PLANOS DE ESTUDOS
SÉRIES FINAIS
LÍNGUA INGLESA
LÍNGUA INGLESA
Componente Curricular: LÍNGUA INGLESA
6ºs, 7ºs, 8ºs e 9ºs anos Ano: 2014
Número de aulas anuais: 120 aulas
Professores: Leandro Marcos Lassen, Vera Lucia Seabra Tagliari
FILOSOFIA DA ESCOLA
Contribuir para a construção de uma sociedade formada por cidadãos éticos, politizados com conhecimento e valores necessários para que o Ser Humano possa ser feliz dentro de suas relações interpessoais, respeitando as diferenças individuais.
OBJETIVOS DA ÁREA DO CONHECIMENTO
A disciplina de língua inglesa tem como objetivo desenvolver capacidades mínimas de comunicação oral e escrita em língua estrangeira que possibilitam o crescimento social e cultural do educando, fazendo ao mesmo tempo, com que este reconheça o valor e a importância da língua inglesa no contexto mundial.
Proporcionar ao aluno a assimilação e dinamização das estruturas ensinadas em sala de aula.
LÍNGUA INGLESA: Conteúdos e habilidades dO 6º ANO
SABER (conteúdos)
|
FAZER (habilidades)
|
Saudações
|
Aplicar corretamente as
saudações em inglês
|
Material escolar
|
Identificar
|
Números cardinais até
100
|
Conhecer
|
Números ordenais até 20º
|
Empregar
|
Dias da semana e meses
do ano
|
Reconhecer
|
Cores
|
Aplicar
|
Família
|
Reconhecer e apontar os
membros da família
|
Parte da casa e do corpo
|
Conhecer e identificar
|
Vestuário
|
Empregar
|
Pronomes demonstrativos
|
Empregar corretamente o
pronome demonstrativo como perto/longe e plural/singular
|
Pronomes pessoais do
caso reto
|
Substituir o uso do nome
pelo pronome
|
Animais
|
Reconhecer e apontar os
animais selvagens e domésticos
|
Artigo indefinido a/an
|
Reconhecer os artigos
empregando-os antes das palavras
|
Expressões idiomáticas
|
Enriquecer o vocabulário
do aluno com problemas do dia-a-dia
|
Diálogos
|
Relacionar com assuntos
atuais
|
LÍNGUA INGLESA: Conteúdos e habilidades DO 7º ANO
SABER (Conteúdos)
|
FAZER (Habilidades)
|
Retomada de vocabulários
das séries anteriores
|
Reconhecer e aplicar os
conhecimentos de 5ª série
|
Meals, food and drinks
|
Conhecer e aplicar os
diferentes alimentos e as situações
usadas
|
Frutas e vegetais
|
Identificar as frutas e
vegetais (mais conhecidos e ilustra-los)
|
Pronomes interrogativos
|
Aplicar os pronomes
interrogativos nas situações corretas
|
Preposições
|
Conhecer e aplicar as
preposições identificando seus devidos lugares
|
Nacionalidades
|
Identificar os adjetivos
pátrios mais comuns e relaciona-lo com seu país
|
Números até 1000 e
operações matemáticas
|
Empregar corretamente os
números e identificar as operações matemáticas
|
Números ordinais
|
Reconhecer e aplicar os
números ordinais
|
Horas
|
Conhecer as horas
|
Verbo TO BE no presente
|
Reconhecer a importância
do uso do verbo TO BE e emprega-lo corretamente
|
Expressões idiomáticas
|
Enriquecer o vocabulário
do aluno com expressões usadas em inglês.
|
Textos atuais
|
Compreender textos
atuais
|
Músicas
|
Entender e analisar
músicas
|
LÍNGUA INGLESA: Conteúdos e habilidades dO 8º ANO
SABER (Conteúdos)
|
FAZER (Habilidades)
|
Verbo “to be”(simple present) 3 formas – review
|
Reconhecer verbos em
diferentes tempos e formas apresentadas
|
Verbo “to be” (simple past) 3 formas
|
Saber diferenciar os
pronomes demonstrativos apresentados, reconhecendo, através da forma escrita,
seu significado.
|
Verbo “there to be”(simple present) 3 formas – review
|
Reconhecer e diferenciar
os pronomes interrogativos entre si, capacitando o aluno a perguntar e
responder quando solicitado.
|
Verbo “there to be”(simple
past) 3 formas
|
Saber pluralizar um
substantivo e reconhecer suas diferentes formas de pluralização
|
Demonstrative pronouns
|
Identificar e reconhecer
os adjetivos apresentados com suas devidas oposições
|
Question words – how many?how much? – “wh” (who,
where-what,when-whose,why) how?
|
Assimilar diferentes expressões idiomáticas
|
Plural of nouns
|
|
Verb “to have” – 3 formas
|
|
Verbs in the “simple present tense” (different verbs)
|
|
Adjectives (opposites)
|
|
Expressões idiomáticas
|
LÍNGUA INGLESA: Conteúdos e habilidades dO 9º ANO
SABER (Conteúdos)
|
FAZER (Habilidades)
|
Genitive case
|
Saber reconhecer,
diferenciar os tempos verbais em suas formas distintas (presente, passado,
futuro)
|
Simple present tense
|
Identificar pronomes
pessoais do caso reto, pronomes oblíquos, pronomes e adjetivos possessivos.
|
Simple future
|
Reconhecer o caso
genitivo, sabendo aplicá-lo em diferentes situações.
|
Future with going to
|
Saber empregar
estruturas básicas, tais como: verbos (no imperativo), artigos e o verbo
model ¨can¨ em diferentes situações
|
Simple past tense
|
Estar apto a aplicar as
“question tags” em diferentes frases não importando o seu tempo verbal
(presente, passado, futuro)
|
Possessive adjectives
review
|
|
Possessive pronouns
|
|
Present continuons tense
|
|
Imperative
|
|
Objetive pronouns
|
|
Definitive article THE
|
|
Question tags
|
|
Modal CAN
|
METODOLOGIAS
Explicações e exemplificações de cada conteúdo individualmente ou, dependendo do assunto, em paralelo com demais conteúdos, serão usados: músicas, xérox, textos ou simplesmente exercícios de fixação.
O aluno deverá estar apto à resolução e reconhecimento de estruturas simples da língua estrangeira (inglês). Assim como, ao ouvir uma música, saber identificar na mesma, toda a gramaticidade aprendida até o momento, assimilando seu vocabulário e principalmente, sua pronúncia de forma clara e precisa.
AVALIAÇÃO
A avaliação é contínua e progressiva. Verificar-se-á se o aluno obteve progressos através do interesse e da participação apresentados em sala de aula.
Serão avaliados: tarefas propostas em sala de aula e em casa; pontualidade na entrega de trabalhos, conteúdo sempre em dia.
Além disso, o aluno deverá obter um mínimo de 50% nas avaliações propostas. Caso isso não ocorra o mesmo poderá atingir seus objetivos em um próximo trimestre, pois a recuperação paralela de conteúdos possui essa finalidade.
RECUPERAÇÃO PARALELA
A recuperação paralela será feita trimestralmente, incluindo todos os alunos.
Haverá recuperação de conteúdos, visando um aumento progressivo de notas e conhecimentos.
PROPOSTA DE INTERDISCIPLINARIDADE
Será feitas através de compreensão de textos, músicas e conteúdos trabalhados nas aulas de inglês, integrando com outras disciplinas visando o desenvolvimento e interação do aluno com o assunto tratado.
O trabalho interdisciplinar será feito com colegas de outras disciplinas para o aluno vivenciar melhor o mundo que o cerca.
Continuaremos o trabalho realizado em 2010 sobre incivilidades. Trabalharemos ética, pluralidade cultural, meio ambiente, consumo e orientação sexual.
Explicações e exemplificações de cada conteúdo individualmente ou, dependendo do assunto, em paralelo com demais conteúdos, serão usados: músicas, xérox, textos ou simplesmente exercícios de fixação.
O aluno deverá estar apto à resolução e reconhecimento de estruturas simples da língua estrangeira (inglês). Assim como, ao ouvir uma música, saber identificar na mesma, toda a gramaticidade aprendida até o momento, assimilando seu vocabulário e principalmente, sua pronúncia de forma clara e precisa.
AVALIAÇÃO
A avaliação é contínua e progressiva. Verificar-se-á se o aluno obteve progressos através do interesse e da participação apresentados em sala de aula.
Serão avaliados: tarefas propostas em sala de aula e em casa; pontualidade na entrega de trabalhos, conteúdo sempre em dia.
Além disso, o aluno deverá obter um mínimo de 50% nas avaliações propostas. Caso isso não ocorra o mesmo poderá atingir seus objetivos em um próximo trimestre, pois a recuperação paralela de conteúdos possui essa finalidade.
RECUPERAÇÃO PARALELA
A recuperação paralela será feita trimestralmente, incluindo todos os alunos.
Haverá recuperação de conteúdos, visando um aumento progressivo de notas e conhecimentos.
PROPOSTA DE INTERDISCIPLINARIDADE
Será feitas através de compreensão de textos, músicas e conteúdos trabalhados nas aulas de inglês, integrando com outras disciplinas visando o desenvolvimento e interação do aluno com o assunto tratado.
O trabalho interdisciplinar será feito com colegas de outras disciplinas para o aluno vivenciar melhor o mundo que o cerca.
Continuaremos o trabalho realizado em 2010 sobre incivilidades. Trabalharemos ética, pluralidade cultural, meio ambiente, consumo e orientação sexual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário