
Fatores vivos e não vivos do ambiente
Respeitar os seres vivos em sua diversidade
Valorizar a vida
Interessar-se por conhecer melhor a natureza
Respeitar o pensamento e opiniões alheias
Conhecer a natureza através da observação e análise de fenômenos naturais
Conceitos ecológicos
O que é Ecologia, População, Comunidade, Ecossistema, Biosfera, Habitat e Nicho Ecológico
Produtores e consumidores
Reconhecer a importância dos produtores e os diferentes tipos de consumidores que podem compor uma cadeia alimentar
Fotossíntese
Características gerais
Importância da fotossíntese para as cadeias alimentares
Importância da liberação de oxigênio pela fotossíntese e consumo do gás carbônico
Relação e dependência entre a respiração dos seres vivos e a fotossíntese dos organismos clorofilados
Decompositores
Papel dos decompositores numa cadeia alimentar
Cadeia e teia alimentar
Identificar o fluxo de matéria e energia numa cadeia alimentar
Ver-se como ser integrante, atuante e responsável pelo equilíbrio e preservação da natureza 
Relação entre os seres vivos
Reconhecer as principais relações que podem ser estabelecidas entre os seres vivos: parasitismo, comensalismo, sociedade, simbiose, comunidade, predatismo, etc.
Reconhecer as situações em que o homem se relacione com os demais seres vivos e com os seus iguais, julgando prejuízos e benefícios destas.
Classificação dos seres vivos
Reino Monera
Reino Protista
Reino Fungi
Vírus
Reconhecer os cinco reinos de seres vivos e suas principais características; bem como os vírus.
Reino Plantae
Reconhecer as principais características do reino das plantas.
Classificá-las em grupos, identificando sua evolução e importância para o homem.
Identificar as partes de uma planta completa, bem como sua morfofisiologia.


CIÊNCIAS: Conteúdos e habilidades dO 7º ANO

SABER (Conteúdos)
FAZER (Habilidades)
Evolução dos seres vivos
Conhecer as teorias da evolução, entender como ocorrem as mutações e a seleção natural.
Origens da vida
Conhecer as principais teorias, sabendo suas argumentações e posicionar-se sobre elas.
Classificações dos seres vivos
Entender a classificação dos seres vivos baseada em características evolutivas.
Reino Animal
Caracterizar vertebrados e invertebrados, identificando suas funções vitais e classifica-los.
Poríferos e Celenterados
Caracterizar os grupos baseado em evidencias evolutivas, identificando sua importância para os ecossistemas.
Platelmintos e Nematelmintos
Caracterizar os grupos, salientando suas diferenças. Identificar as doenças causadas por eles, seus ciclos de vida e sua prevenção.
Anelídeos e Moluscos
Caracterizar os grupos, classificando-os pelos caracteres evolutivos. Reconhecer sua importância para o homem e para o solo.
Artrópodes
Identificar artrópodes úteis e nocivos ao homem, caracterizando cada grupo e sua importância para os ecossistemas.
Equinodermos
Conhecer seus principais representantes e entender sua posição na escala evolutiva.
Cordados
Reconhecer os cordados como sendo os primeiros a ter esqueleto interno e a importância disso para o grupo. Salientar o caráter evolutivo.
Peixes
Caracterizar os peixes, descrever as funções vitais, tipos e utilidades.
Anfíbios
Entender a mudança de ambiente sofrida por eles, suas adaptações (duas formas de vida), funções vitais e sua classificação.
Répteis
Caracterizar, classificar e descrever suas funções vitais. Identificar os répteis venenosos.
Aves
Conhecer as adaptações das aves para vôo, canto e os diversos ambientes.
Descrever suas funções vitais e classificação.
Mamíferos
Caracterizar, identificar suas funções vitais e adaptações ao ambiente. Entender sua posição evolutiva reconhecendo-se integrante deste grupo. Conhecer sua importância para o meio.


CIÊNCIAS: Conteúdos e habilidades dO 8º ANO

SABER (Conteúdos)
FAZER (Habilidades)
Células
Identificar os níveis de organização dos seres vivos.
Reconhecer partes e funções da célula e sua importância para os seres vivos.
Tecidos do organismo
Reconhecer os diferentes tipos de tecidos, suas características e suas funções para o organismo dos seres vivos.
Alimentos
Reconhecer a importância dos alimentos na vida dos seres vivos. Identificar os diferentes tipos de alimentos. Reconhecer as principais vitaminas, sais minerais e suas funções no organismo.
Sistema Digestório
Reconhecer os diferentes órgãos do sistema digestório e suas respectivas funções no corpo humano. Descrever como ocorre a digestão dos alimentos. Caracterizar algumas doenças do sistema digestivo.
Sistema Respiratório
Identificar os órgãos do sistema respiratório e suas funções.
Reconhecer como acontece a respiração nos seres vivos.
Caracterizar as principais doenças do sistema respiratório e seus meios de prevenção.
Sistema Cardiovascular
Reconhecer a importância do sistema circulatório, seus órgãos e suas principais funções. Identificar componentes do sangue e sua importância para o organismo humano.
Descrever como ocorre a circulação do sangue em nosso corpo. Reconhecer as principais doenças do Sistema Circulatório e seus meios de prevenção.
Sistema Excretor
Reconhecer os principais resíduos eliminados pelo organismo. Identificar as principais partes e funções do sistema excretor. Descrever como ocorre a excreção de substancias e a produção de urina em nosso organismo.
Caracterizar as principais doenças que afetam o sistema excretor.
Sistema Reprodutor
Identificar partes e funções do sistema reprodutor. Reconhecer como ocorre a fecundação e os principais maiôs de controle de natalidade. Reconhecer as principais doenças sexualmente transmissíveis e suas formas de prevenção.
Sistema Endócrino
Identificar os tipos de glândulas do corpo, os hormônios que produzem e as funções desses hormônios para o funcionamento do corpo humano.
Sistema Nervoso e Sentido
Reconhecer os diferentes órgãos dos sentidos e suas funções no organismo humano. Compreender a importância dos órgãos dos sentidos para a vida dos seres vivos.
Sistemas Locomotor e muscular
Reconhecer a importância do sistema locomotor e do muscular para os seres vivos. Identificar a formação e os principais tipos de ossos para o nosso organismo. Diferenciar os tipos de articulações e sua importância para a realização dos monumentos. Caracterizar os tipos de  músculos e sua importância para os movimentos.


CIÊNCIAS: Conteúdos e habilidades dO 9º ANO

SABER (Conteúdos)
FAZER (Habilidades)
Matéria
Conceituar matéria e identificar as suas propriedades
Estados físicos da matéria
Associar a temperatura e pressão às mudanças de estados físicos, valorizar a economia de energia.
Fenômenos da natureza
Identificar a diferença entre os fenômenos que ocorrem na natureza
Teorias atômicas
Caracterizar átomos, identificando suas partes e os principais modelos atômicos.
Elementos químicos
Classificar e identificar os elementos químicos existentes e seus usos no cotidiano.
Ligações químicas e valência
Compreender que a valência dos elementos é que possibilita as ligações e formações de substâncias.
Substâncias, misturas e combinações.
Identificar os tipos de substâncias, as misturas e combinações usadas no cotidiano.
Reconhecer os principais processos de fracionamento dessas substâncias.
Funções químicas
Compreender a importância da química em nossas vidas.
Conhecer a classificação das substâncias orgânicas divididas em ácidos, bases (hidróxidos), sais e óxidos, e identificar  seus principais usos no dia a dia.
Reações químicas e leis químicas
Reconhecer as reações químicas que ocorrem na natureza e como sua velocidade pode ser alterada em laboratório.
Identificar as causas e consequências de algumas reações que ocorrem no ambiente, como, a chuva ácida e o efeito estufa.
Calor e temperatura
Diferenciar calor de temperatura e conhecer as escalas termométricas existentes.
Identificar as diferentes formas de propagação de calor
Grandezas, unidades e sistemas de unidades
Reconhecer os sistemas e as unidades usadas no Brasil e internacionalmente.
Movimentos
Identificar os tipos de movimentos, suas causas, consequências e usos.
Analisar gráficos e equações horárias do movimento.
Leis de Newton
Compreender as leis de Newton que explicam as causas dos movimentos
Força
Reconhecer os elementos de uma força, as unidades usadas e calcular resultante de sistemas de forças.
Gravidade, equilíbrio dos corpos, massa e peso.
Compreender a Lei da Gravitação universal e o equilíbrio dos corpos.
Diferenciar massa e peso.
Trabalho e potência
Relacionar energia, trabalho e potência.
Calcular o trabalho e a potência das máquinas.


METODOLOGIA
Exposição participada e dialogada, realização de experiências, visitas, palestras, vídeos e relatos, realização de comparações, seminários, pesquisas, atividades práticas, trabalhos individuais e em grupos, análise de situações-problema e busca de soluções.

AVALIAÇÃO
Através de testes, provas, trabalhos em grupo e individuais, avaliação qualitativa e auto-avaliação.

RECUPERAÇÃO PARALELA
Será oferecida durante o trimestre através de revisão de conteúdos, oportunizando ao aluno retomar objetivos não alcançados e a aprendizagem de assuntos não compreendidos.

PROPOSTA DE INTERDISCIPLINARIDADE
Ciências e matemática: cálculos gerais, aplicação de fórmulas, resolução de equações e notação científica.
Ciências e geografia: questões ambientais como efeito estufa, camada de ozônio e as questões do lixo cada vez maior nas grandes cidades. O aluno deverá compreender as causas destes fenômenos, as reações químicas que ocorrem e suas consequências.
Textos associados com português.
História: contextualização dos temas de história, trazendo-os para a atualidade, ajudando a compreender a sociedade que temos hoje.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...