quarta-feira, 27 de abril de 2011

Plano de Estudos de Educação Física

PLANOS DE ESTUDOS 
SÉRIES FINAIS
EDUCAÇÃO FÍSICA

Componente Curricular: EDUCAÇÃO FÍSICA
6ºs, 7ºs, 8ºs e 9ºs anos Ano: 2014
Número de aulas anuais: 120 aulas
Professoras: Débora Riograndense Kraemer, Gyamary Rodrigues


FILOSOFIA DA ESCOLA
Contribuir para a construção de uma sociedade formada por cidadãos éticos e politizados, com conhecimento e valores necessários para que o Ser Humano possa ser feliz dentro de suas relações interpessoais, respeitando as diferenças individuais. 

OBJETIVOS DA ÁREA DO CONHECIMENTO
A educação física tem por objetivo integrar e conscientizar o aluno em sua realidade biológica, psicológica, espaço cultural, através do desenvolvimento de habilidades motoras estabelecendo relações equilibradas e construtivas com os outros, adotando hábitos de higiene, regulando e dosando o seu esforço de acordo com suas possibilidades corporais.

PROJETOS DESENVOLVIDOS
Escolinhas de voleibol, futsal e handebol;
Educação física e Nutrição.
Obs.: Os projetos foram protocolados na 8ª CRE (Coordenadoria Regional de Educação).



EDUCAÇÃO FÍSICA: Conteúdos e habilidades dO 6º ANO


SABER (Conteúdos)
FAZER (Habilidades)
Dança aeróbica
Dançar visando desenvolver coordenação motora e ritmo, através da música.
Ginástica geral
Praticar exercícios físicos visando condicionamento e postura corporal.
Voleibol
Handebol
Futsal
Executar os fundamentos, regras correspondentes ao conteúdo desenvolvido e habilidades esportivas.
Recreação
Recrear visando integração e sociabilização.
Valências Psicomotoras
Participar de atividades que desenvolvam o esquema Corporal, espaço, raciocínio lógico, lateralidade, ritmo, equilíbrio, controle muscular, percepção auditiva, tempo, coordenação motora, força e velocidade.

 



EDUCAÇÃO FÍSICA: Conteúdos e habilidades DO 7º ANO


SABER (Conteúdos)
FAZER (Habilidades)
Dança aeróbica
Dançar visando desenvolver coordenação motora e ritmo, através da música.
Ginástica geral
Praticar exercícios físicos visando condicionamento e postura corporal.
Voleibol
Handebol
Futsal
Executar os fundamentos, regras corretamente, desenvolvendo habilidades desportivas.
Valências Psicomotoras
Participar de atividades que desenvolvam o esquema Corporal, espaço, raciocínio lógico, lateralidade, ritmo, equilíbrio, controle muscular, percepção auditiva, tempo, coordenação motora, força e velocidade.



EDUCAÇÃO FÍSICA: Conteúdos e habilidades dO 8º ANO


SABER (Conteúdos)
FAZER (Habilidades)
Dança aeróbica
Dançar visando desenvolvimento da criatividade, coordenação motora e ritmo, através da música.
Ginástica geral
Praticar exercícios físicos visando condicionamento físico, combate a obesidade e postura corporal.
Voleibol
Futsal
Handebol
Executar os fundamentos e regras corretamente, desenvolvendo habilidades esportivas.
Valências Psicomotoras
Participar de atividades que desenvolvam o esquema Corporal, espaço, raciocínio lógico, lateralidade, ritmo, equilíbrio, controle muscular, percepção auditiva, tempo, coordenação motora, força e velocidade.



EDUCAÇÃO FÍSICA: Conteúdos e habilidades dO 9º ANO


SABER (Conteúdos)
FAZER (Habilidades)
Dança aeróbica
Dançar visando o desenvolvimento de coordenação motora e ritmo, através da música.
Ginástica geral
Desenvolver a capacidade e condicionamento físico, através de exercícios aeróbicos, localizados e posturais.
Voleibol
Futsal
Handebol
Executar os fundamentos e técnicas do esporte coletivo, desenvolvendo habilidades esportivas.
Valências Psicomotoras
Participar de atividades que desenvolvam o esquema Corporal, espaço, raciocínio lógico, lateralidade, ritmo, equilíbrio, controle muscular, percepção auditiva, tempo, coordenação motora, força e velocidade.

METODOLOGIAS
Através de aulas práticas e teóricas sobre regras e conteúdos desenvolvidos.
Trabalho individual e em grupos.
Trabalho tático em equipe.
Trabalho recreativo.

AVALIAÇÃO
Os critérios usados na avaliação são: participação em aula, interesse, assiduidade, disciplina, conhecimentos práticos e teóricos dos fundamentos e crescimento do aluno.


PROJETOS DESENVOLVIDOS
Escolinhas de voleibol, futsal e handebol; Educação física e Nutrição.
Obs.: Os projetos foram protocolados na 8ª CRE (Coordenadoria Regional de Educação).

PROPOSTA DE INTERDISCIPLINARIDADE
EDUCAÇÃO FÍSICA E A ÁREA DE INGLÊS
Os conteúdos que foram trabalhados nas aulas de inglês, como músicas, serão desenvolvidos em forma de coreografias de dança aeróbica pelas alunas.

EDUCAÇÃO FÍSICA E ÁREA DE NUTRIÇÃO
 Devido ao grande problema de obesidade e sedentarismo no adolescente, será realizado um projeto que evolve aulas práticas de ginástica localizada e aeróbica, no qual os alunos terão informações necessárias para educação dos hábitos alimentares.
A área de nutrição fará palestras sobre alimentação correta e fichas de avaliação individual.
A área de educação física fará fichas de medidas antropométricas e avaliação da capacidade física individual.
OBS.: Para a execução deste trabalho a Escola já dispõe, em seu quadro, um especialista em nutrição.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...