PLANOS DE ESTUDOS
SÉRIES FINAIS
EDUCAÇÃO FÍSICA
EDUCAÇÃO FÍSICA
Componente Curricular: EDUCAÇÃO FÍSICA
6ºs, 7ºs, 8ºs e 9ºs anos Ano: 2014
Número de aulas anuais: 120 aulas
Professoras: Débora Riograndense Kraemer, Gyamary Rodrigues
FILOSOFIA DA ESCOLA
Contribuir para a construção de uma sociedade formada por cidadãos éticos e politizados, com conhecimento e valores necessários para que o Ser Humano possa ser feliz dentro de suas relações interpessoais, respeitando as diferenças individuais.
OBJETIVOS DA ÁREA DO CONHECIMENTO
A educação física tem por objetivo integrar e conscientizar o aluno em sua realidade biológica, psicológica, espaço cultural, através do desenvolvimento de habilidades motoras estabelecendo relações equilibradas e construtivas com os outros, adotando hábitos de higiene, regulando e dosando o seu esforço de acordo com suas possibilidades corporais.
PROJETOS DESENVOLVIDOS
Escolinhas de voleibol, futsal e handebol;
Educação física e Nutrição.
Obs.: Os projetos foram protocolados na 8ª CRE (Coordenadoria Regional de Educação).
EDUCAÇÃO FÍSICA: Conteúdos e habilidades dO 6º ANO
SABER (Conteúdos)
|
FAZER (Habilidades)
|
Dança aeróbica
|
Dançar visando
desenvolver coordenação motora e ritmo, através da música.
|
Ginástica geral
|
Praticar exercícios
físicos visando condicionamento e postura corporal.
|
Voleibol
Handebol
Futsal
|
Executar os fundamentos,
regras correspondentes ao conteúdo desenvolvido e habilidades esportivas.
|
Recreação
|
Recrear visando
integração e sociabilização.
|
Valências Psicomotoras
|
Participar de atividades
que desenvolvam o esquema Corporal, espaço, raciocínio lógico, lateralidade,
ritmo, equilíbrio, controle muscular, percepção auditiva, tempo, coordenação
motora, força e velocidade.
|
EDUCAÇÃO FÍSICA: Conteúdos e habilidades DO 7º ANO
SABER (Conteúdos)
|
FAZER (Habilidades)
|
Dança aeróbica
|
Dançar visando
desenvolver coordenação motora e ritmo, através da música.
|
Ginástica geral
|
Praticar exercícios
físicos visando condicionamento e postura corporal.
|
Voleibol
Handebol
Futsal
|
Executar os fundamentos,
regras corretamente, desenvolvendo habilidades desportivas.
|
Valências Psicomotoras
|
Participar de atividades
que desenvolvam o esquema Corporal, espaço, raciocínio lógico, lateralidade,
ritmo, equilíbrio, controle muscular, percepção auditiva, tempo, coordenação
motora, força e velocidade.
|
EDUCAÇÃO FÍSICA: Conteúdos e habilidades dO 8º ANO
SABER (Conteúdos)
|
FAZER (Habilidades)
|
Dança aeróbica
|
Dançar visando
desenvolvimento da criatividade, coordenação motora e ritmo, através da
música.
|
Ginástica geral
|
Praticar exercícios
físicos visando condicionamento físico, combate a obesidade e postura
corporal.
|
Voleibol
Futsal
Handebol
|
Executar os fundamentos
e regras corretamente, desenvolvendo habilidades esportivas.
|
Valências Psicomotoras
|
Participar de atividades
que desenvolvam o esquema Corporal, espaço, raciocínio lógico, lateralidade,
ritmo, equilíbrio, controle muscular, percepção auditiva, tempo, coordenação
motora, força e velocidade.
|
EDUCAÇÃO FÍSICA: Conteúdos e habilidades dO 9º ANO
SABER (Conteúdos)
|
FAZER (Habilidades)
|
Dança aeróbica
|
Dançar visando o
desenvolvimento de coordenação motora e ritmo, através da música.
|
Ginástica geral
|
Desenvolver a capacidade
e condicionamento físico, através de exercícios aeróbicos, localizados e
posturais.
|
Voleibol
Futsal
Handebol
|
Executar os fundamentos
e técnicas do esporte coletivo, desenvolvendo habilidades esportivas.
|
Valências Psicomotoras
|
Participar de atividades
que desenvolvam o esquema Corporal, espaço, raciocínio lógico, lateralidade,
ritmo, equilíbrio, controle muscular, percepção auditiva, tempo, coordenação
motora, força e velocidade.
|
METODOLOGIAS
Através de aulas práticas e teóricas sobre regras e conteúdos desenvolvidos.
Trabalho individual e em grupos.
Trabalho tático em equipe.
Trabalho recreativo.
AVALIAÇÃO
Os critérios usados na avaliação são: participação em aula, interesse, assiduidade, disciplina, conhecimentos práticos e teóricos dos fundamentos e crescimento do aluno.
PROJETOS DESENVOLVIDOS
Escolinhas de voleibol, futsal e handebol; Educação física e Nutrição.
Obs.: Os projetos foram protocolados na 8ª CRE (Coordenadoria Regional de Educação).
PROPOSTA DE INTERDISCIPLINARIDADE
EDUCAÇÃO FÍSICA E A ÁREA DE INGLÊS
Os conteúdos que foram trabalhados nas aulas de inglês, como músicas, serão desenvolvidos em forma de coreografias de dança aeróbica pelas alunas.
EDUCAÇÃO FÍSICA E ÁREA DE NUTRIÇÃO
Devido ao grande problema de obesidade e sedentarismo no adolescente, será realizado um projeto que evolve aulas práticas de ginástica localizada e aeróbica, no qual os alunos terão informações necessárias para educação dos hábitos alimentares.
A área de nutrição fará palestras sobre alimentação correta e fichas de avaliação individual.
A área de educação física fará fichas de medidas antropométricas e avaliação da capacidade física individual.
OBS.: Para a execução deste trabalho a Escola já dispõe, em seu quadro, um especialista em nutrição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário