quarta-feira, 27 de abril de 2011

Plano de Estudos das Séries Iniciais

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
8ª Coordenadoria Regional de Educação
Escola Estadual de Ensino Fundamental General Edson Figueiredo
Port. Desig.  n.º 13.384  de  29/03/84 – D.O.  04/04/84
Rua Irmão Donato, 95 – Bairro Nossa Senhora de Lourdes
Fone (55) 3217 1696
SANTA MARIA – RS

PLANOS DE ESTUDOS 2014 

ANOS INICIAIS

OBJETIVOS DOS ANOS INICIAIS
O Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano, dando continuidade à formação da criança, considera em primeiro lugar a operacionalização do conhecimento, dando oportunidade para a criança despertar sua curiosidade natural, contribuindo com novos elementos para que possa desenvolver suas capacidades de perceber, abstrair, pensar, dentre outras habilidades que possibilitem o progresso de aprendizagem, com liberdade de expressão.
A Educação que queremos envolve uma concepção global da criança. Para tal, priorizamos uma adequação de conteúdos, onde o aluno perceba o mundo que o cerca de forma criativa e crítica. Nossa prática pedagógica busca a interação e a construção do conhecimento, com atividades que possibilitam a livre expressão, significativas e contextualizadas, em que as crianças tornem-se capazes de interpretar a realidade, analisar, criticar, com o objetivo de preservar o meio ambiente e o bem estar do ser humano, onde haja igualdade em relação a individualidade cultural, política, religiosa, etc.
Sendo assim, o trabalho educativo proporcionará ao educando um ambiente acolhedor e o crescimento individual, o que contribuirá na construção do conhecimento e desenvolvimento de suas potencialidades.
Nosso trabalho será desenvolvido através de vivências significativas ao educando, visando a formação para a cidadania com criatividade e consciência de suas capacidades. 

1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E CLASSE ESPECIAL

PROPOSTA DE PLANO DE ESTUDOS
Número de aulas anuais: 200 dias – 800h
Professoras: Ana Cristina Teixeira Thomasi, Josselene Ferreira Visentini, Juliana Silveira Flores de Oliveira
Classe Especial – Maria do Carmo Bissacott

OBJETIVOS
•Favorecer um ambiente rico e desafiador, físico e social, onde o aluno se sinta protegido e acolhido, e ao mesmo tempo seguro para se arriscar e vencer desafios, contribuindo para o processo da construção de sua autonomia.
•Estimular nas crianças valores como respeito mútuo, cooperação e solidariedade no convívio com os outros, estabelecendo um ambiente em que todos se sintam participantes do processo educativo.
•Atender as crianças em seus desejos e necessidades, tendo como eixo prioritário a curiosidade, a ludicidade em todas as suas formas e possibilidades de expressão e linguagem estabelecendo vínculos afetivos no ambiente escolar e fortalecendo sua auto-estima.
•Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse e respeito e participação frente a elas valorizando a diversidade.
•Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação de forma a compreender e ser compreendido.
•Propiciar um amplo desenvolvimento de aspectos específicos da psicomotricidade, abrangendo as posturas corporais, bem como atividades voltadas para a ampliação da cultura de cada criança.
•Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando cuidados necessários.
•Perceber, considerando suas experiências prévias, momentos de aprendizagem envolvendo noções matemáticas no ambiente da sala de aula.
•Comunicar ideia matemática, hipóteses, processos utilizados e resultados encontrados em situações problemas, utilizando a linguagem matemática.
•Conhecer as letras do alfabeto, familiarizando-se com seu uso em situações familiares e de seu contexto social.
•Ampliar o conhecimento em leitura respeitando as condições e o interesse da turma.

ÁREAS DO CONHECIMENTO

CONHECIMENTO PESSOAL E SOCIAL
•Identidade pessoal e sócio-cultural
•Ambiente familiar
•Ambiente escolar
•Ambiente ecológico

COMPETÊNCIAS
•Favorecer um ambiente no qual a criança sinta-se desafiada e ao mesmo tempo acolhida e segura para lançar suas hipóteses contribuindo para a construção de sua autonomia.
•Estimular nas crianças valores como respeito mútuo, cooperação e solidariedade no convívio com os outros, estabelecendo um ambiente em que todos se sintam participantes do processo educativo.
•Atender as crianças em suas necessidades, tendo como eixo prioritário a curiosidade, a ludicidade, estabelecendo vínculos afetivos no ambiente escolar e fortalecendo sua auto-estima.
•Habilidades físicas: explorar diversas possibilidades do corpo; explorar diferentes ambientes e objetos; exercitar movimentos mais amplos (pular num pé só, correr e dar cambalhotas).
•Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação de forma a compreender e ser compreendido.
•Habilidades culturais: perceber brincadeiras como manifestações culturais, conhecer brincadeiras e jogos de antigamente, ampliar o seu repertório, valorizar a cultura lúdica infantil.

LINGUAGEM E EXPRESSÃO
•Apropriação do sistema da escrita
•Estratégias de leitura
•Processamento de texto

COMPETÊNCIAS
•Identificar letras entre rabiscos, desenhos, números e outros símbolos gráficos.
•Reconhecer e nomear as letras do alfabeto.
•Escrever palavras, frases ou textos simples ditados pelo professor.
•Segmentar oralmente palavras em sílabas.
•Ordenar a escrita, observando a disposição adequada na página (margem, espaçamento entre palavras e título).
•Ordenar partes de um texto, observando sequenciação lógica.
•Identificar semelhanças sonoras em sílabas e rimas.
•Identificar e compreender as finalidades e as funções da leitura, reconhecendo o suporte, o gênero e a contextualização do texto.
•Ordenar partes de um texto, observando temporalidade.
•Reconhecer gêneros textuais e seus contextos de produção.
•Ler textos não verbais em diferentes suportes.
•Dominar as correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a ler e escrever palavras.
•Utilizar vocabulário diversificado e adequado ao gênero e às finalidades propostas.

CONHECIMENTO LÓGICO-MATEMÁTICO
•Espaço e forma
•Grandezas e medidas
•Números, operações e álgebra

COMPETÊNCIAS
•Identificar características das figuras geométricas planas (quadrado, retângulo, triângulo e círculo).
•Localizar objetos e sua movimentação no espaço.
•Construir noções topológicas: proximidade, separação, vizinhança, direita, esquerda, acima de, abaixo de, dentro de, fora de.
•Trabalhar com atributos de objetos: cor, espessura, forma e tamanho.
•Localizar pontos de referência para orientação espaço-temporal escolar.
•Estabelecer relações entre unidades de medida de tempo (horas e calendários).
•Reconhecer o real significado e usos dos números em seu contexto e no dia-a-dia.
•Reconhecer as diferentes relações entre os números, sequenciando-os e ordenando-os.
•Identificar numerais.
•Calcular o resultado das operações da adição e da subtração.
•Reconhecer e utilizar sinais e símbolos convencionais (+, -) da linguagem matemática.
•Resolver problemas com números naturais.
•Resolver problemas que demandam ações de juntar, separar, acrescentar, retirar quantidades.
•Associar a contagem de objetos, ordenados ou não, à sua respectiva representação numérica.

METODOLOGIA
A elaboração da metodologia baseada na ideia de projetos traz a vantagem de ser de fácil articulação entre os conteúdos, evitando a fragmentação dos mesmos. Esse cuidado torna-se pertinente uma vez que se acredita na importância de conceber a criança, em sua totalidade, como um ser em plena formação nos seus aspectos afetivo, cognitivo, físico e social. Também, o projeto de trabalho tem ampla flexibilidade para se trabalhar temas diversos e que sejam do interesse das crianças.
É possível partir de assuntos corriqueiros do dia-a-dia para um estudo mais sistematizado, através de mediação da professora, considerando o nível de desenvolvimento na turma, como também instaurando um ambiente desafiador para outras pesquisas. Dessa forma, o próprio ambiente da sala de aula – a turma, o espaço da sala, os cuidados com o corpo, preferências, medos, desejos, fantasias, etc – ,assim como elementos culturais prévios à escola, pode, de forma flexível e criativa, tornar-se fonte de inspiração para os estudos do contexto próximo como também, na medida do interesse da turma, ampliá-los para outros contextos.
A proposta metodológica para a educação das crianças visa considerar uma característica inconfundível na infância: a ludicidade manifestada pela sua imaginação e fantasia na forma de interagir com o mundo. O jogo e o brincar são elementos da própria cultura e instrumentos de aprendizagem da criança consigo mesma e de sua relação com o meio. Assim, o lúdico é considerado o principal elemento para o desenvolvimento do trabalho considerando-o como fonte promissora para o processo de socialização, principal objetivo para esta etapa da educação.
A ludicidade entendida em sua dimensão educativa traz as vantagens de proporcionar momentos de aprendizagem efetiva de forma divertida, interativa, mas com a disciplina que uma brincadeira ou jogo exigem, que é incorporada de forma cooperativa e não coercitiva. Tal postura vem ao encontro da proposta de uma formação para um indivíduo capaz de interagir com os outros e o meio.
Os temas possíveis de serem desenvolvidos nos projetos de trabalho têm a possibilidade de oferecer um ambiente educativo-pedagógico nesta fase inicial de formação no espaço da escola, dando início ao longo processo de aprendizagem na sistematização com os outros conhecimentos, dentro das áreas específicas dos conteúdos acadêmicos, sem negligenciar o mundo sócio-cultural prévio da criança, já que tem nesse seu ponto de partida. 

 ALGUMAS ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS
•Rodinhas de conversa: a partir de conversações sobre o cotidiano, podem-se problematizar formas de vida ou situações ocorridas no sentido de instigar o interesse para assuntos passíveis de tematização.  Esse tipo de atividade envolve a criança em sua competência comunicativa (de falar, mas também de ouvir o outro), motivando-a para que argumente a favor daquilo que aceita como válido ou recusando colocações em contrário. Ao interagir com outros pontos de vista, vê-se confrontada com um novo contexto capaz de ampliar sua capacidade de perceber o mundo e de buscar outras explicações para aquilo que se coloca como desafio.
•Interação com diversos portadores de texto, criando a partir destas atividades criativas, lúdicas tais como a criação de fantoches/personagens para brincar e dramatizar brincadeiras de faz-de-conta, leitura e recriação de imagens, confecção de jogos tais como dominó ou memória, utilizando-se de rótulos ou sucatas, etc.
•Visita a lugares fora da escola, próximos à escola ou em lugares na cidade/região que possam oferecer momentos agradáveis de lazer e aprendizagem, tais como exposições, parques e praças, reservas ecológicas, museus, zoológicos, teatro, etc., nos quais podem observar mais diretamente o ambiente e coletar dados e informações que possam servir de tematização para futuros projetos.
•Interação e participação nas atividades realizadas na escola como um todo, e com as pessoas da comunidade através de histórias de vida e experiências relatadas pelas mesmas, como forma de preservar e conhecer a cultura de outras gerações, fazendo conexões e diferenciações com seu próprio modo de vida.
•Jogos didático-pedagógicos e brinquedos convencionais: oferecendo momentos de jogo intencionado com definição de regras e brinquedos que possam explorar livremente na companhia daqueles que preferirem.
•Atividades em que se sintam responsáveis por tarefas importantes, tais como: ajudantes do dia, coordenadores de grupo, cuidar de uma planta, zelar pela limpeza e organização da sala, comprometer-se com a arrumação de seu material individual, preocupar-se com sua aparência e cuidado físico, pressupondo que isto possa se estender ao cuidado com o outro também.

AVALIAÇÃO
A avaliação será formalizada através de pareceres descritivos trimestrais, expondo e dialogando com a família sobre a caminhada do aluno dentro do processo educativo.
A avaliação também será feita pelo próprio aluno e pelo grupo, através de diálogos e reflexões individuais e em grupo.
O contato com a família também se fará em outros momentos, como confraternizações realizadas na escola, e sempre que for necessário. Além disso, existe a possibilidade de haver a comunicação diária com a família na entrada e saída do horário escolar.
A avaliação é aqui concebida como um processo dialético e reconstrutivo. Portanto, exige continuamente sua releitura crítica e coerente com a filosofia proposta pela escola.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Os anos iniciais do Ensino Fundamental são uma etapa importante que influencia, de forma relevante, a vida do aluno. Isso requer considerar a criança em suas especificidades físicas e psicossociais. O processo de formação da criança antecede a escola. Envolve aspectos do contexto sócio-cultural, familiar e pessoal. Esta formação prévia pressupõe que existem diferentes conhecimentos e diferentes formas de aprender e compreender o mundo. Levando em conta estas considerações, cabe à escola proporcionar situações que possibilitem a construção de outros saberes no espaço social da escola.
O primeiro ano do Ensino Fundamental não visará classificar a criança e sim revelar diferentes possibilidades dentro do processo de alfabetização.

2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

PROPOSTA DE PLANO DE ESTUDOS
2º ano do Ensino Fundamental Ano: 2014
Número de aulas anuais: 200 dias – 800h
Professoras: Diaine Garcez, Caroline Duarte, Danizete Zacarias

OBJETIVOS
•Favorecer um ambiente rico e desafiador, físico e social, onde o aluno se sinta protegido e acolhido, e ao mesmo tempo seguro para se arriscar e vencer desafios, contribuindo para o processo da construção de sua autonomia.
•Construir com o aluno valores como respeito mútuo, cooperação e solidariedade no convívio com os outros, estabelecendo um ambiente em que todos se sintam participantes do processo educativo.
•Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas, valorizando a diversidade e ampliando o vínculo afetivo com o ambiente escolar, fortalecendo sua auto-estima.
•Conhecer manifestações culturais indígenas e afro-descendentes, demonstrando atitudes de interesse, respeito, valorização e participação frente a elas.
•Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) de forma lúdica, ajustadas as diferentes intenções e situações de comunicação de forma a compreender e ser compreendido.
•Proporcionar situações que desenvolvam a psicomotricidade, descobrindo e conhecendo progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites na sua relação com o grupo.
•Desenvolver momentos de aprendizagem, envolvendo noções matemáticas no ambiente da sala de aula, considerando suas experiências prévias.
•Ampliar a ideia matemática, criar hipóteses, conhecer processos utilizados e os resultados encontrados em situações-problema orais e escritas, utilizando a linguagem matemática.
•Introduzir e aprofundar o conhecimento das operações fundamentais de adição e subtração, através de situações-problema e cálculos desenvolvendo o raciocínio lógico e matemático.
•Aprofundar o conhecimento da sequência numérica, identificando e localizando número e numeral, dentro do conjunto de números naturais.
•Conhecer e familiarizar-se com o sistema de numeração decimal.
•Relacionar o estudo de ciências com situações cotidianas, valorizando o conhecimento e desenvolvendo uma atitude atenta em relação ao meio em que vive, tornando-se um agente transformador desse meio.
Os conteúdos descritos dão continuidade ao processo iniciado no 1º ano.  

ÁREAS (CONTEÚDOS)

CONHECIMENTO PESSOAL E SOCIAL
•Identidade pessoal e sócio-cultural
•Ambiente familiar
•Ambiente escolar
•Ambiente ecológico

ÁREA DA LINGUAGEM

EXPRESSÃO ORAL E ESCRITA
•Discurso oral: ouvir e expressar-se argumentando e questionando.
•Sequência lógica e fluência de ideias.
•Compreensão, análise e reflexão das ideias (em debates, discursos, fatos, narrativas).
•Ampliação do vocabulário e do nível do discurso oral e escrito (observação no uso da concordância verbal e nominal) e outros elementos da língua materna como: antônimos, sinônimos, número, gênero e grau do substantivo.
•Portadores de texto: textos literários (poesia, fábulas, versos, rimas, historinhas infantis) panfletos, cartões, convites, bulas, periódicos, jornais, revistas.
•Produção de texto: relatos de experiências, desenhos, histórias, cartas, bilhetes, convites, regras de jogo, receitas.
•Elementos de apresentação do texto: título, autor, espaçamento entre as palavras, direção, organização da escrita, parágrafo, pontuação, uso da letra maiúscula e minúscula.

ORTOGRAFIA
•Ampliação do nível de alfabetização
•Relação grafia e fonema
•Composição de palavras, sílabas, frases e produções textuais
•Acentuação e sinais gráficos: acentos agudo e circunflexo, til, cedilha

ALFABETO
•Ordem alfabética
•Uso do dicionário
•Uso e conhecimento das diferentes formas de letras (cursiva e imprensa)

CONHECIMENTO LÓGICO-MATEMÁTICO
•Sequência numérica (ordem crescente e decrescente, sucessor e antecessor).
•Composição e decomposição numérica (unidades simples, dezenas); agrupamentos: quantidades pares e ímpares, seriação (2 em 2, 3 em 3).
•Noção de ordenação.
•Comunicação de ideias matemáticas (levantamento de dados, hipóteses e resolução de problemas cotidianos).
•Estratégias para resolução de problemas (oral e escrito).
•Dia, mês, ano e calendário.
•Grandezas e medidas: Hora e meia hora, metro e centímetro, quilo e litro.
•Sistema Monetário: Real e centavos (uso em situações do cotidiano e com material concreto).
•Noções de multiplicação e divisão em situações problemas.
•Representação e tratamento de informações para uso em gráficos.
•Figuras geométricas: formas e propriedades.

ESTUDOS SOCIAIS
•Espaço temporal: Identificação de pontos de referência para situar-se e deslocar-se no espaço.
•Descrição e representação de pequenos percursos e trajetos.
•Situações do cotidiano da criança relacionadas à sua identidade; o seu “eu”, família e escola.
•Datas comemorativas essenciais, incluindo o Dia da consciência negra (Lei 10.639/03).
•Trânsito.

CIÊNCIAS
•Corpo Humano: partes, cuidados, saúde e doenças.
•Higiene.
•Alimentação.
•O Meio Ambiente: Ecologia e preservação.
•Plantas: partes das plantas, plantas que servem como alimentos.
•Animais: identificá-los de forma geral. Selvagens e domésticos. A importância dos animais.
•Recursos Naturais: Água (Relacioná-los com a sustentabilidade do planeta).

METODOLOGIA
A elaboração da metodologia baseia-se na ideia de projetos, traz a vantagem de ser de fácil articulação entre os conteúdos, evitando a fragmentação dos mesmos. Este cuidado torna-se pertinente, uma vez que se acredita na importância de conceber a criança como um ser em plena formação nos seus aspectos afetivo, cognitivo, físico e social.
O projeto de trabalho tem ampla flexibilidade para diversificar temas que sejam de interesse das crianças. É possível partir de assuntos do cotidiano para um estudo mais sistematizado, através da mediação da professora, considerando o nível de desenvolvimento na turma e criando um ambiente desafiador para novas pesquisas. Desta forma, o próprio ambiente da sala de aula, a turma, o espaço da sala, cuidados com o corpo, preferências, fantasias, desejos, medos, imaginação e outros elementos culturais prévios à escola podem, de forma flexível e criativa, tornar-se uma fonte de inspiração para os estudos do contexto próximo, como também, à medida do interesse da turma, para ampliá-los para outros contextos.
Na proposta metodológica, o lúdico continua sendo elemento fundamental para o desenvolvimento do trabalho, pois o jogo e o brincar são elementos da própria cultura e instrumentos de aprendizagem da criança consigo mesma e em sua relação com o meio.
Em sua dimensão educativa, a ludicidade proporciona ricos momentos de aprendizagem, além de ser considerada fonte promissora para continuação do processo de socialização das crianças, fundamental para esta etapa da educação.
Os temas possíveis de serem desenvolvidos nos projetos de trabalho têm a possibilidade de oferecer um ambiente educativo pedagógico que dará continuidade ao processo de aprendizagem na sistematização com outros conhecimentos, dentro das áreas específicas dos conteúdos de aprendizagem, sem negligenciar o mundo sócio-cultural prévio da criança, já que tem nesse seu ponto de partida.
Como exemplo de temas a serem desenvolvidos nos projetos de trabalhos, citamos:
•A continuidade do conhecimento da própria identidade (o eu)
•A relação da criança com seu grupo (higiene e alimentação)
•Família
•Escola
•Meio ambiente (sala de aula, natureza, o seu planeta)
•Animais
•Histórias e estórias
•Brincadeiras infantis

ALGUMAS ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS
•Partindo-se de conversações sobre o cotidiano, podem-se problematizar formas de vida ou situações ocorridas no sentido de instigar o interesse para assuntos passíveis de tematização. Esse tipo de atividade envolve a criança em sua competência comunicativa, motivando para concretização das habilidades de argumentação, opinião e crítica sobre vários assuntos.
•Interagindo com outros pontos de vista, a criança vê-se confrontada com um novo contexto capaz de ampliar sua capacidade de perceber o mundo, de buscar outras explicações para aquilo que se coloca como desafio.
•Interação com diversos portadores de texto, criando a partir destes atividades criativas e lúdicas, tais como criação de fantoches-personagens para brincar e dramatizar.
•Jogos didático-pedagógicos variados como: dominós, memórias, cartas, jogos de tabuleiro, e outros criados pelos próprios alunos. Oferecendo momentos de jogo intencionado com definição de regras.
•Uso de material concreto diversificado como fichas, tampinhas, palitos, sucatas, etc.
•Interação e participação nas atividades realizadas na escola como um todo.
•Atividades em que se sintam responsáveis por tarefas importantes do cotidiano da sala de aula, comprometendo-se com a arrumação de seu material individual e preocupando-se com a arrumação da sala.
•Jogos recreativos em espaços diversificados: pátio, ginásio da escola, informática, pracinha.

AVALIAÇÃO
Representa um esforço do professor em observar e compreender o que as crianças fazem e os significados atribuídos por elas aos elementos trabalhados nas situações vivenciadas em grupo.
O processo avaliativo é permanente, baseado na observação, registro e reflexão acerca das hipóteses dos alunos e de seus avanços nos níveis psicogenéticos, respeitando as diferenças sociais e culturais, provocando as diferenças cognitivas individuais.
A avaliação será formalizada através de pareceres descritivos trimestrais, expondo e dialogando com a família sobre a caminhada do aluno dentro do processo educativo.
O contato da família também se fará em outros momentos, como confraternizações realizadas na escola, e sempre que for necessário.
A avaliação aqui é concebida como um processo dialético e reconstrutivo, portando exige continuamente sua releitura crítica e coerente com a filosofia da escola.

3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 

PROPOSTA DE PLANO DE ESTUDOS
Número de aulas anuais: 200 dias – 800h
Professoras:Tirza  Fernanda  Micheli Pozzobon, Noeli Aparecida Godinho Schinato, Eliete Zonta Sangaletti

OBJETIVOS
•Favorecer um ambiente rico e desafiador, físico e social, onde o aluno se sinta protegido e acolhido, e ao mesmo tempo seguro para se arriscar e vencer desafios, contribuindo para o processo da construção de sua autonomia.
•Construir com o aluno valores como respeito mútuo, cooperação e solidariedade no convívio com os outros, estabelecendo um ambiente em que todos se sintam participantes do processo educativo.
•Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas, valorizando a diversidade e ampliando o vínculo afetivo com o ambiente escolar, fortalecendo sua auto-estima.
•Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) de forma lúdica, ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido.
•Proporcionar situações que desenvolvam a psicomotricidade, descobrindo e conhecendo progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites na relação com o grupo.
•Desenvolver momentos de aprendizagem envolvendo noções matemáticas no ambiente da sala de aula, considerando suas experiências prévias.
•Ampliar a ideia matemática, criar hipóteses, conhecer processos utilizados e os resultados encontrados em situações problema orais e escritas, utilizando a linguagem matemática.
•Aprofundar o conhecimento das operações fundamentais de adição (com transporte) e subtração (com reserva) através de situações-problema e cálculos desenvolvendo o raciocínio lógico matemático.
•Aprofundar o conhecimento da sequência numérica, identificando e localizando número e numeral, dentro do conjunto de números naturais.
•Aprofundar conhecimentos relacionados com o sistema de numeração decimal (unidade, dezena e centena).
•Introduzir a ideia de multiplicação e divisão (agrupamentos, seriações, classificações, quantidades, comparações, inclusões, equivalência) relacionando-a com a adição. 
•Interessar-se pelo estudo das ciências, valorizando a observação como fonte de conhecimento, desenvolvendo uma atitude atenta em relação ao meio em que vive. 
•Perceber-se integrante e agente transformador na comunidade em que vive.
•Posicionar-se de maneira crítica e responsável sobre características individuais e sociais.
•Participar de atividades recreativas competitivas e não competitivas mantendo atitudes de respeito e repúdio à violência.
Os conteúdos descritos dão continuidade ao processo iniciado no 2º ano.  

ÁREAS (CONTEÚDOS)

CONHECIMENTO PESSOAL E SOCIAL
•Identidade pessoal e sócio-cultural
•Ambiente familiar
•Ambiente escolar
•Ambiente ecológico

ÁREA DA LINGUAGEM

EXPRESSÃO ORAL E ESCRITA
•Discurso oral: ouvir e expressar-se argumentando e questionando.
•Sequência lógica e fluência de ideias.
•Compreensão, análise e reflexão das ideias (em debates, discursos, fatos, narrativas).
•Ampliação do vocabulário e do nível do discurso oral e escrito (observação no uso da concordância verbal e nominal).
•Outros elementos da língua materna como: antônimos, sinônimos, número, gênero e grau do substantivo.
•Gêneros textuais: textos literários (poesia, fábulas, versos, rimas, historinhas infantis) panfletos, cartões, convites, bulas, periódicos, jornais, revistas.
•Produção de texto: relatos de experiências, desenhos, histórias, cartas, bilhetes, convites, regras de jogo, receitas.
•Elementos de apresentação do texto: título, autor, espaçamento entre as palavras, direção, organização da escrita, parágrafo, pontuação, uso da letra maiúscula e minúscula.

ORTOGRAFIA
•Ampliação do nível de alfabetização, alfabético-ortográfico.
•Composição de palavras, sílabas e frases.
•Acentuação e sinais gráficos: acentos agudo e circunflexo, til, cedilha.
•Relação grafia e fonema. Atividades específicas que auxiliem a compreensão das relações entre letras e fonemas:
Regulares – compreendem as letras que representam sempre um único fonema. (b, f, v, p, t)
De valor posicional – são as letras que tem que têm dois valores dependendo de sua posição na palavra (l, m, n)
Arbitrárias – dizem respeito às letras que apresentam múltiplos valores, ou aos fonemas que podem ser escritos por meio de diferentes letras (z, x, s)
•Dificuldades ortográficas- h, nh, ch, lh, rr, ss, ge e gi, mp e mb, qu e gu, c e ç, u ou l final, ão e am.

ALFABETO
•Ordem alfabética
•Uso do dicionário

CONHECIMENTO LÓGICO-MATEMÁTICO
•Sequência numérica (ordem crescente e decrescente, sucessor e antecessor)
•Valor posicional e real do número.
•Composição e decomposição numérica (unidades simples, dezenas e centenas)
•Agrupamentos: quantidades pares e ímpares e seriação (2 em 2 Dobro – 3 em 3 Triplo).
•Noção de ordenação.
•Números romanos (representação) até 20 (mínimo).
•Números naturais na reta numérica.
•Comunicação de ideias matemáticas (levantamento de dados, hipóteses e resolução de problemas cotidianos).
•Estratégias para resolução de problemas (oral e escrito).
•Operação de adição com transporte, subtração com empréstimo e sem empréstimo.
•Noções de multiplicação e divisão em situações-problema (tabuada até o 5).
•Cálculos envolvendo as quatro operações fundamentais.
•Dia, mês, ano e calendário.
•Grandezas e medidas: Hora, meia hora e minutos.
•Medidas padronizadas: km, m, cm, mm, kg, g, mg, l e ml.
•Sistema Monetário: Real e centavos (uso em situações do cotidiano e com material concreto.)
•Representação e tratamento de informações para uso em tabelas e gráficos.
•Figuras geométricas essenciais: círculo, retângulo, quadrado e triângulo.

GEOGRAFIA E HISTÓRIA
•Geografia:
Espaço temporal: Identificação de pontos de referência para situar-se e deslocar-se no espaço, na rua, na quadra, no bairro e na comunidade.
Descrição e representação de pequenos percursos e trajetos.
•História:
Situações do cotidiano da criança relacionadas à sua identidade ao seu “eu”, à família e à escola.
Datas comemorativas essenciais.

CIÊNCIAS
•Corpo Humano: partes, cuidados, saúde e doenças.
•Higiene
•Alimentação
• O Meio Ambiente: Ecologia e preservação
• Plantas: partes das plantas, plantas que servem como alimentos.
•Animais: identificá-los de forma geral; selvagens e domésticos; a importância dos animais.
•Recursos Naturais: Água (relacioná-los com a sustentabilidade do planeta).

METODOLOGIA
A elaboração da metodologia baseia-se na ideia de Projetos, que proporciona a fácil articulação entre os conteúdos buscando a interdisciplinaridade. Este cuidado torna-se relevante, uma vez que se acredita na importância de conceber a criança em sua totalidade como um ser em plena formação nos seus aspectos afetivo, cognitivo, físico e social.
O projeto de trabalho tem ampla flexibilidade para diversificar temas que sejam de interesse das crianças. É mais sistematizado, através da mediação da professora, considerando o nível de desenvolvimento na turma, e também cria um ambiente rico e desafiador para novas pesquisas. Desta forma, o próprio ambiente da sala de aula, a turma, o espaço da sala, cuidados com o corpo, preferências, fantasias, desejos, medos, imaginação e outros elementos culturais prévios à escola podem, de forma flexível e criativa, tornarem-se uma fonte de inspiração para os estudos do contexto próximo, como também, à medida do interesse da turma, para ampliá-los para novas aprendizagens dentro de contextos significativos.
Na proposta metodológica, o lúdico continua sendo elemento fundamental para o desenvolvimento do trabalho, pois o jogo e o brincar são elementos da própria cultura e instrumentos de aprendizagem da criança, consigo mesma e de sua relação com o meio.
Em sua dimensão educativa, a ludicidade proporciona ricos momentos de aprendizagem, além de ser considerada fonte mantenedora para continuação do processo de socialização das crianças, fundamental para esta etapa da educação.
Os temas possíveis de serem desenvolvidos nos projetos de trabalho têm a possibilidade de oferecer um ambiente educativo pedagógico que dará continuidade ao processo de aprendizagem na sistematização com outros conhecimentos, dentro das áreas específicas dos conteúdos de aprendizagem, sem negligenciar o mundo sócio-cultural prévio da criança, já que tem nesse seu ponto de partida.

TEMAS A SEREM DESENVOLVIDOS PELA METODOLOGIA DE PROJETOS
•O fortalecimento da identidade.
•Família.
•Escola, bairro, comunidade.
•Meio ambiente (sala de aula, natureza, o seu planeta).
•Animais. A importância dos animais dentro do nosso ecossistema.
•Histórias.
•Ressignificação das brincadeiras infantis.

ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS
Partindo-se de conversações sobre o cotidiano, podem-se problematizar formas de vida ou situações ocorridas, no sentido de instigar o interesse para assuntos passíveis de tematização. Esse tipo de atividade envolve a criança em sua competência comunicativa, motivando para a concretização das habilidades de argumentação, opinião e crítica sobre vários assuntos.
Interagindo com outros, a criança vê-se confrontada com um novo contexto capaz de ampliar sua capacidade de perceber o mundo e de buscar outras explicações para aquilo que se coloca como desafio.
Interação com diversos gêneros de texto, criando a partir destes atividades criativas e lúdicas, tais como criação de fantoches-personagens para brincar e dramatizar.
Jogos didático-pedagógicos variados como: dominós, memórias, cartas, jogos de tabuleiro, e outros criados pelos próprios alunos, oferecendo momentos de jogo intencionado com definição de regras.
Uso de material concreto diversificado como fichas, tampinhas, palitos, sucatas, material dourado, etc.
Interação e participação nas atividades realizadas na escola como um todo.
Atividades em que se sintam responsáveis por tarefas importantes do cotidiano da sala de aula, comprometendo-se com a arrumação de seu material individual, preocupando-se com a arrumação da sala.
Jogos recreativos em espaços diversificados como pátio, ginásio da escola, informática, pracinha.
Canções diversas.
Técnicas artísticas utilizando materiais variados.

AVALIAÇÃO
De acordo com Perrenoud: “Bem antes de regular as aprendizagens, a avaliação regula o trabalho, as atividades, as relações de autoridade e a cooperação em aula e, de certa forma, as relações entre a família e a escola ou entre profissionais da educação.” (1999, p .11)
A avaliação como processo contínuo tem o papel de mapear e acompanhar o desenvolvimento da criança, para orientar e reorientar o planejamento da ação educativa.
O processo avaliativo é permanente, baseado na observação, registro e reflexão acerca do aluno e de sua evolução, respeitando as diferenças cognitivas individuais, sociais e culturais.
Será formalizada através de pareceres descritivos trimestrais, expondo e dialogando a todo o momento sobre a caminhada do aluno com profissionais da escola, especialistas (alunos P.N.E.s) e com a família.
A avaliação é entendida como um processo dialético e reconstrutivo, exigindo continuamente sua releitura, que acompanhe de forma coerente a filosofia da escola, e um olhar muito atento do professor-educador sobre as crianças e suas interações no espaço pedagógico concreto.

4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

PROPOSTA DE PLANO DE ESTUDOS
Número de aulas anuais: 200 dias – 800h
Professoras: Rosani Tolfo Zanini, Claudete Inês Arnt, Josemeri da Silva Mezzalira

OBJETIVOS
•Favorecer um ambiente rico e desafiador, físico e social, onde o aluno se sinta protegido e acolhido, e ao mesmo seguro para se arriscar e vencer desafios, contribuindo para o processo da construção de sua autonomia.
•Construir com o aluno valores como respeito mútuo, cooperação e solidariedade no convívio com ao outros, estabelecendo um ambiente em que todos se sintam participantes do processo educativo.
•Conhecer manifestações culturais indígenas e afro-descendentes, demonstrando atitudes de interesse, respeito, valorização e participação frente a elas.
•Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica oral e escrita) e forma lúdica, ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação de forma a compreender e ser compreendido.
•Proporcionar situações que desenvolvam a psicomotricidade, descobrindo e conhecendo progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites na sua relação com o grupo.
•Desenvolver momentos de aprendizagem envolvendo noções matemáticas no ambiente de sala de aula, considerando suas experiências prévias.
•Ampliar o raciocínio lógico-matemático, criando hipóteses, conhecer processos utilizados e os resultados encontrados em situações-problema, orais e escritos, utilizando a linguagem matemática.
•Aprofundar conhecimentos relacionados com o sistema de numeração decimal (unidade, dezena e centena de milhar).
•Aprofundar o conhecimento das operações fundamentais de adição (com transporte) e subtração (com reserva), da multiplicação e divisão(incluindo multiplicadores e divisores maiores de 10), através de situações-problema e cálculos desenvolvendo o raciocínio lógico-matemático.
•Relacionar o estudo de ciências com situações cotidianas, valorizando o conhecimento e desenvolvendo uma atitude atenta em relação ao meio em que vive, tornando-se um agente transformador desse meio.
•Posicionar-se de maneira crítica e responsável sobre características individuais e fatos sociais.
•Participar de atividades recreativas competitivas e não competitivas mantendo atitudes de respeito e repúdio à violência
•Conhecer o município em que se encontram inseridos, focando os aspectos históricos e geográficos.
•Os objetivos descritos dão continuidade ao processo iniciado no 3º ano.  

ÁREAS (CONTEÚDOS)

CONHECIMENTO PESSOAL E SOCIAL
Identidade pessoal e sócio-cultural.
•Ambiente familiar
•Ambiente escolar
•Ambiente ecológico

ÁREA DA LINGUAGEM

EXPRESSÃO ORAL E ESCRITA
•Discurso oral e escrito: ouvir e expressar-se oralmente e por escrito com coerência, argumentando e questionando.
•Ampliação do vocabulário e do nível do discurso oral e escrito (observação no uso da concordância verbal e nominal) e outros elementos da língua materna como: antônimos, sinônimos, número, gênero e grau do substantivo, verbos, tipos de frases e classificação de sílabas.
•Portadores de texto: textos literários (poesia, fábulas, versos, rimas, historinhas infantis) panfletos, cartões, convites, bulas, periódicos, jornais, revistas, gibis, dicionários.
•Produção de texto: relatos de experiências, desenhos, histórias, adaptações de histórias, cartas, bilhetes, convites, regras de jogos, receitas.
•Elementos de apresentação do texto: título, autor, espaçamento entre as palavras, direção, organização da escrita, parágrafo, pontuação, uso da letra maiúscula e minúscula.

ORTOGRAFIA
•Atividades específicas que auxiliem nas dificuldades ortográficas.

CONHECIMENTO LÓGICO-MATEMÁTICO
•Sequência numérica (ordem crescente e decrescente, sucesso e antecessor).
•Composição e decomposição numérica, ordens e classes até a centena de milhar.
•Comunicação de ideias matemáticas (levantamento de dados, hipóteses, estratégias e resoluções de problemas cotidianos).
•Operações de adição com transporte, subtração com empréstimo e sem empréstimo.
•Multiplicação e divisão em situações problema (tabuada até o 9).
•Multiplicação e divisão em situações problema por 10, 100 e 1000.
•Multiplicação e divisão em situações problema com dois algarismos no multiplicador e no divisor.
•Noções de medida de tempo, capacidade, massa e comprimento.
•Expressões numéricas envolvendo as quatro operações (sem sinais gráficos).
•Sistema monetário: situações-problema do cotidiano como venda, compra, lucro, prejuízo.
•Noção de frações (1/2, 1/3, 1/4 até 1/9).
•Representação e tratamento de informações para uso em gráficos.

GEOGRAFIA E HISTÓRIA
•Espaço temporal: identificação de pontos de referência para situar-se e deslocar-se, começando pelo universo até a cidade.
•O município e sua realidade: origem lendária, histórica, zona rural e urbana, limites, hidrografia (problemas ambientais), relevo, clima, vegetação, economia e governo.
•Datas comemorativas essenciais, enfatizando o índio e o dia da consciência negra. (Lei 10.639/03).
•Trânsito.
•Conceitos básicos de linguagem cartográfica (orientação e limites).

CIÊNCIAS
•Alimentação
•O Meio Ambiente (poluição e preservação)
•Animais: classificação dos animais vertebrados, animais em extinção e cadeia alimentar.

METODOLOGIA
Na perspectiva de que a aprendizagem do aluno que acontece na escola esteja relacionada à sua vida e às suas experiências, a elaboração da metodologia baseia-se na ideia de projetos.
O projeto de trabalho tem ampla flexibilidade para diversificar temas que sejam de interesse do aluno.
Ao participar de um projeto, o aluno está envolvido em uma experiência educativa em que o processo de construção de conhecimento está integrado às práticas vividas. Ou seja, permite que o educando vivencie as situações-problema, reflita sobre elas e tome atitudes diante dos fatos.
Os temas possíveis de serem desenvolvidos nos projetos de trabalho têm a possibilidade de oferecer um ambiente educativo pedagógico que dará continuidade ao processo de aprendizagem na sistematização com outros conhecimentos, dentro das áreas específicas dos conteúdos de aprendizagem, sem negligenciar o mundo sócio-cultural prévio do aluno, de forma que aquilo que ele já sabe seja o ponto de partida para as discussões e reflexões.

TEMAS A SEREM DESENVOLVIDOS PELA METODOLOGIA DE PROJETOS
•Meio ambiente (sala de aula, natureza, o seu planeta).
• Animais e sua importância dentro do nosso ecossistema.
•Histórias.
•Alimentação saudável.
•Santa Maria.
•Folclore.
•Relações interpessoais.

SABER (Conteúdos)

FAZER (Habilidades)
Leitura (individual, em grupo)
Textos do aluno
Ler, interpretar e argumentar diferentes textos; o professor deve motivar seu aluno (leitor) para sentir a poesia, apreciar o texto literário, sensibilizar-se e ter prazer pela leitura.
Verbos: Tempos Verbais (Presente, Pretérito e Futuro).
Substantivos: Próprio e Comum, feminino, masculino, plural e singular.
Classificação das sílabas quanto ao número.
Adjetivo.
Trabalho de ortografia (álbum ortográfico).
Tipos de frases (Afirmativa, Exclamativa, Interrogativa e Negativa).
Na produção do texto, a criança escolhe as palavras, organiza suas ideias, por isso o professor deve orientá-lo sobre o conteúdo e a estruturação do texto, as dúvidas quanto à ortografia, pontuação, uso dos parágrafos: os próprios colegas e o dicionário, também servem de ajuda neste momento.
Durante o trabalho, a classe deve se sentir à vontade para trocar ideias, pedir ajuda, essa meta é conseguir que o aluno participe, se expresse oralmente, use corretamente a língua culta. Ao desenvolver o seu texto, deve ser criativo, empregando o início, meio e fim.
Conjunto de números naturais, ordens e classes até a centena de milhar
Adição com reserva
Subtração, subtração com retorno
Multiplicação e divisão até o nº. 9
Expressão numérica
Operação inversa
Medidas de tempo, capacidade, massa e comprimento (noções)
Multiplicação e divisão por 10, 100, 1000
Sistema monetário
Noções de frações
Situações-problema envolvendo as quatro operações.

O aluno deverá ampliar seus conceitos já trabalhados nos anos anteriores (número, natural, medida) e estabelecer relações que favoreçam a aquisição de novos conceitos.
Aperfeiçoar procedimentos conhecidos e construir novos.


Calcular, criar situações-problema no dia a dia envolvendo venda, compra, lucro e prejuízo.

Decompor ordens e classes numéricas.

Localizar-se no tempo e no espaço.
Município e sua realidade
Identificar, conhecer e localizar o município, zona rural e urbana, origem lendária e histórica, hidrografia, relevo, clima, limites, economia e governo.
Datas Cívicas
Identificar, pesquisar e elaborar textos sobre as datas cívicas do ano letivo.
Ensino Religioso
Resgatar os valores que estão deixados de lado. Incentivar a solidariedade, a dignidade, a verdade, promovendo campanhas para terminar com a violência. Valorização da vida.
Arte
Colagem, pintura, dobradura, desenho livre e outros, sempre integrados aos conteúdos.
Recreação
Proporcionar situações de brincadeiras, oportunizando o convívio social, desenvolvendo atividades de grupo, respeitando as diferenças de cada um.
Identificar e aplicar hábitos de higiene.
Identificar e reconhecer a boa alimentação.
Identificar e conhecer as doenças comuns na infância.
Identificar, reconhecer a importância do uso dos chás.
Identificar e reconhecer os tipos de plantas.
Identificar, reconhecer e visitar os animais. Reconhecer a importância da preservação da natureza.
Colocar em prática os conhecimentos adquiridos nos conteúdos trabalhados.
Identificar os tipos de plantas, funções e importância para a nossa vida.
Identificar os diferentes tipos de animais e seu habitat, classificação, cadeia alimentar.
Preservar os animais para evitar a extinção.
Tipos de poluição, cuidados com o lixo para evitar animais peçonhentos.


ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS
•Partindo-se de conversações sobre o cotidiano, podem-se problematizar formas de vida ou situações ocorridas no sentido de instigar o interesse para assuntos passíveis de tematizações.
•Partindo-se de conversações sobre o cotidiano, pode-se problematizar a criança em sua competência comunicativa, motivando para concretização das habilidades de argumentação, opinião e crítica sobre vários assuntos.
•Interagindo com outros pontos de vista, a criança vê-se confrontada com um novo contexto capaz de perceber o mundo, de buscar outras explicações para aquilo que se coloca como desafio.
•Interação com diversos portadores de texto, criando a partir destas atividades, novas atividades criativas e lúdicas tais como criação de fantoches-personagens para brincar, problematizar e dramatizar.
•Jogos didático-pedagógicos variados como dominós, memórias, cartas, jogos de tabuleiro e outros criados pelos próprios alunos, oferecendo momentos de jogo intencionado com definição de regras, desenvolvendo valores como cooperação, respeito e solidariedade.
•Uso de material concreto como sucatas e material dourado.
•Interação e participação nas atividades realizadas na escola como um todo, como hora cívica, gincanas, caminhada ecológica, oficinas, celebrações, passeios de estudo, mostra de trabalhos incluindo a mostra sobre a cultura Afro-brasileira.
•Atividades em que se sintam responsáveis por tarefas importantes do cotidiano da sala de aula, comprometendo-se com a arrumação de seu material individual, preocupando-se com a ordem e higiene do ambiente escolar.
•Jogos recreativos em espaços diversificados como pátio, ginásio da escola, informática e pracinha.
•Canções diversas.
•Técnicas artísticas, utilizando materiais variados.
•Atividades de pesquisa envolvendo conteúdos trabalhados em aula.

AVALIAÇÃO
De acordo com Perrenoud: “Bem antes de regular as aprendizagens, a avaliação regula o trabalho, as atividades, as relações de autoridade e a cooperação em aula e, de certa forma, as relações entre a família e a escola ou entre profissionais da educação.” (1999, p.11)
A avaliação enquanto processo contínuo tem o papel de mapear e acompanhar o desenvolvimento da criança para orientar e reorientar o planejamento da ação educativa.
O processo avaliativo é permanente, baseado na observação, registro e reflexão acerca do aluno e de sua evolução, respeitando as diferenças cognitivas individuais, sociais e culturais.
Será formalizada através de pareceres descritivos trimestrais, expondo e dialogando a todo o momento sobre a caminhada do aluno com profissionais da escola, especialistas (alunos P.N.E.s) e com a família.
A avaliação é entendida como um processo dialético e reconstrutivo, exigindo continuamente sua releitura e que acompanhe de forma coerente a filosofia da escola, e um olhar muito atento do professor-educador sobre as crianças e suas interações no espaço pedagógico concreto.

RECUPERAÇÃO PARALELA
Após o uso de todos os instrumentos de avaliação, no final de cada trimestre, faz-se um levantamento dos conteúdos não assimilados, o retomamos de formas diferentes, possibilitando ao aluno a aprendizagem e recuperação de conteúdos que ainda não foram alcançados.
É necessário que a criança não se sinta culpado pelos possíveis fracassos. É preciso uma nova postura para que fique bem claro o objetivo da avaliação que é ver os acertos, verificar o que aprendeu e recuperar os possíveis lapsos de conteúdos não assimilados.                                                                                                                                                          
PASSEIOS DE ESTUDOS
City Tour: nas atividades nosso Município, costumamos fazer um passeio, durante todo o dia onde visitamos: Catedral, Praça Saldanha Marinha, Teatro Treze de Maio, Hugo Taylor, Vila Belga, Estação Férrea, Museus, Biblioteca Pública, Maria Fumaça, Basílica Medianeira, UFSM, Distrito Pains, Garganta do Diabo, Itaara, Quartéis e Sotéia.
Zoológico de Sapucaia do Sul: para o enriquecimento do trabalho sobre os animais, os 4ºs anos vão ao Zôo de Sapucaia, onde vêem de perto os animais selvagens que conhecem só de gravuras e filmes. É gratificante este trabalho ao ver o entusiasmo com que as crianças observam e questionam sobre cada uma das espécies.

5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

PROPOSTA DE PLANO DE ESTUDOS
Número de aulas anuais: 200 dias – 800h
Professoras: Josemeri da Silva Mezzalira, Cleuza Maria Gardin Bonaldo, Marilene Medianeira Lorensi, Cláudia Larini

OBJETIVOS
•Desenvolver no aluno valores como respeito mútuo, cooperação e solidariedade, no convívio com os demais, estabelecendo um ambiente em que todos se sintam participantes do processo educativo.
•Posicionar-se de maneira crítica e responsável sobre características individuais e fatos sociais.
•Possibilitar uma melhor compreensão do mundo em que vivemos, promovendo a inserção social do indivíduo.
•Relacionar os conteúdos formais ao cotidiano do aluno, ampliando e ao mesmo tempo, aprofundando as ideias que eles já possuem sobre os fatos.
•Utilizar gráficos, desenhos, modelos, observações, experimentações e outras linguagens da ciência para coletar, organizar, discutir e comunicar fatos e informações.
•Utilizar a imaginação, a criatividade e a curiosidade no aprendizado escolar.
•Proporcionar o trabalho em grupo, valorizando a troca de ideias na construção coletiva do conhecimento, buscando ações críticas e cooperativas.
•Desenvolver a competência comunicativa do aluno, fazendo com que ele seja capaz de usar os recursos da língua de forma adequada à produção e à compreensão de textos.
•Possibilitar o contato com diversos tipos, gêneros e espécies de textos, para descobrir a função e a especificidade de cada um, exercendo desta maneira as práticas sociais de leitura e escrita que circulam na sociedade em que vivem.
•Utilizar processos matemáticos para compreender e modificar o seu mundo, selecionando dados, tirando conclusões, estabelecendo relações, elaborando estratégias e raciocínios característicos, comunicando-se matematicamente.
•Reconhecer o conhecimento matemático como instrumento útil em variados contextos da realidade, mas também como jogo intelectual, que atrai curiosidade e para que se tornem gradativamente autônomos à medida que adquiram confiança em suas habilidades matemáticas.
•Proporcionar situações que desenvolvam a psicomotricidade descobrindo e conhecendo progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites na sua relação com o grupo.
•Ampliar o raciocínio lógico-matemático, criar hipóteses, conhecer processos utilizados e os resultados encontrados em situações problemas orais e escritos, utilizando a linguagem matemática.
•Aprofundar o conhecimento da sequência numérica, identificando e localizando número, numeral, adição, subtração, multiplicação e divisão de números naturais, valor absoluto e relativo.
•Aprofundar conhecimentos relacionados com o sistema de numeração decimal (unidade, dezena, centena de milhar,...).
•Proporcionar momentos de aprendizagem envolvendo noções matemáticas no ambiente de sala de aula, considerando suas experiências prévias.
•Aprofundar conhecimentos relacionados com múltiplos, divisores, critérios de divisibilidade: 2, 3, 4, 5.
•Aprofundar conhecimentos sobre números primos, fatoração de número natural, divisores de número natural, maior divisor comum, determinando o máximo divisor comum, números primos entre si e menor múltiplo comum.
•Relacionar o estudo de Ciências com situações cotidianas, valorizando o conhecimento e desenvolvendo uma atitude atenta, respeitosa e preservacionista em relação ao meio em que vive.
•Aprofundar o conhecimento sobre: Solo, Água e Ar.
•Posicionar-se de maneira crítica e responsável sobre características individuais e fatos sociais.
•Participar de atividades recreativas, lúdicas, competitivas e não competitivas, mantendo atitudes de respeito e repúdio à violência, favorecendo a um ambiente de Paz.
•Reconhecer a importância da história (conceito) e de quem faz a história.
•Reconhecer o estado brasileiro em que vive, valorizando a sua cultura, costumes e tradições.
•Possibilitar o conhecimento sobre o descobrimento do Brasil, o indígena antes do descobrimento do Brasil, sua situação após a colonização.
•Possibilitar o conhecimento sobre a ocupação Portuguesa (os açorianos).
•Possibilitar o conhecimento sobre o negro: origem, principais grupos e sua contribuição na cultura.
•Reconhecer a importância das charqueadas e estâncias e o valor da mão-de-obra.
•Possibilitar o conhecimento sobre a imigração alemã e italiana; usos e costumes, influências.
•Reconhecer a atuação dos Jesuítas.
•Possibilitar o conhecimento sobre os Farrapos, povo rio-grandense, cultura rio-grandense e o Rio Grande político e nossos símbolos.
•Adquirir noções de Geografia, de espaço.
•Aprofundar conhecimentos sobre o Universo, nossa Galáxia e sistema solar.
•Aprofundar conhecimentos sobre o Planeta Terra, a Lua, nosso satélite, orientações no espaço, movimento da Terra. Reconhecer o estado do RS, sua localização na região sul, no Brasil, na América do Sul e no mundo.
•Aprofundar conhecimentos sobre a formação do nosso estado: origem da população, mudanças no aspecto natural.
•Conhecer os aspectos físicos, localizar pontos extremos e limites, hidrografia, relevo, clima, vegetação, aspectos econômicos: recursos naturais, agropecuária, indústria e comércio, transportes, comunicação e turismo.
•Os conteúdos descritos dão continuidade ao processo iniciado no 4º ano.


ÁREAS (CONTEÚDOS)

CONHECIMENTO PESSOAL E SOCIAL
Identidade pessoal e sócio-cultural
Ambiente familiar
Ambiente escolar
Ambiente ecológico

ÁREA DA LINGUAGEM

EXPRESSÃO ORAL E ESCRITA
Desenvolvimento da competência comunicativa, fator determinante da qualidade das diversas interações que realizarmos, por meio das quais nos construímos como sujeitos, nos inserimos na coletividade e atuamos na sociedade. Essa competência está intimamente ligada a duas outras, também inter-relacionadas: a competência textual e a competência linguística.
Ampliação do vocabulário e do nível do discurso oral e escrito (observação no uso da concordância verbal e nominal) e outros elementos da língua materna como: antônimos, sinônimos, número, gênero e grau do substantivo, verbos, tipos de frases e classificação de palavras quanto ao número de sílabas.
Emprego e identificação do artigo, substantivo próprio e comum, abstrato e concreto, simples e composto, grau, número e gênero do substantivo.
Emprego do adjetivo, pronomes e verbos no presente, pretérito e futuro.
Produção de texto: relato de experiências, desenhos, histórias, adaptações de histórias, cartas, bilhetes, convites, regras de jogo, receitas.
Pontuação, tonicidade, numerais e ortografia.
Portadores de texto: textos literários (poesia, fábulas, versos, rimas, histórias e histórias em quadrinhos), panfletos, cartões, convites, bulas, periódicos, jornais, revistas, gibis e dicionários.
Discurso oral e escrito: ouvir e expressar-se oralmente e por escrito com coerência, argumentando e questionando.
Uso dos porquês.
Leitura e interpretação.
Comunicação visual: ilustração de textos, história em quadrinhos, datas comemorativas e letras ilustrativas.
Folclore brasileiro – contos, lendas; técnicas liberadoras: desenhos ilustrativos, natureza...
Trabalhos integrados a conteúdos de outras disciplinas (interdisciplinaridade).

ORTOGRAFIA
Atividades específicas que auxiliem nas dificuldades ortográficas.

CONHECIMENTO LÓGICO-MATEMÁTICO
Comunicação de ideias matemáticas, levantamento de dados, hipóteses, estratégias e resoluções de problemas do cotidiano.
Número e numeral, sistema de numeração, sistema decimal, valor absoluto e relativo, números naturais, igualdade e desigualdade e operações com números naturais.
Operações com números naturais: adição, subtração, multiplicação, divisão de números naturais.
Problemas com números naturais; problemas envolvendo: adição e subtração, multiplicação e divisão.
Operações e multiplicativos: dobro, triplo, etc.
Números consecutivos ou acrescidos de unidades dadas.
Múltiplos e divisores: - múltiplos, divisores, critérios de divisibilidade: 2, 3, 4, 5; - números primos, fatoração de número natural e divisores de número natural.
Máximo divisor comum: maior divisor comum, determinação do máximo divisor comum.
Mínimo múltiplo comum: números primos entre si, menor múltiplo comum, determinação do mínimo múltiplo comum e relação entre m.d.c. e m.m.c.
Expressões numéricas, envolvendo as quatro operações (com sinais gráficos).
Noções de frações e geometria.
Problemas matemáticos com tabelas, gráficos de barras, linha e círculo.

ESTUDOS SOCIAIS
Conceitos de linguagem cartográfica que permitam desenvolver habilidades de leitura, interpretações de variadas fontes gráficas de informação como: plantas, mapas.
Propor o estabelecimento de relações entre o espaço, o trabalho, a natureza e a sociedade. Aproximando os conteúdos ensinados da realidade do aluno, tornando-os contextualizados, interessantes e significativos.
A importância da história: conceito e quem faz a história (fonte histórica).
O descobrimento do Brasil, o indígena antes do descobrimento do Brasil (interpretar frases, textos, relatos ou afirmações).
Situações do índio após a colonização (completar com ideias e concluir sobre fatos e acontecimentos).
Ocupação portuguesa (os açorianos).
O negro: origem e principais grupos e suas contribuições na cultura do RS.
As charqueadas e estâncias, o valor da mão-de-obra.
A imigração alemã e italiana: usos e costumes e suas influências.
A atuação dos Jesuítas. Os farrapos, a Guerra do Prata, o povo rio-grandense e a cultura rio-grandense.
O Rio Grande político, nossos símbolos e as noções da geografia do RS.
Noção de espaço: introduzir e conceituar continentes, países, estados e municípios.
O Universo: localizar-se no espaço e no tempo.
Nossa galáxia: compreender o universo, seus astros, e o nosso planeta como parte desse Universo.
O sistema solar (localizar nos mapas).
O planeta Terra (identificar os hemisférios da Terra e linhas imaginárias).
A Lua, nosso satélite (perceber como parte integrante e agente transformador do seu meio).
Orientação no espaço (localizar nosso país no mundo, no continente e identificar o seu estado, localizando-o no nosso país).
Movimentos da Terra (relacionar a industrialização com as transformações no campo e na cidade).
O estado do RS (identificar os recursos agrícolas e seus produtos mais importantes do estado).
Localização do RS, na região sul, no Brasil, na América do Sul e no mundo.
Formação do nosso estado: origem da população, mudanças no seu aspecto (diferenciar limites de fronteira natural).
Aspectos físicos: compreender os conceitos de tempo e clima do RS.
Localizar pontos extremos e limites: caracterizar os pólos turísticos do RS e sua importância para a economia.
Hidrografia: caracterizar a utilidade dos meios de transportes no RS.
Relevo: perceber a diversidade cultural que compõe o RS.
Clima e vegetação: dar noções sobre o papel do MERCOSUL e sua influência no Brasil e RS.
Aspectos econômicos: recursos naturais, agropecuárias, indústria e comércio. Transportes, comunicação e turismo.

CIÊNCIAS
Construção do conhecimento científico por meio de atividades diversificadas e motivadoras. Observações, experimentações e discussões sistematizadas, valorizando as experiências do cotidiano do aluno, juntamente com a imaginação e a sensibilidade, permitindo ao aluno que o mesmo compreenda a natureza e a ação transformadora da espécie humana sobre ela, numa perspectiva que também contemple o futuro da vida no planeta.

AMBIENTE
Água: Importância, utilidade e características. Estados físicos, mudanças de estados, ciclo da água, tipos de água e processo de tratamento numa estação. Água e saúde.
Ar: Características da atmosfera, camadas da atmosfera, composição do ar, o ar ocupa espaço, pressão atmosférica, vento, ar em movimento, poluição do ar e o ar e a saúde.
Solo: Formação do solo, esgotamento do solo e medidas de correção, saneamento do solo e problemas do lixo: tratamento.
Corpo humano: noções sobre o corpo humano, hábitos de higiene e prevenção de doenças.

SABER (Conteúdos)
FAZER (Habilidades)
Emprego e identificação do artigo
Empregar e identificar artigos sem uso da nomenclatura.
Substantivo Próprio e Comum
Usar os substantivos em frases e textos.
Grau, número e gênero do substantivo.
Obter noções do grau, número e gênero do substantivo.
Emprego do adjetivo
Empregar e identificar adjetivo em frases e textos.
Pronomes
Identificar os pronomes pessoais do caso reto, de tratamento, mais comuns.
Verbo no presente, pretérito e futuro
Identificar, comparar, transformar os verbos na 1ª, 2ª e 3ª conjugações.
Tipos de Frase
Identificar, comparar, transformar, criar as frases: interrogativas, afirmativas, negativas, exclamativas.
Pontuação
Usar adequadamente a pontuação: interrogação, exclamação, final, vírgulas.
Tonicidade
Identificar a sílaba tônica, sem o uso da nomenclatura.
Numerais
Ler, escrever, identificar os numerais cardinais até 100, ordinais até 50.
Ortografia
Trabalhar ortografia através de jogos e exercícios variados, cujas necessidades estão sendo detectadas pela professora não só na linguagem falada, mas na escrita.
Uso dos porquês
Empregar o por que e porque
Leitura
Ler textos selecionados, revistas, jornais, anúncios, livros infanto-juvenis, poema, notícia, cartão, convite, bilhete.
Leitura e interpretação
Entender as ideias principais, formar opinião com as respostas completas.
Produção de textos
Ordenar as ideias e expressá-las com clareza através de bilhetes, diálogos, linguagem falada, criação de textos (redação)
Comunicação visual: ilustração de textos, história em quadrinhos, datas comemorativas, letras ilustrativas
Criar ilustrações, enriquecendo sua imaginação.
Folclore brasileiro – contos – lendas
Valoriza nossas raízes culturais, nossos costumes, nossas crendices, nosso folclore.
Técnicas liberadoras: desenhos ilustrativos, natureza, etc
Usar com liberdade criadora as diversas técnicas conhecidas.
Colagem, dobraduras, argila, montagem
Trabalhos integrados a conteúdos de outras disciplinas
Interdisciplinaridade
O Ensino Religioso na Escola Pública
Refletir sobre o Ensino Religioso como um processo transformador que visa mudanças de comportamento para melhor
A pessoa humana e sua descoberta
Auto-conhecimento: reconhecer suas capacidades e limitações
Páscoa, vida nova.
Celebrar a Páscoa
As necessidades fundamentais do ser   humano
Analisar, comparar e relacionar as necessidades do ser humano, visando desenvolver suas capacidades a auto-realização.
A pessoa humana e o sentido da vida
Refletir e concluir sobre o que dá significado para a vida
Nosso “agir” é orientado pelos nossos valores
Observar atitudes de vida, comportamentos motivados pelos valores.
A vivência de valores na Escola
Gestos concretos
“Construir-se no encontro com o outro”
Vivenciar na Escola, valores como: amizade, honestidade, responsabilidade.
A família, fonte e origem da vida
Identificar pontos que atrapalham o relacionamento e valorizar a família
Iguais e diferentes – respeito mútuo
Conviver com o diferente – respeito pela religião dos outros e pela maneira de “ser” de cada um
O ser humano e sua relação com a natureza
Desenvolver atitudes de responsabilidades pelo próprio desenvolvimento
O sentido da religião em nossa vida
Auto-aceitação positiva
A importância da história: conceito
Ler e interpretar textos
Quem faz a história (fonte histórica)
Identificar dados, datas, personagens, fatos, causas e consequências.
Resumir ou sintetizar textos e ideias
Comparar dados, situações e contextos.
Explicar questões propostas
O descobrimento do Brasil
Analisar mapas e situar-se no tempo e no espaço
O indígena antes do descobrimento do Brasil
Interpretar frases, textos, relatos ou afirmações.
Situação do índio após a colonização
Completar ideias e concluir sobre fatos e acontecimentos
Ocupação portuguesa (os açorianos)
Pesquisar em bibliografias e autores sobre determinados assuntos ou temas
O negro: origem, principais grupos, contribuições na cultura
Trabalho individualmente, em dupla ou em grupo de estudos
As charqueadas e estâncias, o valor da mão-de-obra
Apresentar trabalhos escritos e oralmente em grande grupo
A imigração alemã e italiana: usos e costumes, influências .
Desenvolver o raciocínio lógico para encadear os acontecimentos históricos do Brasil e do RS
Atuação dos Jesuítas
Desenvolver hábitos de informar-se nos meios de comunicação sobre fatos atuais e de pesquisa histórica publicada
Os farrapos
Guerra do Prata
O povo rio-grandense
Cultura rio-grandense
O Rio Grande político
Nossos símbolos
Pensar e emitir opinião sobre assuntos estudados e debatidos.
Noção de geografia
O aluno deverá ser capaz, no desenrolar dos conteúdos e atividades, de introduzir e conceituar, continentes, país, estados e municípios 
Noção de espaço
Localizar-se no espaço e no tempo
O Universo
Nossa galáxia
Compreender o universo, seus astros, e o nosso planeta com parte deste universo
O sistema solar
Localizar-se nos mapas
O planeta terra
Identificar os hemisférios da Terra e linhas imaginárias
A Lua, nosso satélite
Perceber como parte integrante e agente transformador do seu meio
Orientação no espaço
Localizar nosso país no mundo, no continente e identificar o seu estado localizando-o no nosso país
Movimentos da terra
Relacionar a industrialização com as transformações no campo e na cidade
Localização do RS na região sul, no Brasil, na América do Sul e no mundo.
Identificar as regiões mais urbanizadas do RS
Formação do nosso estado: origem da população, mudanças no aspecto natural.
Perceber a diversidade cultural que compõe o RS
Aspectos físicos: Hidrografia, Relevo, Clima e Vegetação
Compreender os conceitos de tempo e clima do RS
Aspectos econômicos: recursos naturais, agropecuária, indústria, comércio.
Identificar os recursos agrícolas e seus produtos mais importantes do estado
Localizar pontos extremos e limites
Diferenciar limites de fronteira
Transportes, comunicação e turismo
Caracterizar a utilidade dos meios de transportes no RS
Caracterizar os pólos turísticos do RS e sua importância para a economia
O Mercosul
Dar noções sobre o papel do MERCUSUL e sua influência no Brasil e RS
ARITMÉTICA – 5º ANO
Números Naturais
Os números
Número e numeral
Sistema de numeração
Sistema decimal
Valor absoluto e relativo
Números naturais
Igualdade e desigualdade
Operações com conjuntos de números naturais
Operações com números naturais.
Adição de números naturais
Subtração de números naturais
Multiplicação de números naturais
Divisão de números naturais
Problemas com números naturais
Problemas envolvendo: Adição e Subtração
Multiplicação e Divisão
Operações de Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão.
Operações e Multiplicativos: dobro, triplo, etc.
Números consecutivos ou acrescidos de unidades dadas.
Múltiplos e divisores
Múltiplos
Divisores
Critérios de divisibilidade: 2, 3, 4, 5
Números primos
Fatoração de número natural
Divisores de número natural
Máximo divisor comum
Maior divisor comum
Determinação do máximo divisor comum
Mínimo múltiplo comum
Números primos entre si
Menor múltiplo comum
Determinação do mínimo múltiplo comum
Relação entre M.D.C. e M.M.C.
AMBIENTE – 5º ANO
Solo
Formação do solo
Tipos de solo
Esgotamento do solo e medidas de correção
Saneamento do solo
Problemas do lixo: tratamento
Água
Importância
Utilidades
Características
A água e os seres vivos
Estados físicos
Mudanças de estados
Ciclo da água
Tipos de água
Processo de tratamento numa estação
Água e a saúde
Ar
Características da atmosfera
Camadas da atmosfera
Composição do ar
O ar ocupa espaço
Pressão atmosférica
Vento, ar em movimento.
Poluição do ar
O ar e saúde
METODOLOGIA
Na perspectiva de que a aprendizagem do aluno, que ocorre na escola, esteja relacionada à sua vida e às suas experiências, contempla-se: exposição participada, dialogada, questionamentos, realização de experiências e relatos, recolhimento de dados, formulação de problemas, realização de comparações, pesquisas relacionadas com dificuldades ou indagações surgidas, a fim de resolvê-las ou esclarecê-las. Solicitação de novas soluções, visando o desenvolvimento da criatividade. Iniciar os estudos, sempre que possível, do contato com o desenvolvimento da criatividade.
Oportunizar trabalhos em grupos e individuais. Levar o aluno, sempre que possível, a elaborar o conhecimento, por meio do seu desempenho direto diante de situações-problema, para que observe, tente, questione, experimente, compare, identifique e conclua. 

AVALIAÇÃO
De acordo com Perrenoud: “Bem antes de regular as aprendizagens, a avaliação regula o trabalho, as atividades, as relações de autoridade e a cooperação em aula e, de uma certa forma, as relações entre a família e a escola ou entre profissionais da educação.” 
A avaliação enquanto processo contínuo tem o papel de mapear e acompanhar o desenvolvimento da criança para orientar e reorientar o planejamento da ação educativa.
O processo avaliativo é permanente, baseado na observação, registro e reflexão acerca do aluno e de sua evolução, respeitando as diferenças cognitivas individuais, sociais e culturais.
Será formalizada através de pareceres descritivos trimestrais, expondo e dialogando a todo o momento sobre a caminhada do aluno com profissionais da escola, especialistas (alunos P.N.E.s) e com a família.
A avaliação é entendida como um processo dialético e reconstrutivo, exigindo continuamente sua releitura e que acompanhe de forma coerente a filosofia da escola, e um olhar muito atento do professor-educador sobre as crianças e suas interações no espaço pedagógico concreto.

RECUPERAÇÃO PARALELA
A recuperação paralela será realizada durante o transcorrer do trimestre de forma preventiva, através da revisão contínua dos conteúdos, procurando atender as deficiências e oportunizar ao aluno a recuperação dos conteúdos em estudo.
Após o final do bimestre os objetivos não atingidos serão ainda retomados e os alunos com aproveitamento insuficiente poderão com base nesta proposta apresentar um melhor resultado no próximo trimestre.

PROPOSTA DE INTERDISCIPLINARIDADE
Construção de textos
Observação do meio
Passeios (escola, bairro, cidade)
Visitas de estudos a outros municípios
Piquenique
Confraternizações em sala de aula
Discussões a partir de reportagens
Jogos didáticos
Pesquisas em livros, jornais, artigos e Internet.

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